Se você quer aprender como fazer um anúncio de imóveis chamativo, está no lugar certo. Aqui neste artigo, a Ville Imob vai te levar para conhecer algumas dicas e estratégias muito eficientes que farão toda a diferença no longo prazo do seu trabalho de divulgação, uma vez que ele é importantíssimo para manter a sua imobiliária sempre com vendas recorrentes.
Em 6 passos práticos, vamos entender todas as etapas que devem ser levadas para aprender como fazer um anúncio de imóveis chamativo, criativo e atraia novos clientes.
Inclusive, para te inspirar, depois de aprender como fazer seu anúncio, recomendamos a leitura deste artigo aqui: 12 ideias criativas de propaganda imobiliária.
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Como fazer um anúncio de imóveis chamativo nas redes sociais e no Google
Aprender como fazer um anúncio de imóveis chamativo e criativo é, sem dúvida nenhuma, uma das etapas mais importantes para gerar novas vendas e, assim, conquistar novos clientes.
Só que nem sempre é fácil fazer isso, principalmente para quem está começando do zero ou tem pouco conhecimento sobre estratégias de marketing para imobiliária.
Mas não se preocupe. Vamos apresentar um passo a passo prático que com certeza você conseguirá colocar em prática. Veja como fazer um anúncio de imóveis chamativo:
- Entenda sobre o seu público-alvo e nunca perca o foco dele;
- A foto do imóvel é o que chamará a atenção no anúncio;
- Aprofunde-se em copywriting imobiliário para aumentar as vendas;
- Utilize gatilhos mentais eficientes para cada situação;
- Nunca deixe de pedir algo para o prospecto – Utilize CTAs (chamadas para ação);
- Se não vender de primeira, tenha uma estratégia para captar e reter o contato;
A partir de agora, vamos explorar cada uma destas etapas de maneira mais aprofundada. Portanto, continue lendo o artigo e saia daqui, hoje, com boas ideias de anúncios!
1- Entenda sobre o seu público-alvo e nunca perca o foco dele
O primeiro passo para quem quer aprender como fazer um anúncio de imóveis chamativo, é entender sobre o público-alvo. Ou seja, você precisa, necessariamente, saber quem é o seu público e ainda mais: se aprofundar no comportamento dele.
Esta é uma etapa crucial para começar com o pé direito, visto que muitas pessoas sequer levam em consideração esta etapa e acabam queimado a largada. Para que os resultados façam sentido lá na frente, você precisa ter uma boa base de informações que vão guiar os anúncios.
Neste caso, recomendamos que você leia estes dois artigos para se aprofundar no tema:
- Entenda o que é público-alvo e persona para a venda de imóveis
- Comportamento do Consumidor Imobiliário
Um dos principais erros que muita gente comete ao definir o público-alvo, é acreditar que o público é todo mundo. Ou seja, estabelecem uma faixa etária e trabalham dentro desta faixa.
Só que, mesmo que você limite apenas por idade, saiba que isto é, ainda, muito abrangente.
É preciso ir além. É preciso identificar padrões de comportamento das pessoas na sociedade e definir o seu público com base nisso.
- Um bom exemplo do que não é um público-alvo focado: homens de 35 a 50 anos.
- Um bom exemplo do que é um público-alvo focado: homens de 35 a 50 anos, que tem seu próprio negócio, já possuem um imóvel e buscam mais um imóvel para investimento.
Esta é uma estratégia absolutamente vantajosa frente a concorrência, pois você poderá elaborar campanhas e anúncios chamativos especificamente para este público.
Você alcançará menos pessoas, mas as conversões serão expressivamente maiores, pois você poderá usar uma linguagem ultra focada. Somente esta dica já seria suficiente para criar excelentes anúncios chamativos.
Foco é a palavra-chave!
2- A foto do imóvel é o que chamará a atenção no anúncio
Você certamente já ouviu aquela expressão, “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Pois bem, neste caso, este ditado se encaixa perfeitamente no contexto deste artigo.
Afinal, para criar um bom anúncio criativo, você precisará chamar atenção de alguma maneira. E a foto é um gatilho fantástico para isso – principalmente nas redes sociais.
Usar uma foto bonita, chamativa e que converse com o público-alvo que você selecionou no tópico anterior (não pule a etapa anterior!), pode ser uma arma poderosíssima para suas campanhas.
Mas como você pode fazer uma foto verdadeiramente boa? Não se preocupe. Vamos te ensinar o passo a passo do que você precisa considerar para isso. Veja:
- Aproveite a luz natural do imóvel para boas fotos;
- Evite fotos contraluz;
- Utilize um tripé para cenas mais profissionais;
- Pense no ângulo antes de tirar a foto;
Vamos nos aprofundar em cada item acima a partir de agora. E como complemento de leitura, recomendamos este artigo aqui: Como fotos dos imóveis podem chamar mais atenção.
Aproveite a luz natural do imóvel para boas fotos
Foto é luz. Este é um conceito básico da fotografia e que precisa ser levado em consideração na hora de tirar boas fotos de seus imóveis.
Afinal de contas, a iluminação é o que dará aquele charme que a foto precisa para ser uma foto vendável. Uma foto com uma luz ruim pode facilmente afastar as pessoas interessadas.
Portanto, aproveitar a luz natural é uma excelente dica para que você fotografe o imóvel de maneira profissional e focada em resultados.
Evite fotografar o imóvel em dias muito nublados e cinza. Acredite: mesmo as fotos internas vão ficar mais escuras, pelo simples fato de que a luz natural não está boa.
Se você notar um feixe de luz bonito na cozinha, aproveite-o. Ou, ainda, se você notar uma iluminação charmosa na sala, não deixe de fazer uma boa foto ali. A luz natural atrai a atenção das pessoas e faz com que a foto fique muito bonita.
Evite fotos contraluz
Por mais que foto seja luz, você precisa evitar ao máximo a exposição em excesso.
Ou seja, não faça fotos contraluz, a não ser que você queira criar uma foto criativa e diferente. Mas de maneira geral, fotos de imóveis com condições contraluz podem deixar a imagem muito turva, escura ou acinzentada – e isto faz com que o ambiente não fique atrativo.
Busque sempre ver a posição em que a luz está entrando no ambiente e, com base nisso, faça a foto. Deixe que a luz ilumine o ambiente e use a lente apenas para captar esta iluminação – e não para mostrar de onde a luz está vindo.
Utilize um tripé para cenas mais profissionais
Pode não parecer, mas tirar uma foto sem um tripé pode ser mais difícil do que você imagina!
Por mais que a câmera perca flexibilidade em um tripé, saiba que com o tripé a foto poderá ganhar muito mais qualidade do ponto de vista técnico. Por que? Porque você poderá usar mais funções da câmera, de modo uma foto manual poderia ficar tremida.
Além disso, o tripé é muito importante para que você não precise usar flash na câmera, de modo que, mesmo sem flash, a foto fique iluminada. E para isso, uma exposição mais demorada precisa acontecer. E esta exposição demorada, com a câmera na mão, fará a foto ficar tremida.
Lembre-se: aprender como fazer um anúncio de imóveis chamativo é, também, dedicar-se para os aspectos técnicos!
Pense no ângulo antes de tirar a foto
E por fim, uma foto boa vai ficar boa de verdade se você pensar nela antes mesmo de tirá-la. Ou seja, monte a cena, crie um ambiente confortável, faça uma composição, teste ângulos e, somente então, faça a foto.
A foto é um reflexo do ambiente. Afinal, tudo que você precisa fazer para tirar a foto é apertar um botão. Por isso, o mais importante é compor a cena e considerar os tópicos anteriores. O ato de tirar a foto em si, é o de menos.
3- Aprofunde-se em copywriting imobiliário para aumentar as vendas
Este é o terceiro passo para aprender como fazer um anúncio de imóveis chamativo. E este passo é, talvez, um dos mais importantes de todo o anúncio.
Afinal, saber escrever bons textos, com chamadas criativas e títulos que quebrem padrões para gerar ações, é fundamental para aumentar as vendas da imobiliária.
A técnica de escrever com persuasão se chama copywriting, que nada mais é do que uma escrita publicitária – Nos EUA, por exemplo, um redator publicitário é chamado de copywriter.
Para fazer um bom texto persuasivo, é importante seguir alguns padrões, como este:
- Encontre uma dor do prospecto;
- Ofereça a solução;
- Quebre objeções;
- Use storytelling (conte histórias);
Vamos entender sobre cada item a partir de agora para que você possa escrever seus anúncios de maneira persuasiva. Para complementar seu entendimento, leia este artigo depois: Copywriting imobiliário – 8 dicas de como fazer.
Encontre uma dor do prospecto e atualize seus anúncios
O que é um produto, se não a solução de um problema, não é mesmo? E por isso, para escrever de maneira persuasiva, você precisa encontrar e entender uma dor muito forte do seu prospecto.
Sabendo isso, você poderá criar e encontrar ótimos produtos (imóveis) para resolver os problemas do prospecto. Partindo deste ponto de vista, a venda se tornará uma consequência natural. lembre-se também, manter os anúncios atualizados é fundamental para o sucesso do seu negócio. Assista no vídeo abaixo as super dicas de nosso CEO Ramon Carvalho:
Ofereça a solução para o seu cliente
Depois que você encontrou ou descobriu uma dor forte do prospecto, é hora de oferecer a solução. Por exemplo, se um casal está pensando em se mudar para ter um filho – a dor deles é encontrar um lar confortável, grande o suficiente e seguro.
E se você tiver este imóvel em sua carteira de produtos, esta é a hora de oferecê-lo.
Quebre objeções
Objeções nada mais são do que desculpas para não fazer algo. Ou seja, se você oferece um produto e a pessoa diz que não por vários motivos, seu trabalho é entender o comportamento dos prospectos para encontrar soluções para as objeções comuns.
Exemplos de objeções reais: não ter dinheiro, não ter tempo, não estar interessado, deixar para pensar depois, etc. Busque formas de responder a estas objeções de maneira ética e criativa.
Use storytelling (conte histórias)
Nós já escrevemos um artigo aqui na Ville Imob sobre a importância do storytelling, que é a arte contar histórias.
Você deve utilizar o recurso da história no seu texto de vendas, de modo que a o leitor se envolva, se identifique e se conecte com aquele produto/solução.
Aprofunde-se: Você sabe o que é storytelling para imobiliárias?
4- Utilize gatilhos mentais eficientes para cada situação
O passo número quatro para fazer um anúncio de imóveis chamativo, é utilizar gatilhos mentais. Inclusive, esta técnica pode (e deve) estar incluída na sua escrita persuasiva, vide tópico anterior.
Os gatilhos mentais são excelentes alternativas para despertar desejos e vontades naqueles prospectos que já estão inclinados a fechar um negócio com sua imobiliária.
E também, para aqueles que estão bem no topo do funil, de modo que possam andar mais um pouco no fluxo de maturidade para compra. Leia mais sobre a importância dos gatilhos mentais, aqui: 10 Melhores Gatilhos Mentais para Corretores de Imóveis.
5- Nunca deixe de pedir algo para o prospecto – Utilize CTAs (chamadas para ação)
Você já ouviu falar de CTA? Esta sigla significa Call to Action. Ou seja, “chamada para ação”.
E fazer “chamadas para ação” precisa estar muito presente em suas campanhas de anúncios em redes sociais ou Google. Nunca deixe de pedir algo para as pessoas, de modo que elas sempre saibam o “próximo passo”.
Além de chamadas para ação nos anúncios, como “clique aqui” ou “ver mais”, você precisa ter uma página de destino muito completa e intuitiva, com botões claros de chamada para ação.
Veja alguns exemplos de clientes da Ville Imob que utilizam nosso sistema de site imobiliário para criar ótimas CTAs:
6- Se não vender de primeira, tenha uma estratégia para captar e reter o contato
Principalmente na internet, é muito difícil vender alguma coisa logo “de primeira”. O comportamento das pessoas é diferente do comportamento na rua, por exemplo. Na internet, há mais tempo para pensar, pesquisar, analisar e, enfim, chegar a uma conclusão.
Por isso, é muito importante que você tenha uma estratégia para captar os contatos que serão gerados em campanhas de anúncios, de modo que ninguém seja deixado para trás. Se não vendeu hoje, vai vender amanhã, depois de amanhã ou daqui a seis meses.
Conte com a Ville Imob para ter um CRM imobiliário que possa guardar todas informações de contatos e campanhas, e boas vendas!