Você sabe como ter um bom Instagram imobiliário? Sem dúvida nenhuma, esta é uma das maiores preocupações de corretores e imobiliárias que buscam um bom posicionamento na internet.
Só que muita vezes, o conhecimento a respeito desta ferramenta pode ser bastante poluído por outras vertentes que não tem tanta importância, como os likes.
Balizar um bom Instagram pela quantidade de likes em uma foto ou mesmo por um grande número de pessoas seguindo, não é a melhor das coisas a se fazer.
Você precisa, antes de mais nada, ter uma estratégia de marketing que faça sentido e que, de alguma forma, o Instagram seja uma peça importante na engrenagem de vendas.
Por mais que isso pareça um pouco complicado, não se preocupe.
No artigo de hoje, você vai entender exatamente o que fazer para que não precise focar exclusivamente no número de likes ou seguidores. Mas sim, no retorno que as pessoas podem gerar no caixa da sua imobiliária.
Continue lendo para entender tudo.
Instagram Imobiliário para além dos likes – Como ter um Instagram imobiliário para vender (e não apenas para ter curtidas em fotos)
O Instagram se tornou a rede social queridinha das pessoas. Hoje, as pessoas passam boas horas do dia conectadas em sua conta do Instagram. Seja para passar o tempo ou seja para aprender alguma coisa.
Ou seja, posicionar a sua imobiliária nas redes sociais não é mais um mero diferencial. É uma forma de estar mais perto das pessoas que tenham algum interesse em seus produtos e serviços.
No entanto, o grande problema disso tudo, é que o sucesso ou insucesso de uma conta no Instagram, muitas vezes é balizado pelos números mágicos, que na verdade não representam muita coisa: curtidas e seguidores.
Ter milhões de seguidores ou milhares de curtidas em uma foto pode, sim, ser um indicativo de que as pessoas gostam daquela conta. Só que, vamos combinar? Curtidas não pagam as contas do fim do mês, não é mesmo?
Por isso, você precisa usar as redes sociais (neste caso o Instagram), para vender.
E sim, é possível usar o Instagram para vender imóveis ou serviços imobiliários. E nós vamos te ensinar como fazer isso de uma maneira bem prática, de forma que você possa tirar do papel ainda hoje.
Veja o passo a passo:
- Tenha uma estratégia de marketing bem definida e com objetivos claros – Qual será a função do Instagram nesta estratégia?;
- Desenhe o perfil e a persona que você quer atingir no Instagram e fale com estas pessoas de maneira focada;
- Publique conteúdo de valor no seu Instagram imobiliário, de forma que ajude as pessoas em alguma coisa (gere valor);
- Não tenha medo de pedir a ação das pessoas – Use bastante CTAs para direcionar o público;
- Exclua a hipótese de postar por postar somente para estar na linha do tempo das pessoas;
- Faça anúncios no Instagram para atingir mais pessoas com interesses semelhantes – E depois faça remarketing;
Antes de colocar tudo em prática, é importante que você entenda o seguinte: isto não é uma receita de bolo. Ou seja, você precisa considerar diversos ingredientes extras, que estão diretamente ligados a sua imobiliária, produto ou serviço em si.
Então, para entender profundamente como fazer isso, acompanhe cada passo explicado a partir de agora.
Tenha uma estratégia de marketing bem definida e com objetivos claros – Qual será a função do Instagram nesta estratégia?
O primeiro passo para você bombar de vendas o Instagram da sua imobiliária, é ter um bom objetivo de marketing digital. Sem dar este primeiro passo, é inviável fazer qualquer trabalho de maneira longeva, focada e que gere resultados.
Sem um objetivo de marketing, as chances de focarmos no lugar errado são bem grandes – e com isso, recorremos ao número de curtidas e seguidores como forma de balizar o trabalho.
No entanto, o que você vai fazer a partir de hoje é totalmente diferente disso. O Instagram não será mais visto apenas como uma rede social. Mas sim, como uma ferramenta de vendas.
Só que para isso, é preciso que haja um plano muito claro para definir qual será a verdadeira função da rede social no meio do plano. Pois se isto não estiver claro, a rede será apenas um local para depositar postagens que não vão servir para muita coisa.
Pense que a rede social nada mais é do que um veículo que vai levar sua mensagem até a linha do tempo de outras pessoas. Assim como é a televisão, o rádio ou o jornal impresso.
E, vamos combinar: você não vai anunciar qualquer coisa nestes veículos comuns, não é mesmo? Vai haver algum trabalho de estratégia para posicionar um anúncio da maneira correta.
O ideal é que você encare a rede social da mesma forma. Ela é um veículo que tem um potencial incrível de entregar mensagens para as pessoas que fazem sentido para a estratégia de marketing em si.
Só que tudo isso precisa ser feito sem esquecer de um detalhe: o Instagram é, ainda, uma rede social. Logo, as pessoas não estão lá para ver anúncios. Mas sim, para conviver com outras pessoas.
Considerar este simples critério poderá mudar o jogo para a sua imobiliária. Portanto, vamos entender como manter um posicionamento social, só que com o objetivo de gerar vendas. Continue lendo.
Leia também: Estratégias de Marketing para Imobiliárias – Passo a passo
Desenhe o perfil e a persona que você quer atingir no Instagram e fale com estas pessoas de maneira focada
Depois que você tiver uma estratégia de marketing digital bem focada e bem direcionada, com objetivos claros e bem definidos, é hora de começar a desenhar o perfil e a persona das pessoas que você quer que sejam clientes da sua imobiliária.
Aqui no blog, já ensinamos como você poderá criar personas de uma maneira simples e rápida: Como criar uma persona para imobiliária?
Sem a criação de uma persona, você estará fazendo algo que a maioria das pessoas que estão no Instagram fazem: falar com todo mundo.
Na internet, não podemos falar com todo mundo. Pelo contrário! Devemos alinhar ao máximo o perfil das pessoas que queremos que sejam as nossas clientes, de forma que possamos focar as energias em falar com elas.
Neste caso, recomendamos que você foque no seguinte: qualidade é muito melhor do que quantidade. Ou seja, você não precisa ter cem mil seguidores no Instagram para vender.
A quantidade de pessoas não é relevante. Mas sim, a qualidade delas. É muito melhor falar apenas para dez pessoas e fazer uma venda, do que ter que falar com cem pessoas para fazer a mesma venda, não é mesmo?
E isto é planamente possível a partir do momento que você desenha a persona e o perfil do cliente ideal.
E como funciona isso? É muito simples: você vai fazer uma lista de características e especificidades das pessoas que você quer que comprem de você. Veja um exemplo de persona:
- Nome: João Augusto;
- Idade: 32 anos;
- Escolaridade: Formado em ensino superior e atuando na área;
- Família: Casado com dois filhos até 5 anos;
Este é um exemplo muito, mas muito simples de como você pode começar a fazer a persona ideal para seus produtos e serviços.
A partir destas informações, você fará postagens e anúncios extremamente focados, usará uma linguagem que fale a língua da persona e, assim, começará a se conectar para gerar vendas no médio e longo prazo.
Recomendamos a leitura, também, deste artigo, para entender como fazer vendas de uma forma inteligente: Funil para imobiliária: tudo que você precisa saber
Publique conteúdo de valor no seu Instagram imobiliário, de forma que ajude as pessoas em alguma coisa (gere valor)
O terceiro passo para vender através de um Instagram imobiliário, é publicar conteúdo de valor na linha do tempo ou stories. Ou seja, você não pode simplesmente publicar qualquer conteúdo.
É fundamental que este conteúdo seja definitivamente bom para as pessoas que estão acompanhando sua imobiliária, de forma que você agregue valor na vida delas até que uma venda aconteça.
Mas, o que é conteúdo de valor?
Diferente de uma postagem aleatória, um conteúdo de valor é aquele que vai agregar alguma coisa na vida de quem segue sua imobiliária. Pode ser uma dica, pode ser um passo a passo, pode ser uma aula sobre como gerir as finanças para comprar um imóvel ou o que for.
O mais importante é que o conteúdo tenha algum sentido prático para a sua persona, de forma que ela se lembre da sua marca mesmo depois de muito tempo.
Para criar bons conteúdos nas redes sociais, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre gatilhos mentais: 10 Melhores Gatilhos Mentais para Corretores de Imóveis.
Gatilhos mentais são fundamentais para construir uma relação de proximidade com as pessoas, de forma que você fale o que elas querem ouvir e no momento que elas precisam ouvir.
A partir do momento que você gera valor com as palavras certas, o cérebro das pessoas passa a considerar a sua marca ou você (caso seja autônomo), como uma autoridade.
E quando isso acontece, as chances de gerar vendas são multiplicadas, pois o prospecto entra em uma fase um pouco mais avançada do funil de vendas.
Não tenha medo de pedir ação das pessoas – Use bastante CTAs para direcionar o público
Você já ouviu falar de CTAs? Esta é uma sigla que representa uma chamada para ação. Ou seja, uma Call to Action.
Mas o que significa isso na prática? De maneira bem resumida, você sempre precisa chamar as pessoas para alguma ação. Quando você chama uma pessoa para tomar uma atitude, ela se sente muito mais encorajada de fazer alguma coisa.
Por exemplo, se você publica conteúdo de valor no seu Instagram imobiliário, mas nuca mostra para as pessoas qual é o próximo passo, elas dificilmente vão comprar algo da sua imobiliária.
Ou seja, para todo conteúdo que você publicar, chame as pessoas para ver mais, para se inscreverem em alguma lista, para deixarem o contato, para baixarem algum material gratuito ou qualquer coisa que faça sentido para sua estratégia.
Captar contatos é fundamental para construir uma relação de confiança no médio e longo prazo. E o Instagram é uma excelente ferramenta para fazer isso, de forma que você possa aproximar cada vez mais as pessoas de uma eventual conversão.
Nunca deixe de pedir algo para as pessoas!
Exclua a hipótese de postar por postar somente para estar na linha do tempo das pessoas
Esta é uma dica fundamental para fazer com que você tenha vendas através do Instagram: pare de publicar conteúdo aleatório, com a ideia de que precisa postar sempre.
Por mais que seja muito importante postar com frequência, é mais importante do que isso postar conteúdos que agreguem valor na vida das pessoas.
Portanto, o mais indicado é que você invista mais tempo construindo bons conteúdos e uma estratégia de marketing poderosa em que os conteúdos sejam importantes, do que simplesmente só publicar por publicar.
Conteúdos sem identidade, sem propósito e sem um embasamento fundamentado no objetivo de marketing, só vai fazer você perder tempo e dinheiro.
Aqui vale, inclusive, aquilo que mencionamos anteriormente: quantidade não é qualidade.
Focar na qualidade vai fazer com que haja uma aproximação muito maior por parte da pessoas que estão seguindo sua imobiliária. Pois conteúdo de qualidade agrega valor, ajuda as pessoas, faz as pessoas pararem o que estão fazendo para saber mais, etc.
Faça anúncios no Instagram para atingir mais pessoas com interesses semelhantes – E depois faça remarketing
E por fim, não podemos deixar de mencionar a importância dos anúncios no Instagram, para ajudar a conseguir vendas. No entanto, antes de fazer anúncios pagos, é muito importante ter a sua estratégia bem definida, para saber exatamente onde investir e como investir.
Com os anúncios certos, você impactará somente as pessoas que segmentar.
Além disso, poderá usar o remarketing para anunciar somente para pessoas que já interagiram com algum anúncio ou com o perfil da sua imobiliária de alguma maneira.
O foco no longo prazo poderá trazer muita relevância, muita autoridade e, claro, muitas vendas para a sua imobiliária através do Instagram.
Leia também: Como criar anúncios imobiliários que vendem
Boas vendas!