Você sabe como aproveitar melhor um CRM de imobiliária? Esta é uma das dúvidas mais comuns que muitas pessoas têm, principalmente pelo fato de que muitas vezes um CRM é visto apenas como um sistema de organização interna.
No entanto, ele pode ser muito mais do que isso. Afinal, ele tem a capacidade de reunir informações valiosas e que podem (e devem) ser usadas no processo de vendas.
No texto de hoje, você vai ver uma lista com 5 dicas valiosas que, se você começar a colocar em prática ainda hoje, com certeza terá muito mais resultados em vendas.
Esta será uma maneira de usar o CRM de uma maneira muito mais ativa, de forma que você possa usar as informações dele, para tomar decisões rumo a um aumento exponencial em vendas de produtos e serviços.
Se você tem interesse no assunto, continue sua leitura e aprenda como extrair mais de um sistema que você já usa. Vamos lá?
CRM de imobiliária – Veja uma lista com 5 táticas para aproveitá-lo melhor e aumentar suas vendas ainda hoje
Se você acha que já usou todos os recursos que o seu CRM de imobiliária oferece, saiba que há muito mais por trás do sistema. Por mais que o sistema já assuma uma porção de funções, você ainda extrair muito mais dele de maneira ativa.
E como isto pode ser feito? Simplesmente usando uma coisa muito valiosa que nós, humanos, temos: a racionalidade!
Veja, um sistema de CRM de imobiliária é programado para oferecer muitos benefícios e facilidades para qualquer corretor de imóveis ou imobiliária.
Ele é pensado exatamente para isso, deixando que o usuário realize apenas pequenas inserções de informações onde, a partir destas informações, o próprio CRM consegue entregar os melhores caminhos para várias funções: atendimento, vendas, cobranças, relatórios e análises.
No entanto, e se estas informações forem usadas como forma de turbinar alguma estratégia de marketing, do ponto de vista criativo?
É possível fazer isso e ter muitos resultados, uma vez que as informações do CRM são totalmente exclusivas da sua imobiliária. Ou seja, ninguém mais terá o poder de criar uma campanha ou uma estratégia tão poderosa quanto a sua. Pois você tem exatamente o que precisa para isso: informações!
Separamos uma lista com 5 passos para que você comece, hoje, a explorar o seu CRM imobiliário de uma maneira diferente, observando alguns critérios táticos:
- Use-o de maneira ativa, de forma que os dados possam ser interpretados por humanos;
- Utilize as informações do CRM para elaboração de campanhas em Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads;
- Use os filtros de atividade para ter insights para criação de novos produtos ou serviços – Como se comporta seu cliente/prospecto?
- Faça o alinhamento do setor de marketing e vendas, de forma que eles possam trabalhar em conjunto via CRM;
- Desenvolva um atendimento único e personalizado junto ao cliente – Início, meio e fim do funil;
Vamos explicar cada um dos itens da lista acima. Portanto, acompanhe o texto a partir de agora e veja o que você pode fazer, ainda hoje, para otimizar processos e usar as informações do seu CRM de forma criativa e dinâmica.
Use-o de maneira ativa, de forma que os dados possam ser interpretados por humanos
O primeiro passo para que você possa usar um CRM de imobiliária de uma maneira muito mais ativa e exclusiva, é considerando o seguinte: o CRM ainda é uma máquina e você um ser humano.
Ou seja, você terá infinitas possibilidades de combinações que um CRM pode não ter, do ponto de vista criativo e humano. E isto fará toda diferença em qualquer processo de marketing e vendas, uma vez que o mercado é formado por pessoas.
Portanto, aproveite, sim, todos os benefícios do CRM, do ponto de vista de otimização de processos. No entanto, nunca deixe de aproveitar os dados gerados para que você possa fazer uma análise humana daquilo.
Números e informações, por mais qualidade que tenham, ainda assim serão apenas números e informações. Nós, humanos, temos a capacidade de unir as informações e transformá-las em algo. E este é o objetivo de trazer uma análise mais humana para o CRM.
Ou seja, use o CRM da sua imobiliária de maneira extremamente ativa. Saiba tudo o que acontece e o que não acontece. Saiba quem são os prospectos catalogados. Saiba de ontem eles vem e porque eles vieram. Entenda quem já são os clientes e da onde eles vieram.
Tudo isto fará com que o nível das informações seja levado para o andar de cima, subindo alguns degraus. E isto, claro, é excelente para qualquer estratégia que você possa ter criado.
O mercado imobiliário, de maneira geral, é muito igual. Ou seja, há pessoas querendo comprar, pessoas querendo vender, construtoras querendo investimento e vendas na planta, e por aí vai.
E por isso, uma boa maneira para se destacar e construir situações únicas e estratégias vencedoras, é justamente aproveitando aquilo que somente você e sua imobiliária tem: informações específicas (e únicas) da base de prospectos.
Utilize as informações do CRM para elaboração de campanhas em Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads
Hoje em dia, a internet nos permite construir coisas simplesmente espetaculares. Afinal, o acesso a informação está cada vez mais detalhada e, desta forma, é possível atingir qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, do ponto de vista de marketing.
Pense que há poucos anos isto não era possível e sequer imaginável. Uma propaganda, por exemplo, se limitava a veiculação de um jornal local, canal de TV ou outdoor na rua.
Não que estas mídias, hoje, sejam ruins. No entanto, elas não conseguem ter a escala e penetração que o Facebook, Instagram e Google conseguem. A partir destas ferramentas, é possível chegar em absolutamente qualquer pessoa que esteja conectada e enviando informações para a plataforma.
E você, claro, pode aproveitar tudo isso de uma maneira ainda mais incrível, pois você conta com uma ferramenta poderosa, que é um CRM de imobiliária.
Este sistema vai oferecer para você a possibilidade de entender, como ninguém, o comportamento do consumidor no mercado imobiliário, de forma que use estas informações para elaboração de campanhas de publicidade online.
Estas campanhas, então, terão um poder de segmentação incrível, pois você sabe para quem anunciar, quando anunciar e o que anunciar. Afinal, com as informações que o CRM de imobiliária oferece para você, é possível desenhar diversos tipos de público-alvo, perfis, personas e, desta forma, atingir um público ultra específico que ninguém conhece: só você.
Elabore uma estratégia de marketing para alcançar gostos, particularidades, necessidades e desejos dos prospectos que estão em sua base. Isto fará com que você tenha ótimos resultados nas campanhas no médio e longo prazo, pois estará anunciando para as pessoas certas.
Use os filtros de atividade para ter insights para criação de novos produtos ou serviços – Como se comporta seu cliente/prospecto?
Se você já explorou a fundo o seu CRM imobiliário, sabe que ele oferece uma infinidade de relatórios, análises e dados. No entanto, assim como qualquer programa de gestão, este também somente terá uma efetividade positiva a partir do momento que as informações nele contidas sejam analisadas e interpretadas por um ser humano.
Por mais que o sistema em si tenha uma inteligência que agrega muito valor para otimizar tempo e processos, não podemos subestimar a nossa capacidade analítica para geração de demandas e criação de novas estratégias. E fazer isso de maneira aleatória é uma das piores coisas possíveis, pois não sabemos para onde estamos indo.
No entanto, quando pautamos estas estratégias em informações reais e coletadas de maneira profissional, as chances de sucesso são extremamente maiores em qualquer campanha ou ação que você queira, eventualmente, construir.
Portanto, use os filtros e os relatórios de atividades de seus prospectos e clientes, para pensar analiticamente e descobrir novos produtos e serviços que possam, eventualmente, serem criados pela sua imobiliária.
Se você conseguir notar qualquer comportamento diferente ou que chame sua atenção através do CRM de imobiliária, saiba que isto é um passo importantíssimo para que você consiga, enfim, ter ideias para novas ações e soluções imobiliárias.
As pessoas estão sempre dando sinais. Basta que você sintonize a frequência certa para captar estes sinais. Veja aqui como elaborar boas estratégias de marketing imobiliário, com base nas informações que você coletar no CRM.
Faça o alinhamento do setor de marketing e vendas, de forma que eles possam trabalhar em conjunto via CRM
Outra tática importantíssima que você pode (e deve) levar em consideração para um melhor aproveitamento do CRM imobiliário, é o fator trabalho em conjunto.
Pense o seguinte: se você tiver uma equipe de vendas e de marketing que não falam a mesma língua, para qual caminho este trabalho está seguindo? Provavelmente, para o caminho da aleatoriedade.
E, conforme já entendemos em vários artigos aqui no blog da Ville Imob, o caminho da aleatoriedade não deve ser seguido por nenhum motivo.
Portanto, tenha sempre um bom alinhamento entre o setor de marketing e vendas, de forma que eles possam trabalhar em conjunto para perseguir as metas estabelecidas em algum período do ano.
Enquanto o marketing trabalha para buscar prospectos de qualidade, o setor de vendas trabalha para que cada um destes prospectos possa virar, enfim, um cliente.
Só que isto só é possível, caso ambos os setores estejam no mesmo caminho e direção. Caso contrário, nada dará certo. Afinal, imagine que o setor de marketing esteja empenhado em captar leads para comprar casas de luxo, só que o setor de vendas não tem casas de luxo naquele momento. Há algo errado na estratégia, não é?
E o CRM de imobiliária poderá guiar estes passos de maneira muito mais efetiva, uma vez que ele poderá fornecer todas as informações que a estratégia precisa, de forma que ele seja a única fonte para alimentação de setores diferentes.
Só que para que esta centralização de informação tenha resultado, lembre-se de alinhar suas equipes de maneira inteligente, ok?
Desenvolva um atendimento único e personalizado junto ao cliente – Início, meio e fim do funil
Se você acompanha os artigos da Ville Imob, certamente já entendeu a importância de um bom funil de vendas para imobiliárias. De maneira geral, um funil de vendas nada mais é do que um caminho que o prospecto percorre até que, finalmente, vire um cliente da sua imobiliária.
Só que este caminho pode levar até 2 anos para ser percorrido. E por isso, é fundamental que você esteja seguindo uma estratégia a risca, de modo a levar o processo até o fim.
O funil pode ser totalmente automatizado, através de e-mails ou campanhas de publicidade online. No entanto, diferente de vários outros mercados e concorrentes, você tem uma ferramenta poderosíssima a sua disposição, que é um CRM imobiliário.
A partir dele, você poderá ter um contato muito mais próximo, humano e direto com os potenciais clientes que o seu funil está captando. E isto é incrível, pois as conversões poderão começar a acontecer muito antes do que você imagina.
Portanto, crie um atendimento personalizado, exclusivo e pessoal na sua imobiliária, de forma que possa usar as informações do CRM para que este processo seja viável.
Tenha, sim, um script de vendas e de atendimento. Mas jamais deixe que este script seja sobreposto ao atendimento humanizado, ok?
Cada pessoa é única, com necessidades únicas e uma vida também única. E o melhor atendimento sempre será aquele que respeita todas estas individualidades. Portanto, use todas as informações do seu CRM para que isto seja viável!
Conte com as ferramentas e sistemas da Ville Imob para melhorar suas vendas
Hoje, aprendemos como um CRM de imobiliária pode ser muito mais efetivo quando usado de maneira “fora da caixa”. Ou seja, você poderá implementar diversas táticas humanas, de forma que aproveite o potencial do sistema para gerar mais prospectos e, claro, aumentar as vendas.
Afinal, nenhuma geração de dados tem poder se estes dados não forem utilizados de maneira efetiva e que gerem resultados no médio e longo prazo. Conte com as ferramentas da Ville Imob para te ajudar nesta jornada e boas vendas!