O e-mail marketing para imobiliária é uma das ferramentas mais importantes para quem está buscando aumentar as vendas de imóveis.
Porém, o e-mail marketing de forma avulsa e “aleatória”, não trará os resultados que você precisa. Pelo contrário. Ele poderá tomar muito tempo do seu trabalho, caso não seja feito da forma certa.
A eficácia de um bom e-mail marketing para imobiliária é, sem dúvida, muito grande. Mas, para isso, você precisa realizar um trabalho muito grande de branding, captação de atenção e de interesse.
Ou seja, os passos que você terá de dar antes do e-mail, são até mais importantes do que aqueles que você der durante os e-mails.
Parece confuso? Não se preocupe.
No texto de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas com relação ao e-mail marketing imobiliário para que, desta forma, você possa extrair o máximo de valor que conseguir desta estratégia. Para isso, acompanhe o estudo/passo a passo abaixo.
Vamos lá?
E-mail marketing para imobiliária – Por onde começar a fazer?
O primeiro passo para começar a fazer um bom e-mail marketing para imobiliária é, sem dúvida nenhuma, entender o seu público-alvo e interpretar o que ele quer, o que ele precisa e o que ele gosta. Isto fará toda diferença na hora de escrever bons textos que convertem.
Porém, quando se fala de e-mail marketing, muitas vezes podemos associar com algo ruim ou negativo.
Pois, querendo ou não, a maioria das empresas não faz isto da forma certa. Ou seja, enviam spam, mensagens invasivas, promoções que não queremos e, acima de tudo, produtos que não temos interesse.
Mas, não se preocupe.
Um bom e-mail marketing ainda pode resistir a isso tudo e, sem dúvida, pode se tornar uma ferramenta muito poderosa para quem utilizar corretamente.
Por isso, preparamos alguns tópicos importantes para você levar em consideração na hora de fazer seus e-mails marketing. Veja abaixo:
- Entendendo o que é um bom e-mail marketing nos dias de hoje;
- Produção de conteúdo de valor – O passo número zero;
- Captando contatos da maneira certa – Como fazer isso?;
- Funil de vendas imobiliário – Você vai precisar ter um;
- Quantidade não é qualidade – Não coloque qualquer pessoa na sua lista;
- Software de e-mail marketing imobiliário – É ele quem fará o trabalho pesado;
Falaremos sobre cada item de forma individual a partir de agora. Assim, você poderá fixar o conteúdo de maneira mais profunda. Acompanhe!
Entendendo o que é um bom e-mail marketing nos dias de hoje
Antes de mais nada, precisamos entender o que é um bom e-mail marketing imobiliário.
Afinal, quando ouvimos falar disso, automaticamente associamos a algo ruim ou que não funciona. Quando na verdade, não é nada disso. O e-mail marketing somente não funcionará, caso ele seja feito da maneira errada.
E a “maneira errada” possui inúmeras vertentes diferentes e cheias de nuances. O “errado” pode ser o público, a mensagem, o momento, o produto, a intenção, etc.
Por isso, é fundamental que você siga uma espécie de passo a passo para entender a espinha dorsal de um e-mail marketing – que, acredite ou não, não tem nada a ver com quantidade de pessoas na lista.
Um bom e-mail marketing é aquele que o público-alvo recebe pois pediu para receber. É preciso ter um parâmetro qualitativo para validar a mensagem. Caso contrário, será somente mais uma mensagem na caixa de entrada que 1: Será excluída. Ou 2: será movida para Spam.
E para entender o que você precisa fazer para que isto não aconteça, continue lendo.
Produção de conteúdo de valor – O passo número zero
Até aqui, já entendemos o que é um bom e-mail marketing nos dias de hoje e também entendemos que sim, e-mail marketing ainda é uma boa solução para quem quer aumentar a conversão de clientes online.
Mas, simplesmente ter acesso a uma lista ou sair disparando e-mail de forma aleatória, é um equívoco.
Então, por onde começar?
A primeira forma de estruturar um bom plano de e-mail marketing é construindo valor através de conteúdos que agreguem na vida das pessoas.
Você precisa, antes de mais nada, ajudar elas de uma forma rápida, prática e eficiente. E depois disso, sim, formalizar um contato mais próximo.
Portanto, o passo número zero para começar uma boa campanha de e-mail marketing, é: produza conteúdo.
Seja nas redes sociais, em blogs ou canais do YouTube. O importante, é começar a construir uma audiência orgânica ao redor da sua marca e produto. Depois, sim, a comunicação poderá se estreitar e partir para outros formatos – como o e-mail.
Para complementar sua leitura, veja aqui como ter um marketing de conteúdo mais estratégico.
Captando contatos da maneira certa – Como fazer isso?
A produção de conteúdo será a base para você captar prospectos. Ou seja, o tópico anterior servirá de fundamento para que você possa estruturar um bom plano de atração de atenção.
Pois é através de um conteúdo de valor que você poderá fazer com que uma pessoa dê um passo em direção a sua lista de e-mails.
Você poderá disponibilizar um sistema de cadastro em meio aos artigos do seu blog, poderá oferecer um e-book ou uma isca digital de maneira gratuita em troca do e-mail, etc.
Estas são apenas duas ideias de como um prospecto viável poderá chegar até a sua base. E o que seria um prospecto viável? Falaremos sobre isso no decorrer do texto, não se preocupe!
O fato é que você somente terá algum retorno positivo dos e-mails que enviar, se tiver uma lista poderosa a seu favor. Pessoas aleatórias na sua lista é também significado de resultado aleatório.
E você não quer ter resultados aleatórios, correto?
Portanto, continue lendo para entender como deixar a lista aleatória de lado e focar naquilo que é realmente importante: e-mails de qualidade.
Funil de vendas imobiliário – Você vai precisar ter um
Aqui, começamos a entrar em um tema um pouco mais técnico, mas que não é difícil de entender. Na realidade, quanto antes você conseguir compreender o valor de um bom funil imobiliário, melhores serão os seus resultados de vendas no médio e longo prazo.
Então, o que é um funil imobiliário?
Nada mais é do que uma maneira de separar os contatos dentro da sua base de e-mails. Aqueles que acabaram de chegar, estarão no topo do funil. E aqueles que já estão algum tempo na sua lista, estarão mais próximos da parte de baixo do funil.
E como determinar quando um prospecto está em cima ou em baixo do funil? É muito simples.
Sempre que alguém se cadastrar em sua lista de e-mails, significa que a pessoa tem algum interesse mínimo no seu assunto – imóveis. Mas, você ainda não tem certeza que interesse é esse. Logo, ela está no topo do funil.
Já um prospecto mais maduro e que você tenha mais informações, poderá estar mais próximo da parte de baixo do funil – que é onde alguma conversão em vendas acontece.
E para saber exatamente em que fase cada prospecto está na sua lista, é preciso criar segmentações. Falaremos sobre elas durante este estudo. Continue lendo.
Quantidade não é qualidade – Não coloque qualquer pessoa na sua lista
Este é um fator muito importante para fazer um bom e-mail marketing imobiliário.
Afinal, sempre que pensamos em fazer um grande disparo ou ter uma grande aparição para as pessoas, pensamos em quantidade. Até certo ponto, não está errado. Porém, aqui pode morar um grande problema: a falta de qualidade em uma lista de prospectos.
Se você já pensou em comprar uma lista de e-mails pronta, ou mesmo já comprou, saiba que este pode ser um erro muito grave durante seu processo de estruturação de identidade de marca.
Afinal, quando você compra uma lista de e-mails, está comprando um número. E comprar números, neste caso, não ajuda muito.
Portanto, foque sempre na qualidade de sua lista de e-mail. Quanto mais segmentada for a lista e quanto mais nichado for o público, mais resultados você terá.
Afinal, do que adianta enviar um e-mail marketing imobiliário para uma pessoa que sequer está interessada em imóveis?
Leve sempre este critério em consideração. E, para complementar sua leitura, entenda mais sobre nichos imobiliários.
Software de e-mail marketing imobiliário – É ele quem fará o trabalho pesado
E por fim, não podemos deixar de mencionar o seu braço-direito para este trabalho: um bom software de e-mail marketing imobiliário.
É ele quem fará todo o processo de captação, programação e disparo dos e-mails, de acordo com a estratégia que você vier a adotar.
Sem um bom software imobiliário para e-mails, dificilmente você terá algum êxito no trabalho. Afinal, o “trabalho pesado” deverá ocorrer, de uma forma ou de outra.
E para isso, nada melhor do que contar com a tecnologia. Assim, você otimiza recursos e foca no que é mais importante – o conteúdo e as estratégias dos e-mails.
Um bom sistema de e-mails para corretores e imobiliárias é, sem dúvida, um CRM Imobiliário. Através de uma automação, você poderá ter o controle de todos os clientes e prospectos – e se comunicar com eles de maneira muito prática e eficiente.
Passos importantes para ter um bom processo de e-mail marketing imobiliário
Até aqui, entendemos a importância de ter um bom e-mail marketing imobiliário e como você pode fazer isso de uma maneira eficaz.
Mas, você sabe o que pode fazer para deixar o processo ainda mais profissional e dispor de melhores resultados no médio e longo prazo?
É sobre isso que falaremos agora, através dos seguintes tópicos:
- Segmente contatos para ter uma comunicação mais efetiva;
- Relacione-se de maneira pensada e inteligente – Não envie Spam;
- Analisar cada e-mail enviado fará você ter muitos insights online;
Entenderemos cada um dos pontos acima, de maneira detalhada a partir de agora. Acompanhe.
Segmente contatos para ter uma comunicação mais efetiva
Segmentar é uma das atividades mais importantes que você poderá colocar em prática durante uma campanha de e-mail marketing imobiliário.
Na realidade, a segmentação muitas vezes é o carro-chefe de qualquer estratégia de e-mail. Pois é a partir disso que você poderá enviar mensagens muito mais direcionadas e focadas.
Imagine que você tenha no topo do seu funil imobiliário, cem contatos de e-mail. Destes cem, certamente há aqueles que preferem receber um tipo de contato, e outros que preferem outro tipo.
E é este o trabalho que você terá durante todo o processo de uma campanha: entender o comportamento de cada usuário, para mandar a melhor mensagem.
Segmentar é uma forma de acertar o alvo de maneira muito mais profissional e eficiente. É um tipo de “tiro certeiro”, como forma de comparação.
Se relacione de maneira pensada e inteligente – Não envie Spam
Jamais envie spam para seus contatos de e-mail. Mas, o que se caracteriza spam? Qualquer mensagem, com qualquer assunto, enviada para um contato que não autorizou ou não quis receber aquele e-mail. Isto é spam. Ou seja, um tipo de “lixo virtual”.
Por isso é tão importante seguir os passos anteriores e nunca comprar uma lista de e-mails pronta. Pois a raiz de uma boa estratégia de e-mails, está toda direcionada para a captação e montagem de uma lista eficaz.
É através de conteúdos certeiros, que você atrairá um público com potencial interesse para fazer uma compra futura.
Por exemplo, imagine que você faça um artigo em seu blog sobre “carros esportivos” e use este artigo para captar contatos. Bem, as pessoas que você eventualmente conseguir o e-mail, terão interesse em carros esportivos.
E se você enviar um e-mail imobiliário, dificilmente terá a atenção delas – Isto se caracteriza spam.
Analisar cada e-mail enviado fará você ter muitos insights
E por fim, jamais abra mão de analisar cada e-mail marketing imobiliário que você tenha enviado. Isto fará com que você tenha muitos insights online para potencializar e melhorar ainda mais a sua estratégia no curto prazo.
Lembre-se que analisar é tão importante quanto executar. A única forma de executar cada vez melhor, é entendendo o que dá pra melhorar e corrigir. Pense sempre nisso para levar sua imobiliária a um nível superior de profissionalismo e eficiência.
Conte com a Ville Imob para encontrar ferramentas e sistemas dedicados para um trabalho imobiliário mais assertivo e boas vendas!