Negociar imóveis no Instagram é uma habilidade que todo corretor imobiliário precisa ter. Querendo ou não, estes processos fazem parte do nosso novo mundo e precisamos não só nos adaptar.
Mas aprender e usar e extrair o melhor das ferramentas digitais. Simplesmente “ir” para as redes sociais pois estão todos indo, não é uma boa alternativa. É preciso ir com propósito e, principalmente, sabendo o que está fazendo.
As redes sociais podem mudar, alterar entre uma e outra, mas é fato que elas são uma realidade. Dificilmente este tipo de ferramenta “acabará” do dia para a noite. Pois é um modelo de negócios em constante aprovação e já se mostrou muito rentável para quem cria e para quem anuncia.
E justamente por isso, você precisa pensar também com um viés digital: como fazer para vender imóveis nas redes sociais? Quais as melhores formas de ingressar para ficar neste ambiente? Daremos alguns passos em direção a isso a partir de agora.
Vamos lá?
Imóveis no Instagram: É possível negociar por lá?
Vender imóveis no Instagram pode parecer tecnológico e distante demais. Mas, acredite: é possível. Não só é possível, como você precisa se adequar a esta realidade.
Se a sua imobiliária ainda não está nas redes sociais, saiba que deveria pensar em estar. Não só para seguir uma tendência. Mas sim, para que você possa expandir o leque das ações de marketing imobiliário.
Conforme mencionamos anteriormente, simplesmente levar sua imobiliária para as redes sociais sem um motivo aparente, não é uma boa ideia. Pelo contrário. A imagem corporativa pode não ser bem vista, caso não haja um bom trabalho de gestão nas plataformas.
Por isso, fazer o certo desde o início é importantíssimo.
Entre outras ações “corretas”, estão as negociações. Negociar através do Instagram é possível e viável. Mas, é preciso se adequar ao espaço, a linguagem e aos processos locais.
E para te ajudar com isso, separamos um passo a passo para que possamos, juntos, entender como negociar imóveis na plataforma.
Veja abaixo.
Como negociar imóveis no Instagram – Passo a passo
Aprender a negociar imóveis no Instagram é uma das habilidades do século vinte e um que todo corretor precisa aprender. Afinal, não há como simplesmente ignorar as mudanças do mundo.
Ou embarcamos nelas, ou ficamos para trás. E justamente por isso, vamos te ajudar a entender melhor quais critérios você precisa considerar para que hajam boas negociações no Instagram.
Veja o passo a passo abaixo:
- Tenha noção do que a rede social realmente é e representa;
- Entenda o seu público-alvo para poder se comunicar na linguagem dele;
- Use artifícios persuasivos para construir desejo – Gatilhos mentais;
- Ouça mais e fale menos;
- Entenda onde você pode ceder – Conheça o produto e o valor dele;
- Trabalhe com margens – Nunca negocie no limite;
- Tente trazer o usuário do Instagram para mais perto da sua imobiliária;
É claro que simplesmente vendo estes tópicos friamente, fica difícil de colocar em prática. Afinal, cada um deles reserva uma série de elementos e critérios que precisam também ser considerados e explorados.
Mas não se preocupe! A partir de agora, falaremos detalhadamente sobre cada um dos tópicos acima.
Vamos lá?
Tenha noção do que a rede social realmente é e representa
O primeiro passo para começar a vender imóveis no Instagram, é ter noção do que esta rede social representa. Assim como todos os novos lugares que entramos (na vida “física”), precisamos entender e reconhecer como tudo funciona.
E no ambiente digital, claro, não é diferente. É preciso que você entenda todas as motivações, emoções, sentimentos e propósitos da rede social em questão.
No caso do Instagram, estamos falando de uma rede social de fotos. Ou seja, as pessoas se conectam e criam perfis por lá, para compartilhar fotos e momentos. Seja via Stories, IGTV ou feed.
A ideia da rede social é ser um espaço em que as pessoas mostram a vida delas, de forma aberta e com um viés de “bastidores”. É por isso que por lá, podemos ver muito mais fotos bonitas do que no LinkedIn ou mesmo no Facebook.
Cada rede social apresenta um propósito diferente e as pessoas, claro, agem desta forma.
E você, como corretor ou corretora, precisa ter em mente este comportamento para que possa construir uma linguagem também dentro deste contexto.
Então, evite de postar anúncios, artes gráficas complexas e foque mais em fotos, vídeos e materiais que façam as pessoas não pensarem que sua imobiliária está lá “só para vender”. Este é o primeiro passo para uma negociação bem-sucedida: chamar atenção de uma forma positiva.
Para complementar sua leitura, veja aqui o que postar em cada rede social.
Entenda o seu público para poder se comunicar na linguagem dele
O segundo passo é, então, entender o seu público-alvo.
Esta é a única forma de conseguir se comunicar de uma maneira efetiva e respeitando a linguagem das pessoas que você atrair por lá. Mas, o que significa “entender” o público? Na prática, você terá que estruturar maneiras de conseguir interpretar o comportamento da sua base de fãs.
É preciso entender o que eles gostam, o que não gostam, o que curtem, o que deixam de curtir, quem seguem, etc. Estas “pistas” serão fundamentais para que você consiga, de uma maneira muito eficiente, se concentrar nas individualidades.
Mas, na prática, o que muda para melhor quando você entende seu público? Algo sutil, mas extremamente importante: a comunicação.
É através da comunicação que você consegue se conectar com as pessoas que você quer. E mais importante do que isso: passar a mensagem que você quer passar! Seja esta mensagem uma carta de vendas, um anúncio ou o que for.
A comunicação precisa acontecer em três estágios: emissor (sua imobiliária), meio (Instagram) e receptor (seus seguidores). E a conexão é gerada somente quando este processo não tem interrupções por ruídos.
Estes ruídos, por sua vez, podem ser palavras difíceis, expressões desconhecidas, tom elevado ou frio demais, etc.
Uma comunicação efetiva é aquela em que a pessoa entende o que você quer dizer, de forma clara e direta, sem ruídos. E você consegue isso, claro, entendendo o seu público-alvo.
Use artifícios persuasivos para construir desejo – Gatilhos mentais
Construir desejos é uma das melhores formas de negociar imóveis no Instagram.
É a partir da persuasão que muitas vendas podem ser efetivadas para a sua imobiliária. E para isso, há diversas formas de conseguir construir e consolidar esta persuasão. E a principal delas, é a utilização dos gatilhos mentais.
Nós já falamos aqui no blog sobre gatilhos mentais para corretores de imóveis e como esta “ferramenta” pode ser incrível no dia a dia. Afinal, ela não só constrói a tão importante persuasão, como desperta diversas sensações que podem fazer o seu prospecto efetivamente comprar um imóvel.
E usar este tipo de técnica nas redes sociais é ainda maias interessante, pois você tem um alcance global e muito amplo. Ou seja, você não depende exclusivamente do famoso boca a boca para conseguir colocar as suas ações em prática.
Basta construir sua audiência no Instagram e conversar com ela de uma maneira pensada e planejada.
A ideia aqui não é mostrar o poder de cada gatilho mental. Mas sim, mostrar como eles podem se encaixar em uma boa estratégia de vendas no Instagram. E para isso, você poderá usar alguns destes:
- Autoridade;
- Escassez;
- Novidade;
- Prova social;
- Antecipação;
- Urgência;
É claro que estes não são os únicos. Mas, concentrar-se em dominar, aplicar e extrair resultados de apenas dois, três ou quatro gatilhos, certamente você já notará uma diferença positiva enorme.
Ouça mais e fale menos
Esta é uma das dicas mais valiosas e que, infelizmente, poucas pessoas colocam em prática: ouça mais e fale menos. Isto não é nenhum tipo de “conselho de avó” nem nada do tipo.
É uma realidade que pode ser muito bem implementada em qualquer estratégia profissional de marketing. Afinal, antes mesmo de vender um produto, precisamos entender quem vai comprar aquele produto. E para isso, precisamos ouvir.
Quanto mais informações conseguirmos captar a respeito de nossos prospectos, melhores serão os resultados de conversão. Afinal, com as informações certas, podemos elaborar discursos de venda, fazer propostas e oferecer benefícios exclusivos que farão toda diferença para aquele prospecto em questão.
E, claro, o mesmo vale para negociar imóveis no Instagram. Quanto mais você conseguir ouvir o seu público-alvo e seguidores, melhores serão as suas postagens, diálogos e discursos de vendas.
É a partir desta ação que você poderá ter e elaborar as estratégias mais incríveis para gerar vendas nas redes sociais e, claro, no mundo offline.
Para aplicar a cultura do “ouça mais e fale menos”, elabore perguntas, questionários, pesquisas, postagens interativas e todo tipo de conteúdo que possa gerar engajamento.
É a partir deste engajamento que você terá bons insights online para conseguir vender mais no médio e longo prazo. Isto vale para postagens, conversas, chats, vídeos e todos os tipos de material que você vier a produzir.
Entenda onde você pode ceder – Conheça o produto e o valor dele
Nunca entre em uma negociação sem saber onde você pode ceder. Esta é uma das dicas mais importantes que podemos dar não só para que você possa negociar imóveis no Instagram. Mas também, possa negociar imóveis de uma maneira ampla.
Afinal, uma negociação nada mais é do que uma conversa. E uma conversa é uma troca. Mas no caso da negociação, há duas partes que buscam entrar em acordo.
Uma das partes quer vender, e uma das partes quer comprar. A parte que quer vender, na maioria das vezes, terá que trabalhar de forma árdua para conseguir bons resultados. E a parte que quer comprar, também. Ou seja, estão os dois lados fazendo um cabo de guerra, até que haja uma concordância de ambas as partes com a proposta.
Falar tudo isso, claro, é teoria. Uma negociação envolve muito mais do que simplesmente preços e necessidades. Envolve algo que não tem como prever nem como planejar: psicologia.
Afinal, cada ser humano é único e também apresentará um comportamento único. Por mais que você tenha um “plano”, ele dificilmente será seguido a risca para todo o eterno sempre. Haverão mudanças de acordo com as situações apresentadas. Afinal, esta não é uma simples equação matemática.
E o “pulo do gato” está em você saber até onde pode ceder e o que pode ceder. Estas serão as suas principais armas para conseguir encaminhar uma venda sem sair dos padrões ou do esperado. Afinal, vender por qualquer preço pode ser um erro, não é mesmo?
Veja também: Como negociar imóveis à venda pelo WhatsApp?
Trabalhe com margens – Nunca negocie no limite
Esta dica para negociar imóveis no Instagram está muito relacionada com a dica anterior. Ter margens é uma das melhores constatações que você poderá chegar a partir do momento que começar a analisar cada uma das suas vendas ou negociações.
A margem é o que dá segurança para que você possa assumir uma posição ou fazer algum tipo de contraproposta.
Por exemplo, se o preço do imóvel vale X, por que oferecer ao cliente o limite do desconto, sendo que você tem quase certeza de que ele pedirá um desconto?
Quando você puder oferecer um desconto, o cliente ficará satisfeito. E você, ainda assim, estará fazendo um bom negócio, pois tinha margem para negociar.
Consegue perceber a importância dessa simples ação? É isto que dará margem para que você tenha uma sobrevida em qualquer jornada de negócios imobiliários.
Tente trazer o usuário do Instagram para mais perto da sua imobiliária
E por fim, traga o cliente ou prospecto para próximo da sua imobiliária.
Mas, o que isto quer dizer? Tente “tirar” o usuário de um mero seguidor do Instagram, para um potencial cliente, dentro da sua base de prospectos.
Tente “humanizar” cada um daqueles números que você tem na sua conta. Afinal, dez seguidores não são apenas dez seguidores. São dez potenciais clientes.
Use um bom CRM imobiliário para começar a montar uma base de prospectos vindos do Instagram e, com isso, você terá ainda mais “campo” para fazer bons negócios.
Conte com a Ville Imob e boas vendas.