Um chat imobiliário é, sem dúvida nenhuma, uma das ferramentas mais incríveis que todos os corretores e imobiliárias deveriam ter. Mas, claro, é preciso também entender como usar da forma certa e quais são os reais benefícios para que, assim, tudo fique mais fácil de ser implementado.
Para te ajudar, no texto de hoje vamos entender justamente isso. E, claro, você também poderá entender melhor como usar da forma certa esta ferramenta. Afinal, simplesmente instalar no site e usar de qualquer maneira não é a o jeito mais rentável de extrair resultados, não é mesmo?
Para entender tudo sobre o tema, acompanhe a partir de agora!
Chat imobiliário – Por que é importante ter?
Um chat imobiliário é muito mais do que uma ferramenta de comunicação. Um chat imobiliário é, na verdade, uma porta de entrada para bons negócios no médio e longo prazo. Mas, como fazer com que ele se transforme nisso? Ou melhor, como conseguir extrair o melhor desta poderosa ferramenta?
Para entender melhor, preparamos uma lista de itens que irão te ajudar entender melhor a importância de ter um chat imobiliário no site da sua imobiliária. E acredite: instalar e deixar pronto é um dos menores problemas. O maior desafio será, sem dúvida nenhuma, usar a ferramenta para converter vendas online.
Veja algumas “especialidades” do chat imobiliário:
- Interação imediata com o usuário do site;
- Ambiente online menos frio e mais humano;
- Excelente opção para captar leads qualificados;
- Aproveitamento maior do tráfego gerado;
- Pesquisas que podem gerar novas estratégias;
- Entendimento do comportamento do consumidor;
Entenderemos tudo a partir de agora, de forma detalhada. Vamos lá?
Interação imediata com o usuário do site
O primeiro critério e um dos mais importantes, é a interação. Afinal, o chat imobiliário permite que você possa ter uma interação muito grande com os usuários da plataforma. Pense que cada acesso que o seu site tem, significa que uma pessoa passou por lá.
E para trazer isso para o mundo físico, podemos imaginar que o site é uma “loja” aberta na rua. E quanto mais pessoas entrarem, mais chances há de alguém comprar algo, não é verdade?
Mas, se não houver um atendimento qualificado e que ajude esta pessoa (mesmo que para tirar uma simples dúvida), as chances de ela abandonar a loja (o site imobiliário, no caso), são realmente grandes. Por isso, ter um chat que possa gerar interatividade com os usuários que estão navegando na plataforma talvez seja uma excelente porta de entrada para bons negócios no futuro.
Ambiente online menos frio e mais humano
Outra característica importante que o chat imobiliário traz para seu site ou catálogo virtual, é a questão do “aquecimento” do ambiente. Afinal, todos sabemos que a internet é um ambiente frio. Há sim muita oportunidade e muitas formas de abordar um prospecto. Mas, se isto não for feito da forma certa, dificilmente haverão conversões.
E um fator decisivo para isso é justamente a sensação de que aquele lugar é hostil. Ou seja, parece frio do ponto de vista humano. E um chat acaba “quebrando” esta sensação, justamente pelo fato de que quando um humano (e não um robô) está interagindo com o usuário, as chances de gerar vendas ou conversões aumentam exponencialmente.
As pessoas se conectam com pessoas. Já entendemos isso em nosso artigo sobre branding imobiliário. Quanto mais humanizado for o atendimento e suas plataformas, melhor para os negócios.
Excelente opção para captar leads qualificados
Um chat imobiliário é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores locais para captar leads imobiliários qualificados. Afinal, nada melhor do que o seu próprio site para captar os contatos das pessoas que estiverem navegando por lá, não é mesmo?
E, como você sabe, um lead só tem poder caso seja captado da forma certa. De nada adianta captar qualquer contato com a expectativa de que ele se transforme em um comprador no futuro.
Este é um ponto crucial para que você possa desenvolver sua imobiliária com base no que realmente importa. E acredite: quantidade não é qualidade do ponto de vista de prospectos e leads. Principalmente se tratando de capturas online.
Então, utilizar o chat como forma de capturar o e-mail ou WhatsApp de alguém, certamente poderá indicar um caminho vencedor. Afinal, acredita-se que quem está no seu site tem algum interesse no seu produto, não é mesmo?
Principalmente se esta pessoa chegar através de algum conteúdo construído com ajuda do marketing de conteúdo. Com esta perspectiva, tudo fica ainda mais incrível.
Aproveitamento maior do tráfego gerado
Gerar tráfego para o seu site imobiliário não precisa ser um bicho de sete cabeças. Aqui no blog, por exemplo, temos diversos artigos ensinando como você pode aumentar exponencialmente os acessos do site da sua imobiliária. E um destes fatores é, claro, o marketing de conteúdo.
Afinal, você tem a chance de aparecer quando as pessoas procuram por algum assunto relacionado ao seu negócio. E isto é espetacular.
Mas, simplesmente gerar este tráfego e não fazer nada para aproveitar ele, não é indicado. Por isso, estruturar estratégias para os negócios online é importantíssimo.
Uma destas estratégias, é captar os contatos e gerar os leads (prospectos). E uma das formas de fazer isso é através do chat imobiliário!
Utilizando o chat imobiliário, você pode facilmente começar a interagir com todos os usuários do site. E nesta interação, claro, você pode aproveitar para pedir algum contato.
Com esta simples atitude, você já conseguiu mais um prospecto para sua lista. E assim, o tráfego vai sendo aproveitado muito mais!
Pesquisas que podem gerar novas estratégias
O chat imobiliário é também uma ótima ferramenta e alternativa para quem busca otimizar as estratégias imobiliárias de forma profissional e focada em resultados.
Afinal, através do chat você pode fazer pesquisas e elaborar questionários que entregarão respostas fundamentais para a tomada de decisão futura. Você já pensou no valor das informações que pode captar dos usuários do seu portal online?
Mas, claro, isto precisa ser feito de forma orgânica e pensada. Captar as respostas erradas ou captar as respostas que você “está esperando” não necessariamente é o caminho para uma boa estratégia de pesquisa.
Por isso, recomendamos que você conte com a ajuda de profissionais especializados na elaboração de questionários. As perguntas precisam ter alguma base técnica/científica para gerar resultados em que você pode confiar.
Mas, logicamente, você também pode usar simplesmente para fazer perguntas simples que podem resolver algum problema momentâneo, com respostas de “sim” ou “não”. Afinal, o chat imobiliário é um excelente canal de comunicação!
Entendimento do comportamento do consumidor
E por fim, um dos fatores mais cruciais para gerar vendas e aumentar os resultados da sua imobiliária, é o entendimento completo do comportamento do consumidor. Como você sabe, o comportamento do consumidor é o que dita o ritmo do mercado para um lado ou para o outro.
Entender isso nem sempre é fácil. Afinal, cada pessoa é única e cada tomada de decisão para uma compra é baseada em experiências e vivências próprias. Porém, uma das formas de tentar captar um comportamento padrão, é utilizando o chat imobiliário para interagir com os usuários.
Faça perguntas, peça o contato, converse de forma “humana” e tente extrair disso respostas para as perguntas que vão nortear o comportamento do consumidor no mercado imobiliário. Afinal, se alguém já está navegando no site da sua imobiliária, é sinal de que há ali uma motivação. Principalmente se este usuário chegou por algum conteúdo que você tenha produzido.
Use as ferramentas a seu favor. E o chat imobiliário, por mais simples que possa ser, é um canal de comunicação excelente!
Como usar o chat imobiliário da forma certa?
Até aqui, entendemos a importância e os benefícios de utilizar o chat imobiliário no seu site ou portal. Mas, como usar da forma certa? Ou melhor, como implementar estratégias que possam gerar resultados a partir da interação e conversas online com os prospectos e usuários que estejam navegando?
Para te ajudar, separamos uma lista de itens indispensáveis para transformar do chat imobiliário, talvez uma das principais ferramentas de comunicação da sua empresa. Veja abaixo:
- Estruture uma persona imobiliária para adequar a linguagem;
- Use empatia para conseguir mais atenção;
- Mostre que há um humano do outro lado;
- Utilize ferramentas que facilitem a execução;
Entenderemos cada um dos itens de forma detalhada a partir de agora. Então, pegue papel e caneta para anotar. Afinal, estas estratégias podem ser colocadas em prática ainda hoje! Vamos lá?
Estruture uma persona imobiliária para adequar a linguagem
O primeiro critério, então, é estruturar uma persona imobiliária. Esta é uma das atividades mais importantes que você pode (e deve) executar para trabalhar no ambiente online. Afinal, é justamente a persona que fará a “conexão” com o prospecto do outro lado. Com as frases certas e com o entendimento das necessidades, a persona será “amiga” do prospecto.
Aqui no blog, já explicamos em outros artigos a importância de usar uma persona imobiliária e como construir ela da forma certa. Então, caso haja dúvidas nisso, não hesite em complementar sua leitura. Mas, de forma resumida, vamos entender o que é uma persona abaixo.
Trata-se de uma forma de construir uma comunicação mais assertiva, como se você estivesse falando de “um para um”. E a persona pode ser construída usando os dados de comportamento do consumidor e de características do público-alvo. Por exemplo: falar com gírias para jovens, pode gerar conexão. Enquanto que usar esta linguagem para pessoas mais velhas, pode não funcionar.
Consegue perceber a diferença e a importância?
Use empatia para conseguir mais atenção
Outra ferramenta essencial para que o chat imobiliário funcione da forma certa para sua empresa, é usar a empatia. Ela nada mais é do que uma maneira de se conectar com a pessoa com quem está falando. Então, usar artifícios para “se colocar no lugar” da pessoa com quem está conversando, certamente elevará a estatística de conversões de clientes online.
Conforme já entendemos anteriormente, a internet pode ser um lugar frio. E quanto mais você conseguir construir “calor” neste ambiente, mais certeiras serão as estratégias que você vier a utilizar. E uma das formas de gerar este “calor” é justamente usando a empatia, para que o prospecto deposite confiança em você através do chat imobiliário.
Por isso, ouça muito mais do que fale. Tente extrair o máximo de informações possíveis daquele prospecto. Quanto mais você se munir de informações poderosas sobre aquele lead, melhor será a interação e, posteriormente, o relacionamento.
Mostre que há um humano do outro lado
Esta talvez seja uma das dicas mais importantes e cruciais para que o chat do seu site imobiliário tenha efetividade e conversão. Sim, você precisa mostrar que há um humano do outro lado da “tela”.
Diferente de uma rede social, um site pode ser um ambiente um pouco vazio, caso ele não seja construído da forma certa e atualizado com frequência. Afinal, são as sensações de que “há alguém do outro lado” que fazem um prospecto seguir adiante e, posteriormente, fazer uma compra.
Então, tente utilizar o máximo de humanidade possível para interagir com quem estiver navegando no portal da sua imobiliária. É isto que fará com que o prospecto se conecte de verdade com a sua marca. Afinal, uma pessoa sempre terá preferência de se conectar com uma pessoa e não com uma marca.
Pense nisso para que, daqui para frente, você possa ter mais assertividade nos canais de comunicação em geral (não apenas chat imobiliário). Esta recomendação é ampla!
Utilize ferramentas que facilitem a execução
E por fim, utilize ferramentas que facilitem a execução. De nada adianta você ter ideias incríveis se o gargalo começa a ser criado na execução. Por isso, conte com a Ville Imob para te ajudar com as implementações de um sistema de chat poderoso e que possa gerar resultados positivos para sua imobiliária no médio e longo prazo.
Lembre-se que a otimização das tarefas é parte essencial para que elas funcionem. Quanto mais “limpas” forem as execuções, melhor será para enxergar resultados, extrair estatísticas e tomar atitudes para melhorias e implementações. Pense sempre nisso.
Boas vendas!