Delegar funções na imobiliária é uma das atitudes mais importantes que você pode adotar. Afinal, delegar é também construir produtividade para alavancar o faturamento. Porém, nem sempre é fácil dar este passo. Principalmente se a sua imobiliária está no início das atividades.
Quando pensamos em delegar, há muitos sentimentos envolvidos: desconfiança, insegurança, dúvida, receios e muitos outros. Principalmente se o negócio for algo “pessoal” e enxuto, certamente estes sentimentos serão ainda mais latentes. Mas, não se preocupe. Afinal, é normal ter cautela ao dar um passo tão importante.
E para te ajudar com este processo, preparamos um guia prático que você poderá começar a colocar em prática ainda hoje. Portanto, acompanhe o texto para ficar por dentro do tema e, claro, fazer sua imobiliária vender mais.
Vamos lá?
Delegar funções na imobiliária – O que é isso?
Delegar funções na imobiliária: será que você sabe exatamente o que é isso? Se você pensou em “repassar” demandas, acertou. Mas, saiba que há muito o que entender a respeito do tema.
Afinal, somente repassar demandas é a parte mais fácil de compreender sobre o assunto. O principal desafio é: quais demandas repassar? Como saber se eu preciso, de fato, repassar? O que eu devo tirar da frente e deixar outras pessoas fazerem?
Estas são algumas das dúvidas principais que surgem quando vamos colocar em prática esta situação. E, claro, são dúvidas completamente normais. E você somente poderá resolver elas de uma forma racional: com estratégias, objetivos e um plano de negócios bem estruturado para a sua imobiliária.
Não se preocupe. Falaremos sobre cada um destes aspectos durante o texto. Logo mais, você verá um passo a passo de como delegar funções na imobiliária. Mas, antes, vamos entender melhor quais são os benefícios desta atitude. Veja uma lista abaixo.
Benefícios de delegar funções na imobiliária
Os principais benefícios de delegar funções na imobiliária, certamente estão no quesito produtividade. Aquele ditado que diz, “duas cabeças pensam melhor do que uma”, tem um fundo de verdade nesta situação toda.
Afinal, contar com especialistas pinçados para cada setor da sua empresa é um grande desafio. Mas, quando feito da forma certa, os resultados poderão aumentar exponencialmente.
Podemos comparar isto, com as funções na medicina: há, sim, os clínicos gerais. Mas, não são eles que resolvem problemas específicos.
Para isso, há os especialistas em cada região do corpo. E o mesmo podemos implementar na área imobiliária. Há especialistas para uma série de funções. E quanto antes você os encontrar, melhor.
Entre outros benefícios, separamos uma lista dos principais. Veja abaixo:
- Mais agilidade nos processos – Contrate especialistas;
- Evita a criação de gargalos;
- Mais tempo para pensar em estratégias e ações;
- Otimização na entrega de resultados e metas;
Falaremos separadamente sobre cada um dos itens acima a partir de agora. Acompanhe!
Mais agilidade nos processos – Contrate especialistas
O primeiro critério que podemos entender como benefício de delegar funções na imobiliária é, sem dúvida nenhuma, a questão da agilidade nos processos.
Quanto mais especialistas você contratar para cada função da empresa, mais rentável cada setor será no médio e longo prazo. Afinal, as pequenas atitudes feitas de forma extremamente produtiva poderão gerar um aumento muito grande de faturamento.
Aqui, cabe o exemplo que mencionamos anteriormente: médicos especialistas são os mais indicados para tratamentos específicos. E o mesmo vale para funções imobiliárias.
Mas, obviamente, este é um processo que leva tempo. Afinal, o mercado todo estará buscando por este profissional qualificado. E nem sempre será fácil para encontrá-lo. E quanto encontrá-lo, terá que bancar o investimento que, lá na frente, valerá a pena.
Veja que quando a sua imobiliária é pequena ou média, a tendência é de que você mesmo faça tudo: marketing, captação, vendas, informativos, processos burocráticos, etc. Isto não está errado. Pelo menos, não no início.
Mas, para dar os próximos passos, o fluxo de trabalho precisa também acompanhar.
Para complementar sua leitura, recomendamos nosso artigo sobre como organizar sua imobiliária de forma eficaz para que ela se torne ainda mais produtiva.
Evita a criação de gargalos
Você já ouviu falar dos famosos “gargalos” corporativos? Pois é. Eles estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina. Um gargalo, nada mais é do que uma atividade que você deixa para fazer amanhã, pois não tem tempo de fazer hoje. E, com o tempo, isto só vai acumulando. Na sua agenda, há mais atividades por fazer, do que atividades feitas.
Se você encerrar seu dia de trabalho com mais atividades do que quando o começou, saiba que algo precisa ser feito. É claro que, quando falamos de empreender, precisamos absorver muitas tarefas.
Mas, com o tempo, tudo isso precisa ser profissionalizado. E captar colaboradores especialistas para cada função, certamente ajudará muito.
Delegar funções na imobiliária não é fácil. E muitas vezes, nem percebemos que precisamos fazer isso. E um dos sinais mais claros é justamente o aspecto de agenda: quando você perceber que não consegue mais bater as metas de forma clara, é um forte indicativo de que você precisa de ajuda.
Tente perceber isto a partir de agora.
Mais tempo para pensar em estratégias e ações
Uma imobiliária vencedora precisa, sem dúvida nenhuma, de estratégias e ações. Ou seja, é fundamental que você consiga liderar esta ponta tão importante para os objetivos de médio e longo prazo do plano de negócios.
Quanto mais você estiver envolvido com funções de execução, menos tempo você terá para respirar, parar e, de fato, pensar.
É claro que esta é uma atividade fundamental e que precisa ser feita a todo momento em qualquer negócio. Mas a verdade é que muitas pessoas acabam negligenciando a situação e, por isso, acabam perdendo muitas oportunidades de vista.
Por exemplo, boas estratégias de marketing para imobiliárias não nascem da aleatoriedade. Mas sim, de alguns bons meses de estudo, tentativas e erros.
E justamente por isso é importantíssimo que você consiga, enfim, pensar, liderar e metrificar ações. Nunca deixe isto para o fim da fila, ok?
Otimização na entrega de resultados e metas
E por fim, um dos benefícios mais importantes que a delegação de funções na sua imobiliária pode oferecer: otimização de recursos e melhores resultados nas execuções, sejam elas quais forem.
Afinal, você estará lidando com especialistas das melhores áreas de cada setor da sua empresa. E isto é primordial para que cada função, então, seja cumprida com êxito e com foco total.
Quando nos disponibilizamos para fazer absolutamente tudo, acabamos que não fazemos praticamente nada. Na verdade, até fazemos. Mas não com a qualidade que um profissional focado faria.
Executar atividades simplesmente para “tirar da frente” pode até dar uma paz de espírito e uma sensação de dever cumprido. Mas acredite: isto não é nada saudável para o futuro da sua empresa.
Pode até parecer “pesado” ter que pagar um salário para um profissional que fará somente uma ou outra atividade. Mas é justamente por este motivo, que ele fará bem feito e focado nos resultados que você almeja.
Resolver problemas de forma estratégica é muito mais vantajoso do que resolver de forma simplória. Pense sempre nisso!
Veja aqui algumas dicas para otimizar seu dia a dia.
Como delegar funções na imobiliária – Passo a passo
Até aqui, entendemos os principais benefícios de delegar funções na imobiliária. Porém, como você pode fazer isso na prática? Separamos um guia com algumas dicas que você poderá colocar em ação ainda hoje.
Assim, você garante que estará colocando esforços nesta frente para ter os resultados que procura.
É claro que cada imobiliária terá sua realidade financeira, administrativa e de vendas. Por isso, é importante que você adeque o passo a passo para a sua realidade. Assim, você estará fazendo um trabalho direcionado e não superficial, ok?
Veja abaixo:
- Ter um plano de negócios é mais do que importante;
- Defina objetivos claros para o médio e longo prazo;
- Estabeleça funções claras e direcionadas;
- Lidere sua imobiliária de forma profissional;
- Acredite no potencial de seus funcionários e ouça as ideias;
Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora. Vamos lá?
Ter um plano de negócios é mais do que importante
O primeiro ponto e o mais óbvio, é o plano de negócios.
Ele é crucial para que você tenha em mente onde você quer chegar ou onde a sua imobiliária pretende atuar. Sem um plano de negócios, dificilmente haverá algum tipo de direcionamento profissional e tudo acabará na aleatoriedade, o que é péssimo para os negócios.
Nós já fizemos um artigo aqui no blog mostrando como fazer um plano de negócios imobiliário. Se você ainda não fez o seu, este é o primeiro passo para saber quais as funções que deverá delegar e quais são aquelas que devem ser mantidas na sua agenda.
Lembre-se: delegar não é transferir responsabilidade. Mas sim, aproveitar o potencial profissional de outras pessoas para fazer aquilo que você não é especialista.
Defina objetivos claros para o médio e longo prazo
O segundo passo, é definir os objetivos de forma clara para o médio e longo prazo. Aqui, a ideia não é prever o futuro. Mas sim, saber o que fazer para tentar chegar a algum ponto lá na frente.
Para entender melhor isso, basta pensar em uma metáfora simples: imagine que você saia dirigindo seu carro de forma aleatória pelas ruas de sua cidade. Onde você vai chegar? Até onde os recursos (combustível) forem capazes de te levar.
Agora, se você define o ponto de saída e coloca no GPS o ponto de chegada, você saberá exatamente por onde deve ir, a qual velocidade andar, quais “atalhos” tomar, quais ruas evitar, em quanto tempo pode chegar, etc. Assim, além de você ter um caminho mais claro, os recursos serão muito otimizados.
E o mesmo você precisa fazer com a sua imobiliária. Para delegar, você precisa ter objetivos para, então, contratar os profissionais certos para atuar em busca do propósito.
Estabeleça funções claras e direcionadas
Para delegar funções na imobiliária, é fundamental estabelecer claramente o que cada pessoa vai fazer e, obviamente, oferecer as ferramentas para que ela faça.
De nada adianta você contratar o melhor profissional de marketing imobiliário, se você não tiver um plano de negócios e um objetivo definido. Sem isso, o trabalho será aleatório e a aleatoriedade não leva a lugar nenhum.
Então, quem ditará o ritmo de contratações e delegação é justamente os objetivos. E quanto mais claras forem as funções, melhores serão os desempenhos de cada profissional contratado.
Há quem acredite que um profissional “faz tudo” é o melhor caminho. Ruim, não é. Mas, as chances deste profissional se tornar o gargalo do negócio são relativamente grandes.
Basicamente, o profissional “faz tudo” é uma versão sua, em formato de funcionário da sua empresa. E isto nem sempre é saudável.
Mas, claro, conforme mencionamos anteriormente, o que vai ditar o ritmo deste processo é a realidade da sua empresa. Adeque nosso passo a passo a elas, ok?
Lidere sua imobiliária de forma profissional
Liderar a imobiliária é um passo importantíssimo. Isto parece óbvio, mas será que você faz da forma correta? Liderar não é exigir resultados dos profissionais sem eles terem clareza do negócio.
E muito menos cobrar performance sobre uma atividade aleatória. Liderar é, acima de tudo, dominar o negócio, saber o que precisa ser feito e delegar a função para o profissional mais capacitado.
Além disso, você precisa prover todas as ferramentas para que o profissional tenha um bom desempenho. Seja um simples computador ou seja um documento completo e complexo do plano de negócios, metas e objetivos.
Alinhar estas questões com seu quadro de funcionários é tão importante quanto oferecer um cafézinho grátis para todos.
Veja aqui como ser um bom líder na sua imobiliária.
Acredite no potencial de seus funcionários e ouça as ideias
E por fim, acredite no potencial de cada funcionário que você contratou. Se eles estão lá, é por algum motivo. Então, dê espaço para eles, abra para ideias, ouça o que eles tem a dizer e, claro, ofereça tudo que for possível para que o trabalho seja realizado com boas condições.
Conte com a Ville Imob para obter as melhores ferramentas para otimização e gestão da sua imobiliária e boas vendas!