Fazer anúncio no YouTube para corretores é uma das melhores alternativas para que busca uma ferramenta excelente para captação de novos clientes.
Na verdade, não é de hoje que o Google em si proporciona muitas inovações para quem busca atingir públicos-alvo específicos.
Talvez você saiba, mas o Google é também proprietário do YouTube. E isto faz com que possamos utilizar a famosa plataforma de vídeos também para promover nossos conteúdos que, por sua vez, são transformados em anúncios.
Com certeza você já esperou ansiosamente pelos cinco segundos mais longos da plataforma, para pular um anúncio, não é mesmo?
Pois bem, saiba que isto é comum. No entanto, muitos anunciantes não sabem, mas não fazem os anúncios da forma certa. E é por este motivo que as pessoas pulam ele.
Outro ponto importante, é entender que este não é o único formato existente. Há diversos outros que podem (e devem) ser utilizados para testar o que de melhor a plataforma tem a oferecer.
E é justamente isso que vamos entender um pouco mais no texto de hoje: como fazer um bom anúncio, o que levar em consideração, o que evitar e quais os principais formatos que você pode aproveitar.
Por isso, acompanhe e entenda tudo sobre o assunto.
Anúncio no Youtube para corretores – Como começar?
Para fazer um anúncio no YouTube para corretores, você precisa ter em mente que é necessário cumprir alguns requisitos básicos e técnicos.
Obviamente, você precisa ter uma conta, um canal e interligar tudo isso ao sistema de publicidade do Google: o Google Ads.
O Google Ads, como você sabe, é o sistema de publicidade do Google. Com ele, você pode promover diversos conteúdos na plataforma.
Desde a compra de palavras-chave para ranquear nas pesquisas, até anúncios gráficos para aparecer em sites e blogs relacionados com seu assunto.
E é neste sistema que você deverá fazer a interligação entre seus anúncios e os locais escolhidos para a veiculação do seu conteúdo em formato de anúncio. Veja os passos rapidamente abaixo.
1- Tenha uma conta no gmail
O primeiro passo, é ter uma conta no gmail. Você pode acessar o site do gmail para fazer uma conta gratuitamente. Esta conta será utilizada para vincular depois a sua conta de anúncios com os seus anúncios em si.
E, obviamente, você utilizará este e-mail para utilizar a plataforma do Google.
2- Tenha um canal no YouTube
Ter um canal no YouTube é importante. Afinal, ele pode ser um destino provável de quem conhecer seu trabalho através de anúncios. Vale lembrar que não necessariamente os links de seus anúncios precisam direcionar para su canal no YouTube.
Mas é interessante, dentro de uma estratégia de conteúdo, ter um canal com vídeos já produzidos.
3- Tenha uma conta no Google Ads
Depois que você tiver todos os requisitos acima, é hora de criar uma conta no Google Ads. É neste local que você deverá criar seus anúncios em si.
E, você somente conseguirá fazer a sua conta, caso tenha um email no gmail. Por isso, o email que você criou anteriormente deverá ser usado na hora do cadastro no Google Ads.
Neste texto, não vamos nos aprofundar em como criar os anúncios em si. Vamos focar mais no que os anúncios podem representar para sua imobiliária ou para seus clientes. Acompanhe.
Como despertar o interesse das pessoas para assistir seu anúncio?
Agora que sua conta está criada e você está prestes a fazer seu primeiro anúncio, está na hora de entender um pouco mais sobre este universo. Pois bem, fazer anúncio no YouTube para corretores, é o mesmo que fazer anúncios em qualquer lugar.
Você pensa isso? Se sim, está na hora de mudar de viés. Pois não existe similaridade algum entre fazer anúncios no YouTube, Facebook ou outra plataforma.
Cada plataforma é exclusiva, única e possui usuários específicos. Por mais que o mesmo usuário possa estar no Facebook e no YouTube, é importante entender que as experiências e expectativas em cada local são diferentes. Logo, as abordagens precisam ser diferentes.
Você precisa, acima de tudo, falar com as pessoas. Pois você precisa ser ouvido. Caso contrário, qualquer anúncio será apenas uma paisagem em meio a diversos outros conteúdos.
Você precisa receber atenção! E isto talvez seja o grande desafio em qualquer campanha de marketing digital para imobiliárias.
Chame atenção de alguma forma que a pessoa não esteja esperando
Então, vamos lá. O que considerar na hora de fazer um anúncio no YouTube para corretores? Há diversos itens que precisam ser levados em consideração.
Mas, talvez o mais importante deles, seja este: você precisa chamar atenção de alguma forma. Você precisa que as pessoas ouçam ou leiam o que você tem pra dizer.
Caso este ponto não esteja bem alinhado, toda a sua campanha e todo o seu planejamento para ter os resultados esperados, podem ir por água abaixo.
Afinal, pense que, se ninguém nem der a menor atenção para seu anúncio, do que adiantará milhares de usuários verem ele?
E é nisto que muita gente acaba se perdendo. Pois imagina que, só pelo fato de milhões de pessoas acessarem o YouTube diariamente, automaticamente todas estas pessoas vão clicar ou interagir com o anúncio de alguma forma. Isto não é verdade.
Pelo contrário. A grande minoria de pessoas irá interagir com seu anúncio. E se não houver algum atributo que faça elas despertarem a curiosidade, dificilmente terá qualquer resultado.
Por isso, pense em como você pode chamar a atenção. Alguma frase impactante, um dado relevante, uma pergunta instigante, etc. Depois disso, podemos ir para o próximo passo.
Desperte a curiosidade na pessoa através de uma promessa
Para fazer um bom anúncio no YouTube para corretores, é necessário que você cumpra o primeiro passo fundamental: chamar atenção de alguma forma.
Você precisa fazer a pessoa sair de um foco e entrar em outro. E isto geralmente pode acontecer através da quebra de padrão, uma técnica muito utilizada por profissionais de copywriting imobiliário.
E no caso do YouTube é mais do que fundamental. Pois imagine que a pessoa não está lá para ver seu anúncio. Ela está lá para procurar algum conteúdo específico que ela tenha interesse.
Por isso, quando a pessoa está determinada a encontrar algo e, no meio do caminho ela é atrapalhada (anúncio), ela tende a ter uma experiência negativa.
Agora, se você entender e aceitar isso de forma que utilize este ponto negativo a seu favor, as chances de seus anúncios converterem são ainda maiores.
E para isso, você pode tentar despertar a curiosidade através de uma promessa que faça a pessoa se questionar: será que isso é verdade?
A partir do momento que você consegue captar a atenção da pessoa neste sentido, dificilmente ela desfocará. Pois agora quem tem interesse no assunto é ela.
E isto, por si só, já é uma “arma” extremamente útil para qualquer campanha de marketing. Mas não é o suficiente. É preciso mais.
Continue lendo.
Faça ela buscar mais informações sobre o seu anúncio
Bom, agora você já sabe o que fazer para que um anúncio no YouTube desperte o interesse das pessoas. No entanto, o que vem depois?
O que fazer depois que a pessoa tiver interesse no que você tem pra dizer? Este é um passo tão importante quanto conseguir a atenção do seu prospecto.
Ou seja: é preciso planejar um caminho completo para quem eventualmente demonstrar interesse no seu produto ou serviço imobiliário.
E você pode fazer isso com produção de conteúdo no seu site imobiliário, canal do YouTube o ou redes sociais. Pois o prospecto certamente pesquisará mais sobre você ou sua imobiliária.
E, quanto isto acontecer, é preciso ter um ótimo repertório de conteúdo e informações. Você precisará transmitir profissionalismo, confiança e credibilidade.
Pois agora o jogo mudou: quem está indo atrás de você é o cliente. E não você indo atrás do cliente. Mas, vamos falar mais sobre isso na sequência do texto. Acompanhe.
O tamanho do vídeo do anúncio importa?
Agora que já entendemos os passos básicos para conseguir atrair atenção das pessoas da forma certa com anúncios no YouTube, fica a pergunta: o tamanho do vídeo importa?
Não, não importa. Você não precisa fazer um vídeo que corresponda somente aos cinco segundos antes de alguém pular.
Pois, com as palavras certas e no lugar certo, você poderá fazer com que as pessoas assistam ao conteúdo inteiro, sem pular. Pois haverá demanda, curiosidade e interesse.
Por isso, recomendamos que você foque na mensagem: o que você quer dizer e com qual objetivo? Esta é a melhor forma de mensurar o tamanho ideal do vídeo de anúncio. Lembre-se de alguns itens importantes:
- A pessoa não está no YouTube para ver seu anúncio;
- A pessoa não pode dedicar seu tempo inteiro a sua mensagem (e esquecer do conteúdo que veio buscar);
- Ninguém está interessado na sua mensagem, desde que você desperte o interesse com frases e perguntas específicas;
- Saiba o que fazer depois que alguém de fato clicar no seu anúncio (falaremos disso em seguida);
Quais os principais formatos de anúncio que você pode utilizar no YouTube?
Até aqui, entendemos que fazer anúncio no YouTube para corretores é uma excelente alternativa para prospectar clientes e encontrar novos perfis.
Mas, desde que seja feito da forma certa. Se for em vídeo, você deve considerar tudo que mencionamos anteriormente.
Mas, quem foi que disse que o YouTube somente permite anúncios em vídeo?
Pois é! Você pode fazer, inclusive, anúncios gráficos! O que é uma ótima ideia para quem não tem recursos para produzir vídeos com copywrites muito densas. Veja alguns dos formatos mais clássicos e básicos.
Em vídeo antes, durante e depois do conteúdo
Este é o formato mais básico. São vídeos em formato de anúncios que aparecem antes, durante e depois dos conteúdos no YouTube. A pessoa tem (ou não), o direito de pular após cinco segundos.
Você pode configurar isso na plataforma do Google Ads, na hora de criar o anúncio. Em caso de ativação, lembre-se de chamar atenção da pessoa de alguma forma que ela queira saber mais sobre você.
Anúncios em arte gráfica e estático
Estes anúncios podem ser inseridos também durante os vídeos. Geralmente aparecem na parte inferior do conteúdo, em forma de JPG ou PNG. O usuário pode fechá-lo ou clicar sobre a arte.
Tudo dependerá de como a mensagem será entregue, em que momento e com qual texto.
Além da parte inferior dos vídeos, os anúncios gráficos podem ser exibidos em áreas específicas do YouTube, como nas laterais (em caso de computadores) e na parte inferior, fora do vídeo, em caso de celulares.
TrueView video discovery
O TrueView video discovery é uma alternativa para quem busca aparecer em determinadas recomendações do YouTube. Talvez você até já tenha visto. Trata-se de um anúncio, sugerido como vídeo pelo próprio YouTube, de acordo com o conteúdo buscado pelo usuário.
Prepare sua campanha muito além do vídeo como anúncio
Agora que já entendemos o processo básico para criar um bom anúncio no YouTube para corretores, é fundamental entendermos que isto não é suficiente.
Sim, você precisa se dedicar para que haja interesse e interação com o anúncio. Mas, o que vem depois disso é tão importante quanto!
Uma landing page será fundamental e indispensável
Tenha uma landing page para que o usuário, ao clicar no anúncio, seja redirecionado para um local que contenha todas informações necessárias para a continuação do processo de captação e funil de vendas.
Este local precisa ter uma boa aparência, com informações claras e objetivas e que ajude o usuário entender melhor onde ele foi parar.
Não esqueça das chamadas para ação! Elas são importantes para que o usuário saiba o que de fato ele precisa fazer. Exemplos de chamadas para ação:
- Clique aqui;
- Saiba mais;
- Cadastre-se;
- Baixe grátis;
- Quero saber mais;
Capte usuários e utilize um CRM imobiliário
E, por último, capte os usuários como prospectos e utilize um bom CRM imobiliário para interagir com eles. Mantenha um relacionamento próximo, caloroso, humano e cultive as vendas da sua imobiliária de uma forma otimizada e eficiente.
Este é o processo básico e simples de como utilizar os anúncios para conseguir mais contatos e mais vendas.
Conte sempre com a Ville Imob para te ajudar.