Em nosso artigo de hoje vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre como ter um bom engajamento no Instagram para, dessa forma, desenvolver o seu marketing digital de uma maneira mais inteligente. Pois a gente sabe que não basta apenas fazer publicações de vez em quando, não é mesmo? Mas sim, é preciso que você se atente para algumas “regrinhas” importantes.
Estas regrinhas serão responsáveis por fazer com que o algoritmo do próprio Instagram trabalhe ao seu favor. Visto que quando bem planejada as suas publicações, maiores serão as chances de entrega do seu conteúdo.
Dessa maneira, para te ajudar nesta importante empreitada, nós elaboramos um guia completo com todas as dicas que você precisa conhecer. Acompanhe a seguir as informações e saiba mais sobre o assunto. Certamente você desfrutará de resultados incríveis desde a primeira semana!
Como ter um bom engajamento no Instagram agora?
O Instagram não apresenta uma única “receita” de como ter um bom engajamento no mesmo. Mas sim, ele nos dá diversas pistas de atitudes e ações que podemos tomar para impactar positivamente o alcance de nossa conta.
Mas o que estamos querendo dizer com isso? Estamos querendo dizer que você terá que ser persistente. Pois alguns pontos podem funcionar mais para um nicho de venda, e outros nem tanto. Por isso, procure sempre conhecer e compreender os seus clientes e potenciais clientes, para assim trabalhar a sua comunicação online de um modo mais efetivo.
Visto este importante ponto, vamos agora à nossa lista de dicas de como ter um bom engajamento no Instagram:
1- Faça um bom planejamento de conteúdo
O primeiro passo de como ter um bom engajamento no Instagram é planejando tudo o que você pretende publicar na plataforma. Afinal, como mencionamos anteriormente, não adianta você simplesmente postar eventualmente algum conteúdo escasso, sem um objetivo aparente.
Mas sim, você precisa pensar em publicações mensais, semanais e, principalmente, diárias. Elas precisarão acontecer com uma frequência bem interessante, e você deverá intercalar estilos de publicações, para manter o seu público atraído pelo o que você tem postado.
Visto que, se o conteúdo for “meia boca” e até mesmo monótono, você não terá um engajamento interessante. Sempre que for planejar as suas publicações, lembre-se de se pôr no lugar do potencial cliente. O que ele gostaria de encontrar no seu portal? Que tipo de conteúdo pode ser mais interessante?
Ao pensar desta forma, você estará abrindo um leque de possibilidades para o seu negócio.
2- Invista em tecnologia
O segundo ponto que precisa ser pensado com muita atenção é com relação às tecnologias que você tem utilizado no dia a dia da sua produção de conteúdo. E quando pensamos em tecnologia, estamos pensando nela de diferentes formas. Sendo elas:
- A qualidade das imagens: As suas imagens precisam representar exatamente o que você quer mostrar para os seus clientes. Mas, como fazer isso? Apostando na qualidade! Nunca, em hipótese alguma, publique alguma imagem que possa estar pouco nítida, com iluminação ruim, etc. Mas sim, atente-se para cada detalhe do que é compartilhado, a fim de chamar a atenção dos seguidores.
- Programas de edição: Para deixar as suas imagens ainda mais atraentes e bonitas, você pode também apostar em programas de edição. E, desse modo, você poderá escolher tanto opções pagas, quanto aquelas que são gratuitas.
- Acessórios para melhorar a iluminação de um vídeo ou de uma foto: Quando você for gravar um vídeo para stories ou feed, ou então, até mesmo tirar uma foto, é importante que você utilize acessórios que possam melhorar a qualidade. Lembre-se que quanto mais profissional e “bonita” for a sua foto, mais interações ela gerará.
- Drones: Outra opção de tecnologia muito interessante é o uso de drones para fotografar e gravar detalhes dos seus imóveis. Assim você torna o vídeo ainda mais atrativo e com “algo a mais”, quando comparado com outros tipos de publicações.
3- Mantenha uma regularidade
Mais importante do que apenas cuidar da “imagem” das suas publicações, é você pensar na regularidade que manterá das mesmas. Mas o que isso quer dizer?
Bem, muita gente acredita que postar aleatoriamente, algumas vezes na semana, já é o suficiente para elevar o engajamento de uma conta. Porém, se você quer saber como ter um bom engajamento no Instagram, anote esta dica: Sem regularidade, sem sucesso.
Esta regularidade poderá ser estipulada quando você pensar no planejamento do seu conteúdo. É neste momento que você deverá estipular:
- Horários;
- Temas de conteúdos para determinados horários;
- Horários para stories;
- Dias da semana que serão feitas as publicações;
- Interações que acontecerão com os seguidores;
- Entre outras ações importantes.
Claro que estas são apenas algumas ideias do que você deverá seguir na hora de pensar na regularidade das suas publicações.
4- Abuse das hashtags
Esta é uma das melhores formas de como ter um bom engajamento no Instagram. Sim, pois muita gente utiliza e segue hashtags variadas para encontrar novos conteúdos, todos os dias. Assim, toda as vezes que você usa uma hashtag em uma publicação sua, eleva as chances de novos usuários chegarem até você.
E ao perceberem que o seu conteúdo pode ser relevante e bem feito, com qualidade e boas imagens, este usuário se sentirá convocado a “curtir” a sua foto. E a gente sabe que, quanto mais curtidas temos assim que uma imagem é publicada, maiores serão as chances de sermos vistos por mais e mais pessoas.
Entretanto, cuide na hora de escolher as hashtags das suas imagens. Não adianta colocar diversas, de um modo extremamente aleatório, ok? Mas sim, estipule quais são as ideias que aquela publicação quer passar para o seguidor. A partir disso, você já terá uma ideia de quais são os temas da sua postagem.
Feito isso, é hora de pesquisar as melhores hashtags para cada um dos temas que você observou no seu conteúdo. Pois, do mesmo modo, é necessário um planejamento para esta escolha. Visto que é importante que você varie entre hashtags muito conhecidas, outras medianas e outras menores. Assim, eleva-se a chance de engajar em uma pequena, impactando em uma média e grande, por exemplo.
5- Interaja com os seus seguidores
Outro segredo de como ter um bom engajamento no Instagram é você interagir. Sim! Mas interagir com uma regularidade também.
Quando você curte a foto de alguém, automaticamente os algoritmos do Instagram compreendem que as publicações daquela conta são importantes para você. Consequentemente, você passa a receber mais postagens em seu feed inicial.
Desse modo, quanto mais você interagir com os seus clientes, mais você será visto. E ao ser visto, eles poderão vir até o seu perfil e, consequentemente, curtirão as suas publicações. O resultado? Você passará a aparecer muito mais para os seus seguidores, na medida em que você interage com eles, e eles interagem de volta.
E isso vale não apenas para curtidas, como visualizações nos stories e comentários. Procure sempre estar próximo de quem já está com você, para que assim, a sua visibilidade vá aumentando gradativamente. E, pouco a pouco, você conquiste novos seguidores, no qual você irá interagir mais tarde e, da mesma forma, chamará a atenção e melhorará o seu engajamento.
6- Publique nos stories com frequência
Da mesma maneira que você precisa manter uma regularidade nas suas publicações no feed, você também precisa pensar na frequência do seus stories. E sim, você terá que trabalhar um pouquinho mais com ele.
Pois os stories retratam o momento, e estão sendo atualizados o tempo todo. Por isso, você deve ter o cuidado de manter uma frequência mais equilibrada. Visto que, neste caso, não adianta apenas publicar um “bom dia” e passar o dia inteiro sem aparecer, certo?
Procure sempre por presença e regularidade! O ideal, segundo muitos blogueiros, é que você publique pelo menos a cada duas horas. Mas, é preciso ter certo cuidado com este tipo de publicação.
Pois da mesma forma, não dá para simplesmente criar conteúdos vazios e aleatórios, não é? Mas sempre tente pensar no estilo de conteúdo que os seus clientes poderiam se interessar. Isso não quer dizer que tudo o que você publica precisa ser extremamente sério e “profissional”. Não!
Você pode sim criar algo mais pessoal a próximo do dia a dia dos seus clientes. Mas, você deve ter o cuidado de não tornar uma rotina monótona.
Importante: Cuidado para não criar um roteiro muito engessado! Muitos blogueiros acabam estipulando “temas” para usar ao longo do dia, nos stories. Porém, o problema é que isso pode deixar as suas postagens muito no piloto automático. Ou seja, se você todos os dias postar um bom dia, mais tarde, uma frase de motivação e, mais tarde, algum comentário sobre o “momento do café”, automaticamente isso ficará “chato” pra os seus seguidores.
Lembre-se que stories é dia a dia e é vida! Ou seja, precisa sim de conteúdo bacana, mas precisa também de espontaneidade.
7- Não pratique spam
Saber como ter um bom engajamento no Instagram está diretamente atrelado ao cuidado de não praticar spam na plataforma. Visto que não há nada mais chato do que aquela conta que curte TODAS as fotos de uma vez, ou comenta muitas vezes – e até mesmo coisas sem sentido – apenas para “aparecer” para outras pessoas.
Pois, ao invés de isto gerar mais engajamento e resultados, na verdade, ocorre o contrário. Os usuários perceberão que você está apenas “tentando aparecer” de um modo mais forçado. E, dessa maneira, o que era para gerar algo positivo, acaba “manchando” a imagem do seu negócio, de alguma forma.
8- Entregue solução e informação
Ao voltarmos a ideia de regularidade, precisamos pensar em que tipo de conteúdo você entregará para os seus clientes. E uma boa forma de como aumentar o engajamento no Instagram é justamente apostando na entrega de soluções e boas informações para os seus clientes.
Pois sim, a gente sabe que uma imobiliária precisa sim apostar na demonstração de imóveis e até mesmo valores. Mas, se você focar apenas neste tipo de conteúdo, pode ser que os seus clientes acabem perdendo o interesse em acompanhar as suas postagens.
Dessa maneira, você deverá, portanto, apostar em outras vias igualmente interessantes. Responda questionamentos comuns do seu público, invista em informações novas e entregue soluções. Seja essencial no Instagram dos seus seguidores!
9- Aposte em lives
Por fim, outra forma muito interessante de como aumentar o engajamento no Instagram é apostando em lives, em diferentes momentos.
As lives costumam ser notificadas para grande parte dos seguidores e, ao clicarem para assisti-la, automaticamente pouco a pouco o seu engajamento vai aumentando na plataforma. Dessa forma, sempre que houver algum tipo de evento que envolva o lançamento de um empreendimento, por exemplo, você poderá divulgar a partir de uma live.
E ao fazer isso, mais e mais pessoas passarão a se interessar pelo seu conteúdo. E assim, as interações começam a acontecer (inclusive com comentários na transmissão ao vivo) e consequentemente todo o envolvimento vai se elevando. Aposte nesta possibilidade!
Hora de trabalhar a gestão do seu negócio
Viu só como é mais simples do que você imaginava? Tudo o que você precisa fazer é apostar em organização, planejamento e regularidade. Basicamente, estes são os três pilares para se ter um bom engajamento no Instagram.
Entretanto, sabemos que manter essa organização de publicações pode ser um tanto difícil. E, por isso, temos uma dica bônus para você! Já pensou em investir em uma plataforma para imobiliária, que lhe ajude na gestão até das suas mídias sociais? Parece interessante, não é mesmo?
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