Atualizado em 11 de junho de 2021.
Fazer vídeos de imóveis é um dos recursos mais práticos e úteis na hora de vender, não é mesmo? Mas, como você pode fazê-los de uma forma prática e eficiente, sem gastar muito? Quais atributos devem ser explorados durante os vídeos de imóveis à venda?
É isso que vamos entender no artigo de hoje. Para te ajudar, separamos algumas dicas práticas. Acompanhe para saber mais e fique por dentro desse assunto!
Fazer vídeos de imóveis: Veja nossas dicas
Para fazer vídeos de imóveis que sejam vendáveis e não apresentem aspecto de “não profissional”, é importante tomar alguns cuidados. No entanto, você sabe quais cuidados são estes? Há diversos critérios que precisam ser levados em consideração na hora de uma produção.
É claro que o ideal, é sempre você contratar um profissional que entende mais do que você sobre o assunto. Mas nós sabemos que nem sempre isto é possível, por um motivo ou por outro. Neste caso, nada melhor do que aprender, não é mesmo? Afinal, se for para fazer, que seja o mais próximo do profissional possível!
Para isso, existe uma série de critérios que podem ser seguidos a fim de explorar bons vídeos imobiliários para o seu negócio. Com as técnicas simples, porém, eficientes, você já conseguirá montar bons roteiros de vídeos, além de fazer belas apresentações de imóveis.
Ficou empolgado com a ideia? Então veja as nossas dicas para colocar a mão na massa!
1- Contar uma história é o primeiro passo para fazer vídeos de apresentação de imóveis
Antes mesmo de começar a gravar um vídeo, você precisa ter em mente uma coisa: o que envolve, é a história. E por isso, você deve pensar em contar uma boa história quando for fazer vídeos de imóveis. E talvez isto nem seja tão simples assim de entender. Afinal, quando falamos de história, geralmente nos remete à personagens, cenário, enredo, etc.
O que é uma verdade. Mas, neste caso, a nossa história vai contar apenas com um elemento: o enredo. Mas é importante ficar claro que não necessariamente os outros devem ser pra sempre descartados, ok? Há diversas formas criativas de usá-los em vídeos e vender mais.
O importante, nessa situação de como fazer vídeos de imóveis, é justamente conseguir construir um enredo que seja capaz de cativar e envolver o seu potencial cliente. Ou seja, é preciso despertar o interesse por assistir um pouco mais e descobrir o que vem na cena a seguir.
Além disso, é a partir desses vídeos de apresentação que podemos fazer com que o nosso telespectador se transporte. Sim, se transporte para o local em que as cenas são gravadas. Ele precisa se sentir parte daquilo, como se aquele imóvel você um sonho a ser realizado.
Sendo assim, o enredo é uma das coisas mais importantes que você pode (e deve) utilizar. Afinal, é isto que irá conduzir qualquer mensagem. É a partir do enredo que você poderá estruturar um começo, um meio e um fim. E se isto não estiver bem apresentável, dificilmente seu vídeo terá retenção.
Mesmo que você vá só filmar ambientes de um apartamento, por exemplo, é possível colocar um enredo. Você pode começar o vídeo abrindo a porta principal, simulando uma pessoa entrando e, assim, passando pelos cômodos. A dica aqui é produzir, inclusive, uma locução com um texto em cima das imagens. Isto conduzirá muito bem sua audiência!
Quanto mais “humanizado” ficar o seu vídeo, e menos focado apenas em uma “venda” ou “número”, mais envolvente será a sua história. Consequentemente, maiores serão as suas chances de fechar um negócio de qualidade e que realmente satisfaça o seu cliente.
2- Saiba o que você vai gravar e prepare um roteiro (mesmo que simples)
Para fazer vídeos de imóveis ou qualquer outro vídeo, existe algo indispensável: um roteiro! Mesmo que simples, contando o que você irá gravar, ele precisa existir. Diferente do que muitas pessoas pensam, simplesmente abrir a câmera e gravar não é o suficiente. Você precisa saber o que você vai gravar, para depois na edição, tudo fazer sentido.
Lembra de quando comentamos, anteriormente, da importância de criar um enredo com o seu vídeo? Pois bem. Como seria possível contar uma bela história, abrindo a janela da cozinha e deixando o sol entrar, se você sequer sabe quando e em que circunstância deverá gravar esse momento?
Sem esse roteiro você pode acabar investindo muito tempo em etapas não tão interessantes, e deixando de lado algumas gravações que poderiam ser muito mais eficientes e contagiantes, não concorda?
Sendo assim, para te ajudar, nada melhor do que ter um guia prático, não é mesmo? O roteiro servirá para isso. E com ele você poderá definir previamente todas as suas ideias, antes mesmo de lugar a câmera. Você vai notar que a produção se tornará muito mais fácil, rápida e prática, pois você irá direto ao ponto, sabendo o que precisa gravar. E isto é ótimo, pois poupar tempo também é importante, principalmente em uma função secundária.
Uma dica simples de roteiro é: pense o que você quer transmitir com base no que o imóvel pode oferecer. Em cima disso, enumere as cenas e mãos a obra!
3- Organize o ambiente de uma forma harmônica na hora de fazer vídeo de apresentação de imóveis
Depois que você já souber a história que vai contar e também ter um roteiro devidamente pronto, é importante pensar no ambiente. Tudo precisa fazer sentido com o que você quer de fato transmitir. E nisto inclui-se o próprio imóvel. Por exemplo, se você quer dar um clima praiano para o imóvel, não podem ter elementos de um clima de frio.
Este é só um exemplo do que você precisa levar em consideração, aplicando as devidas proporções para cada situação. O mais importante é roteirizar e depois partir para o imóvel e organizar tudo. Crie um ambiente natural, mas clean. É importante você conseguir transmitir o máximo de naturalidade possível. Pois o espectador consegue identificar algo artificial!
Outro ponto importante é a limpeza. Se o imóvel foi recém entregue pela construtora ou mesmo por um inquilino, é mais do que importante dar uma faxina para que ele fique apresentável e impecável. No vídeo tudo isso vai ser notado!
4- Aproveite a luz do dia para criar cenas naturais
Outro ponto mais do que importante para fazer vídeos de imóveis, é aproveitar a luz do dia. Esta é talvez a ferramenta principal para este trabalho, uma vez que um vídeo escuro por proporcionar sentimentos negativos em que assiste. Além de que a percepção de falta de profissionalismo pode ser muito forte!
Por isso, luz é tudo! E se a luz for natural, tudo poderá ficar ainda melhor. Lembre do que mencionamos anteriormente, que a naturalidade do vídeo é importante? Pois bem, utilizando uma luz natural, isto fica ainda mais nítido.
Porém, é importante também saber equilibrar este aspecto. Uma luz natural para determinadas histórias pode não ser tão importante. Já para outras, é mais do que fundamental. Assim sendo, é de suma importância que você sempre tenha em mente e roteirizado todo o vídeo. Uma coisa estará sempre ligada na outra!
5- Utilize iluminação artificial para preencher ainda mais os ambientes
Se a iluminação natural é importante e pode criar um aspecto visual interessante para a composição do seu vídeo, a luz artificial poderá ajudar ainda mais. Muitas vezes, tudo que queremos para determinada cena, é pegar um raio de sol. No entanto, esta luz pode não ser o suficiente para iluminar o ambiente. É aí que entra a luz artificial!
Você poderá utilizar um kit de iluminação básico, composto por um ou dois leds. Isto facilitará muito a sua produção e criará um aspecto de ainda mais profissionalismo, uma vez que uma cena bem iluminada poderá despertar muito mais interesse nas pessoas. E ao fim, é isto que queremos: pessoas interessadas em fechar negócio!
A luz artificial é ótima para preencher ambientes e criar cenas compostas. Afinal, se fotografia é luz e vídeo é uma composição em velocidade de fotografias, logo, vídeo também é luz!
6- Equipamentos são importantes, mas não determinantes
Quando vamos fazer vídeos de imóveis, logo pensamos que precisamos de dezenas de equipamentos caros e profissionais, não é mesmo? O que não necessariamente é verdade. Conforme mencionamos anteriormente, é claro que quanto mais você profissionalizar um processo, melhor. E profissionalizar também significa investir em equipamentos.
No entanto, isto não é determinante. Principalmente com os smartphones que temos hoje em dia disponíveis. As câmeras dos celulares já conseguem muitas vezes captar em resolução Full HD e com uma nitidez incrível. E você, obviamente, poderá se aproveitar deste recurso.
Por isto, saiba que não necessariamente o equipamento precisa se tornar um empecilho! Há alternativas que são tão boas quanto uma câmera profissional ou um kit de iluminação profissional.
7- Grave sempre com o celular na horizontal
A nossa dica de número 7 se refere ao estilo da gravação. Para produzir determinados tipos de vídeos, você deverá necessariamente utilizar uma gravação na horizontal. Esta é uma forma de deixar o formato profissional e adequado para, por exemplo, o Youtube ou mesmo o Facebook.
Há muitas pessoas que não se atentam para este detalhe e simplesmente abrem a câmera para gravar. E depois na edição ou publicação acabam se frustrando pela falta de conhecimento técnico.
E quanto mais você puder evitar estas pequenas frustrações, melhor. Pois cada vez que isto acontecer, haverá também uma sensação de desmotivação. E isto é ruim para a sequência das produções!
No entanto, não necessariamente isto é uma regra. Estamos falando para produções específicas que precisam necessariamente de uma tela na horizontal. Agora, se o seu projeto de vídeo for para redes sociais que são na vertical, é neste formato que você deverá gravar!
Ou seja, cada caso é um caso e você precisará estudar tudo isto previamente lá nos primeiros tópicos, onde você definirá a história e o roteiro!
8- Procure sempre usar a melhor câmera do seu celular
Se você for fazer vídeos de imóveis utilizando seu celular, é de suma importância que você entenda ao máximo de todos os recursos que ele oferece. Vale lembrar ainda que é recomendável utilizar a câmera do celular somente se o celular for algum lançado recentemente. Assim você garantirá a máxima qualidade possível!
Desta forma, recomendamos também que você utilize sempre a melhor câmera. E geralmente, a melhor câmera é a câmera traseira, pois ela conterá mais captação de luz e muito mais megapixels. Afinal, fazer tudo certo desde o início é muito importante. Afinal, você não quer ter que refazer tudo depois, não é mesmo?
Se você não sabe qual a melhor câmera do seu celular, você poderá consultar o manual dele ou mesmo procurar por explicações na internet. A câmera que tiver mais definições técnicas é a que você deverá utilizar.
9- Ter um tripé pode fazer toda diferença na hora de fazer vídeos de imóveis
Esta dica está completamente relacionada a questão dos equipamentos que mencionamos anteriormente. Para fazer vídeos de imóveis, você precisará definir uma série de critérios antes mesmo de começar a gravar. O estilo da filmagem, por exemplo, falará muito para o espectador. A linguagem utilizada é algo importante.
Por exemplo, uma linguagem casual e em primeira pessoa, aceitará tranquilamente algumas tremidas ou mesmo alguns desfoques na câmera. Pois automaticamente isto é aceito dentro da composição e da proposta. Agora, se o seu objetivo for construir um vídeo mais sério, institucional e sólido, é de suma importância que você tenha em mãos um tripé.
O tripé ajudará e muito na captação das imagens, pois ele fará com que as cenas não fiquem tremidas! E acredite, gravar na mão será uma dificuldade tremenda, pois eventualmente, daremos uma tremida, por mais sutil que ela seja. E isto tudo será perceptível no vídeo.
No entanto, o tripé pode dificultar algumas captações. Principalmente se o seu objetivo for caminhar pela casa e ir mostrando os cômodos, pois o tripé é um equipamento fixo. Neste caso, você poderá optar por um suporte hidráulico.
Com ele, você poderá caminhar tranquilamente que automaticamente o a cena vai corrigindo a e ficando estável. É uma espécie de estabilizador manual e será muito útil para que suas produções fiquem muito melhores.
Publique nos lugares certos
Depois de fazer vídeos de imóveis da maneira certa e utilizando as dicas que passamos anteriormente, é mais do que importante ter um lugar para publicar o material. E se uma coisa é importante, é entender que o local também deve ser escolhido previamente, antes mesmo de ligar a câmera!
Conforme você já sabe, cada local irá demandar um formato. E escolher o local antes de gravar irá prevenir este possível problema. Se você optar por colocar o seu vídeo no Youtube ou Facebook, o formato deverá ser na horizontal. Se você optar por colocar nos Stories do Instagram, por exemplo, o formato deve ser vertical.
Desta forma, esta já fica como uma das primeiras dicas: publique seus vídeos nas suas redes sociais. Afinal, elas serão a porta de entrada para grande pate do seu possível prospecto. Além do mais, um vídeo nas redes sociais servirá como conteúdo por um longo tempo, pois ele sempre ficará lá.
Outro local que você pode publicar, é no seu site imobiliário. Ter um material de qualidade no seu site imobiliário é o que deixará você a frente da sua concorrência. Afinal, hoje em dia as pessoas procuram tudo que precisam na internet. E quanto mais você estiver disponível e com produtos de qualidade, melhor.
E acredite, há quem não dê o devido valor para ter um site! E você pode evitar isso, construindo o seu de uma forma rápida e prática, utilizando os serviços da Ville Imob. Você encontrará ótimas alternativas para fazer um site profissional de forma otimizada e investindo pouco. E, desta forma, seus vídeos terão um ótimo lugar para serem apresentados, não é mesmo? Boa sorte!