Como está o seu marketing imobiliário nas redes sociais? Este é um dos assuntos mais importantes quando estamos falando de engajamento e profissionalismo da sua imobiliária. Sabemos que hoje em dia praticamente todas as pessoas estão conectadas.
E com o poder da conectividade e da internet, podemos construir e desenvolver ainda mais nossos negócios. Por isso, é importante sabermos quais passos dar e por quais caminhos seguir. Acompanhe o texto para entender mais sobre o assunto.
Marketing imobiliário nas redes sociais
O marketing imobiliário nas redes sociais muitas vezes acaba sendo deixado de lado. Seja por algum motivo de falta de conhecimento técnico ou teórico, ou mesmo por negligência. Assim sendo, não podemos simplesmente fazer de conta que o ambiente digital não existe.
Precisamos entender que nos dias atuais, cada vez mais as pessoas estão tendo a possibilidade de navegar e acessar a internet de onde elas estiverem.
Isto quer dizer que esta é uma grande chance de conseguirmos estar em contato com um público que tem interesse em nosso produto ou serviço.
Afinal, as redes sociais permitem a segmentação e criação de conteúdos para atingir o público que quisermos, quando quisermos. O que é ótimo para ações pontuais e planejamentos estratégicos inteligentes.
No entanto, nem tudo é tão simples quanto parece. É claro que está longe de ser difícil. Porém, é preciso tomar alguns cuidados e entender qual a melhor forma de participar e trabalhar em cada rede social.
Muitos acreditam que postar qualquer coisa é o suficiente, pois acreditam que quantidade é qualidade. Mas não é assim. Precisa-se de muito mais que isso.
Além de um bom plano de negócios imobiliário, que é o que irá nortear a imobiliária como um todo, é indispensável ter um plano de marketing digital para sua imobiliária.
Esta será uma ferramenta fundamental para a construção da sua marca no ambiente online no médio e longo prazo. E para te ajudar, separamos 7 dicas valiosas e imperdíveis para que a sua presença digital tenha peso e relevância. Acompanhe.
O que é marketing e o que levar em consideração neste aspecto?
Para que possamos partir para as dicas práticas, é importante que você entenda o que de fato é marketing. Você já ouviu o ditado que diz: “para dar passos pra frente, precisamos dar alguns para trás”?
Pois bem, em muitas questões da vida pessoal e profissional, precisamos considerar dar um passo para trás para que possamos enxergar melhor a realidade e, desta forma, poder avançar.
Do ponto de vista do marketing digital, precisamos fazer a mesma coisa antes de iniciarmos um projeto ousado e de longo prazo. No caso, precisamos entender o conceito amplo do que é o marketing.
O objetivo não é alongar este tópico, mas é importante entender. Acompanhe.
Há pessoas que acreditam que o marketing, principalmente nas redes sociais, é um instrumento de ação e reação. Ou seja, considerar que uma postagem, um anúncio ou um vídeo, fará o faturamento da empresas duplicar.
As vezes sim, acontece. Mas esta não é a realidade. Além de que o marketing é muito maior do que simplesmente fazer uma arte para publicar no Facebook.
Marketing é um plano abrangente que visa construir não só a imagem da marca, mas também, desenvolver canais de venda, o preço de uma forma geral e, acima de tudo, o produto.
Ou seja, o marketing precisa necessariamente atuar de uma forma ativa na sua imobiliária, compreendendo, de alguma forma, todos os setores e todas as ações.
E no digital, não é diferente. É preciso construir um plano que consista em diversos pontos e que sigam na mesma direção de toda a empresa. Sem desvirtuar e sem se apoderar do achismo.
Foco é preciso! Por isso, acompanhe as dicas e construa o marketing imobiliário nas redes sociais de forma profissional e consistente.
1- O conteúdo precisa ser bom
Quando estamos falando marketing imobiliário nas redes sociais, basicamente, estamos falando de conteúdo. Ou seja, quando estamos construindo um projeto de marketing profissional no ambiente digital, precisamos necessariamente pensar e um conteúdo de qualidade.
Afinal, as pessoas estão nestes canais justamente para isso: consumir conteúdo.
E isto não é muito diferente em outros canais de comunicação. Por exemplo, pense em uma grade de programação de televisão. Para que determinada emissora tenha audiência, o que é preciso ter? Um programa que chame atenção.
E como este programa deve ser construído? Com foco em um bom conteúdo. E no rádio, por exemplo, é a mesma situação. Um programa só terá audiência se o conteúdo dele for bom.
Agora você deve se perguntar: por que nas redes sociais seria diferente? E de fato, não é diferente. O conteúdo é o que manda. E para que você tenha audiência, ele precisa ser bom.
Por isso, o primeiro passo para que o marketing imobiliário nas redes sociais possa se tornar efetivo, você precisa pensar em um bom editorial de conteúdo.
Imagine que as pessoas estão descendo a linha do tempo, por exemplo, do Facebook. Coloque-se no lugar desta pessoa: o que ela está esperando ver na linha do tempo dela? Fotos de amigos e talvez notícias do país.
Ela nunca está esperando ver alguém vendendo algo para ela. E é justamente neste ponto que muitos projetos de redes sociais para empresas acabam indo por água abaixo. Pois não há um foco em conteúdo de qualidade.
A sua imobiliária não poderá postar fotos de amigos das pessoas. Nem poderá dar notícias, pois não é jornalista. Logo, ela precisa encontrar um jeito de se comunicar que não seja invasivo.
É aí que entra a questão de um bom editorial de conteúdo. E vamos falar mais abaixo como você pode tirar proveito disso de uma forma que, no longo prazo, tudo se transforme em vendas.
2- Nunca deixe de interagir com seus fãs
Agora que já entendemos a importância de um bom conteúdo para se diferenciar e aparecer de uma forma positiva na linha do tempo das redes sociais, é importante avançarmos para que mais itens práticos possam ser compreendidos.
E um deles é justamente a interação com seus fãs. Talvez você já tenha visto alguma postagem no Facebook de alguma grande empresa com centenas e até milhares de comentários, não é mesmo?
Muitas vezes, estas grandes empresas não fazem o menor esforço para participar desta interação. Apenas postam e deixam o público “a ver navios”.
O que é um grande equívoco, pois há uma enorme oportunidade neste local para construir um relacionamento que, no futuro, se converterá em cliente.
Imagine que você seja um professor ou uma professora e um aluno faz uma pergunta para você. Você, concentrado apenas no seu “próprio umbigo”, resolve não responder, ignorar e continuar a aula.
Como este aluno irá se sentir? Muito provavelmente uma situação de abandono irá dominá-lo. Além da frustração e da humilhação de não ter sido atendido.
O mesmo acontece com as pessoas que comentam ou perguntam algo em suas postagens e você ignora completamente, achando que a pergunta é óbvia demais ou mesmo sem um atrativo para você poder vender algo na resposta.
Este é um dos maiores erros que podemos cometer, pois em cada comentário de rede social, há um potencial cliente para o futuro.
Por isso, interagir e cultivar relacionamentos é uma ótima forma para prospectar clientes com marketing imobiliário nas redes sociais.
3- Pense no compartilhamento dos conteúdos
Quando estamos desenvolvendo um plano de conteúdo que compreenda uma linha editorial criativa, não podemos deixar de pensar no comportamento do usuário.
Assim como o comportamento do consumidor é extremamente importante para que nossa imobiliária consiga evoluir e faturar cada vez mais, na internet, o comportamento de quem acessa e consome o conteúdo que for criado, também é importante.
E uma das ações mais práticas e que tem resultado praticamente mediato, é justamente desenvolver conteúdos que sejam compartilháveis. E o que isso quer dizer?
Quer dizer que você deve pensar em como as pessoas irão receber o que você estiver postando. Se elas gostarem, o compartilhamento será inevitável, uma vez que elas irão querer que todos os amigos delas vejam.
A partir do momento que o seu conteúdo passa a ser compartilhado, uma outra porta de crescimento se abre. A partir deste momento, a conta da sua imobiliária passará a crescer praticamente de forma automática, uma vez que o alcance dela será amplamente maior.
Agora, ao invés de apenas os seus fãs receberem seu conteúdo, os amigos dos fãs também começam a receber. E aí o efeito “bola de neve” acontecerá a seu favor.
Mas para que isso aconteça, não basta apenas publicar. É preciso pensar em assuntos que sejam relevantes para quem consome. Acompanhe abaixo para ter algumas ideias de conteúdo.
4- Ajude seu público de alguma forma – não foque em apenas vender
Um dos erros mais comuns que diminuem a venda dos imóveis no longo prazo, é acreditar que a rede social é um catálogo de ofertas. Principalmente se você for iniciante no assunto, é importante entender que marketing imobiliário nas redes sociais é algo a ser construído.
E não algo em que com poucas ações, o resultado será enorme. E para isso, foque em algo estratégico: ajude o seu público de alguma forma com o seu conteúdo.
Lembra que mencionamos anteriormente que uma pessoa na rede social espera ver fotos de amigos? Pois bem, a sua forma de conseguir alguma atenção neste meio, é oferecendo algum tipo de ajuda para o usuário.
Mas, como assim ajuda? Simples: procure fazer postagens com dicas, sugestões, conselhos e demais tópicos que de alguma forma, gerem valor.
Se você apenas postar anúncios de imóveis, fazer postagens dizendo que a sua imobiliária é a melhor, etc, dificilmente conseguirá ter sucesso na rede social. Afinal, você precisa postar aquilo que as pessoas querem ver e receber. Ajude-as antes de pedir algo em troca!
5- Aposte em vídeos para acelerar seu marketing imobiliário
Uma das formas de conteúdo mais aceitas hoje em dia, são os vídeos. Eles estão por toda parte e em todas as redes sociais. E você pode (e deve) tirar proveito disso. O vídeo é um formato simples e muito rico para o usuário.
Você poderá usá-lo para construir o seu relacionamento de uma forma ainda mais imersiva. Lembre-se de criar conteúdo que seja compartilhável. Assim, as chances de unir o útil ao agradável serão ainda maiores.
6- A empatia nas redes sociais pode ser uma ótima ferramenta
O marketing imobiliário nas redes sociais não funcionará se não tiver um elemento crucial para conversar e gerar atenção: Empatia.
Esta é uma das ferramentas mais simples que podemos utilizar para atrair e manter um relacionamento de longo prazo com os nossos fãs no Instagram, Facebook ou outra rede social.
Além do mais, a empatia vai te ajudar não só em suas redes. Mas também, em gerar vendas. Utilizando-a você poderá conversar com as pessoas de uma forma muito menos forçada. O que é ótimo para transparecer confiança e credibilidade.
Uma pessoa que sente empatia ao conversar com outra, dará muito mais abertura para ofertas, promoções e conversões que, no caso, será o objetivo da sua imobiliária.
7- Não deixe de fazer campanhas de anúncios
O marketing imobiliário nas redes sociais nos permite construir um relacionamento abrangente com nossos fãs. No entanto, a limitação de engajamento pode ocorrer quando você notar que as postagens já não são mais entregues.
E isto pode ser resolvido com campanhas de anúncios.
Explore o máximo dos recursos do Facebook Ads, por exemplo, para aumentar ainda mais a força da sua marca no ambiente online. Entretanto, somente fazer não é o suficiente.
É preciso fazer certo! Por isso, use todas as dicas que passamos anteriormente para montar uma postagem que seja muito bem aceita em uma campanha de Ads.
Aposte em ferramentas para otimização de tempo
A última dica bônus que podemos dar, é otimizar o seu tempo.
Organizar e montar um plano estratégico digital para a sua imobiliária não é o trabalho mais simples do mundo. E você pode (e deve) economizar o máximo de tempo que puder para focar em outras áreas também importantes.
Por isso, utilize a ferramenta de integração social da Ville Imob.
Esta é uma forma não só de garantir regularidade nas postagens, mas também, de liberar o seu escasso tempo para outras tarefas. Boa sorte!