Se você já está há algum tempo trabalhando a inteligência de marketing, sabe que o blog da sua imobiliária é uma das ferramentas mais úteis e importantes para a captação de novos clientes. No entanto, muitas vezes pode demorar para que ele engaje e tenha alguma relevância na esfera digital.
Afinal, sabemos que nenhum trabalho é da noite para o dia e isto é muito perceptível em qualquer área. Por isso, separamos uma lista com 7 dicas para que você coloque em prática ainda hoje e faça os acessos do seu blog subirem. Acompanhe.
Blog da sua imobiliária – Como deve ser?
Para que o blog da sua imobiliária atinja o sucesso, não há receitas mágicas. É preciso trabalho! Mas por mais que muitas vezes estamos dispostos a trabalhar muito, pode ser que haja alguma dificuldade em alguns aspectos. Seja por falta de conhecimento ou mesmo falta de direcionamento.
Em nosso artigo de hoje, vamos propor algumas estratégias simples mas que demandam muito trabalho entre cada uma delas. Colocá-las em prática é fundamental, uma vez que é somente a partir disso que os ativos poderão se construídos e, consequentemente, gerar valor para seu público. Acompanhe.
1- Construa conteúdo de forma profissional
A primeira etapa para que o blog da sua imobiliária tenha mais acesso é, definitivamente, focar em conteúdo profissional. Pense que um blog vive única e exclusivamente de conteúdo. E uma vez que este conteúdo não seja feito da maneira correta, você estará acabando com as chances de atrair mais usuários.
Antes de partir para as próximas dicas, precisamos entender que o conteúdo é rei. Ele quem manda. Ele quem direciona. Ele que faz tudo. Se este dispositivo não estiver bem alinhado e pensado da forma correta, todo o resto que você espera e cria expectativa não acontecerá.
Por isso, busque profissionais para quem possam lhe ajudar. O primeiro deles, é encontrar um profissional de redação que possa redigir textos focados para internet. Ou seja, alguém que entenda mais do que você do assunto. Este profissional trabalhará em parceria com o seu conhecimento (imobiliário) e poderá criar os conteúdos com base no que há de melhor para o Google.
Mas, como assim para o Google? É importante que o seu conteúdo seja rico e ajude as pessoas e este é o ponto principal. No entanto, é preciso também entender que o Google (ou outro buscador) será o responsável por entregar este conteúdo para as pessoas na medida que elas pesquisem. E o conteúdo só será entregue se for escrito com as técnicas certas.
Parece complicado? No início, pode até ser. Mas com o tempo, você irá entender o conceito e dominará assunto. E para te ajudar ainda mais, vamos falar no próximo tópico de um método que é importantíssimo para o blog da sua imobiliária: o SEO. Continue lendo.
2- O SEO é primordial
Agora que você já entendeu que o conteúdo é a porta de entrada para que os usuários comecem a chegar, é hora de entender um pouco sobre a técnica de SEO para imobiliária.
Conforme mencionamos anteriormente, não é somente escrever o texto e publicá-lo. Você precisará de muito mais do que isso. E é neste ponto que enquadra-se o profissional de SEO, que também pode ser um redator ou uma redatora com especialização neste sentido.
Mas, o que de fato é o SEO? a sigla significa, em inglês, Search Engine Optimization. Ou seja, otimização para os motores de busca. Lembre-se que um motor de busca, por exemplo, é o Google. E qualquer conteúdo precisa ser construído de forma que o Google consiga ler e processá-lo para entregar ao usuário.
E o Google somente conseguirá ler e processá-lo caso esteja escrito de uma forma coerente, dentro de algumas normas técnicas e básicas e, acima de tudo, se resolver o problema de um usuário. Mas, como assim resolver um problema do usuário? Pode ser simples: o que o usuário buscar, precisa ter uma resposta.
Por exemplo, se alguém pesquisar por “melhores bairros de São Paulo”, você poderá ter um conteúdo no seu blog falando sobre isso. Se as técnicas de SEO estiverem bem utilizadas e o conteúdo for relevante, com o tempo você começará a receber visitantes.
3- Aposte nas redes sociais como ferramentas de tráfego
Para que o blog da sua imobiliária comece a ter um tráfego consistente, você poderá apostar também nas redes sociais. Estes locais são ótimas fontes de atração de público, uma vez que você faça da forma correta.
No entanto, um ponto precisa ser destacado até aqui: acessos não significa necessariamente usuários qualificados. Você precisa focar em tráfego qualificado, caso contrário, serão apenas números.
E como conseguir tráfego qualificado nas redes sociais? Da mesma forma que você fará com conteúdos no seu blog: ajudando as pessoas. É claro que as formas de abordar vão ser diferentes e as formas de construir o conteúdo também. Mas o mais importante é atuar de forma consistente.
Uma dica é fazer posts simples e de fácil leitura, sem poluição visual e que chame a atenção das pessoas. Por exemplo, você poderá fazer um post sobre um tópico específico de algum artigo no seu blog. E, desta forma, concluir com alguma chamada para ação convidado a pessoa para ver mais sobre. Isto despertará curiosidade e você estará unindo o útil ao agradável.
Mas cuidado: somente vender seu peixe o tempo todo não é uma boa ideia nas redes sociais. Pense que as pessoas não estão nas redes sociais para ver marcas ou produtos. Elas estão para ver pessoas, ler histórias, ver vídeos engraçados e, acima de tudo, “passar tempo”.
Por isso o seu raciocínio precisa ser neste sentido: como fazer com que seu conteúdo se adapte a este formato mais amigável e pessoal e menos invasivo e direto? Há diversas formas de fazer.
E a mais indicada é contratar algum profissional de mídias sociais para que ele crie uma persona para sua imobiliária e comece a desenvolver uma conversa e um posicionamento nestas redes.
4- Faça anúncios na plataforma do Google
Depois de entender a importância de um conteúdo de qualidade, notar a relevância de técnicas de SEO e utilizar as redes sociais de uma forma inteligente, há outro método muito bom que você pode usar para aumentar o tráfego do blog da sua imobiliária. São os famosos anúncios na plataforma do Google.
Talvez você já tenha ouvido falar de campanhas online para pequenas e médias empresas. Estes anúncios podem ser uma porta de entrada incrível para que seu blog cresça e tenha acessos ainda mais qualificados. No caso dos anúncios no Google, funciona da seguinte forma. Acompanhe.
Você terá que ter uma conta no Google Ads. A partir desta conta, você poderá fazer uma pesquisa estratégia de palavras-chaves mais relevantes no Google com relação ao seu nicho. Ou seja, o que as pessoas estão buscando sobre a área imobiliária? Tenha estas informações em mente e, em cima disso, crie conteúdo no blog.
Depois, você poderá usar estas palavras-chaves encontradas para criar a sua campanha. Assim, você estará pagando para que o Google mostre seu conteúdo ou seu site para alguém que pesquisar determinada palavra. Usando novamente o exemplo de alguém que busca por “melhores bairros de São Paulo”, você poderá pagar para aparecer quando alguém pesquisar por este termo.
Funciona como um leilão de cliques: você determinará quanto quer pagar por clique e, desta forma, o Google posicionará o seu site entre as primeiras posições conforme haja demanda. No curto prazo, é uma ótima estratégia para testar conteúdos e públicos. Utilize esta estratégia dentro do seu marketing imobiliário.
5- Procure por fóruns imobiliários para divulgar seu blog
Outra forma muito efetiva de aumentar o tráfego do blog da sua imobiliária, é divulgar os artigos e conteúdos úteis em fóruns pela internet. Um fórum de qualidade é um local onde as pessoas vão para tirar dúvidas. E tirar dúvidas ou resolver problemas está diretamente relacionado com a função do conteúdo do seu site: ajudar pessoas.
Logo, esta é uma estratégia de marketing que deve ser considerada, uma vez que você estará criando posicionamento e as pessoas vão conhecer sua empresa cada vez mais.
Por exemplo, se houver algum tópico neste fórum que esteja tratando sobre algum assunto imobiliário que você domina, busque ajudar as pessoas escrevendo um texto sobre isso. Depois, divulgue o link por lá. As pessoas agradecerão (e muito), desde que ajude de fato.
No entanto, há um pequeno problema com esta ação. Por mais que ela possa gerar um tráfego muito qualificado e com uma forte adesão ao conteúdo, é preciso tomar cuidado para não fazer SPAM (nosso próximo tópico) ou poluir o ambiente. Lembre-se: ninguém está lá para ver propaganda ou divulgação da sua imobiliária. As pessoas estão lá para que dúvidas sejam resolvidas.
Por isso, toda vez que você colocar em prática a participação em fóruns, é de suma importância agir de forma humana. Ao comentar e participar, não deixe o simples link do seu artigo. Faça uma resposta de forma coerente. Busque resolver o problema por ali e faça chamada para ação (natural) ao final, convidado o leitor a ler o artigo completo.
Isto funciona muito. Mas é preciso dedicação, empenho e muita humanidade nas interações.
6- Não pratique SPAM
Conforme já mencionamos no tópico anterior, o SPAM é extremamente prejudicial. E podemos tomar como exemplo os fóruns que citamos acima. Por exemplo, se alguém tiver com alguma dúvida em algum fórum, você poderá ajudar. Mas caso comece a despejar o link do seu blog em todos os tópicos e locais deste fórum, haverá um entendimento massivo de que esta é uma prática de poluição.
O blog da sua imobiliária é um local que deve ser respeitado e este respeito começa com você. Lembre-se sempre de trazer tráfego qualificado, nunca tráfego por números.
O SPAM visa justamente isso: volume de pessoas. Agora, pense comigo: do que adianta receber no seu site 1 milhão de pessoas, sendo que destas, apenas cem possuem real interesse no seu produto ou negócio? Não vale a pena o trabalho.
E o mesmo vale para as redes sociais ou listas de e-mail marketing. Utilizá-los é essencial, mas da forma certa. Postar a cada 10 minutos o link do seu blog no Facebook ou mesmo enviar dezenas de e-mails por dia para as pessoas, só fará com que a sua imobiliária vire paisagem. Ou seja, todo mundo vê, mas ninguém repara ou aprecia de verdade. Isto também é SPAM.
Muito cuidado!
7- Tenha um blog rápido e construído especificamente para imobiliárias
A sétima e última dica vai de encontro com as técnicas de SEO. Você precisará ter um blog e um site que sejam rápidos para o Google e para o usuário! O usuário notará caso hajam problemas de conexão e sairá na mesma velocidade que entrou. E o Google, quando entende que um site é lento, vai puni-lo de forma que os artigos não apareçam nas páginas de busca.
Este é um dos pontos principais de todo projeto, uma vez que o restante pode estar tudo certo mas, se o blog não for bem projetado, dificilmente fará surtir efeitos positivos.
Mas, como ter um site imobiliário com um blog profissional? A primeira dica, é contratar um programador que seja especialista no assunto. Assim, você poderá desenvolver um projeto exclusivo e da forma mais eficaz possível. No entanto, muitas vezes não há tempo para tal. O conteúdo precisa ir para o ar e até mesmo os recursos são escassos.
Por isso, outra alternativa é você construir um site em alguma plataforma automatizada e pensada exclusivamente para imobiliárias. É o caso da Ville Imob. Você encontrará modelos desenhados pensando no usuário e no público-alvo qualificado.
Aproveite as nossas dicas, coloque-as em prática e dê tempo ao tempo. O efeito do médio e longo prazo é ótimo, desde que as estratégias sejam planejadas e projetadas para tal.
Mantenha a constância no conteúdo e regularidade, assim o blog da sua imobiliária certamente receberá centenas de pessoas todos os dias. E o melhor: pessoas qualificadas que, eventualmente, farão alguma compra ou conversão efetiva. Boa sorte!