Para fazer um site imobiliário se destacar no Google é preciso levar em consideração alguns requisitos mínimos para esta finalidade. Afinal, não basta simplesmente criar uma página bonita com diversas informações espaçadas e sem critério algum. Mas sim, é preciso pensar no SEO do seu negócio, para que a sua empresa chegue até aqueles que possuem interesse pelos seus imóveis.
Para isso é preciso seguir um passo a passo simples, mas que, quando não posto em prática, impacta muito nos resultados do alcance do seu site. E para te ajudar neste assunto, elaboramos um guia completo, com tudo aquilo que você precisa para impulsionar o seu site imobiliário de um jeito certo e preciso. Acompanhe a seguir!
Como fazer o seu site imobiliário se destacar no Google
Para fazer o seu site imobiliário se destacar no Google você precisa se atentar para 7 pontos cruciais no desenvolvimento do mesmo. A seguir você terá uma visão aprofundada de tudo que precisa ser otimizado da melhor forma, com o objetivo de que os buscadores do Google percebam a relevância do seu conteúdo e, desse modo, lhe coloquem no topo das pesquisas.
1- A velocidade do site
Este é o primeiro fator que os buscadores do Google irão considerar no seu site: a velocidade do mesmo. Mas o que isso significa? Significa que toda a estrutura, bem como todos os arquivos disponíveis, precisam ser otimizados para que fiquem leves na plataforma. Ou seja, que não fiquem sobrecarregados e impactem no carregamento do seu site como um todo.
Pois pare e pense: você até pode ter uma internet boa, com um carregamento eficiente e que seja capaz de ler qualquer arquivo pesado em questão de minutos ou até segundos. Porém, nem todo mundo tem este tipo de privilégio. E, além do mais, nem sempre a internet móvel é interessante, não é? E quem é que gostaria de gastar todos os dados móveis apenas para carregar uma página? Pois é!
Basicamente você precisa sempre pensar na experiência que o usuário terá no seu site. E, por isso, a velocidade precisa ser pensada. Será que ele terá uma experiência de carregamento rápido? Ou então, será que ele terá que esperar muito para tudo carregar, e ainda gastará os seus dados móveis por conta disso?
Contudo, para corrigir este problema, caso você note certa lentidão no carregamento, você poderá:
- Investir em um novo template, mais leve, funcional, rápido e com menos “apetrechos” desnecessários;
- Otimizar todas as suas fotos, a partir de compressores online, para que elas fiquem o mais leve possível;
- Não subir arquivos pesados diretamente no site.
Assim você já estará fazendo uma “limpa” no seu site imobiliário e o mesmo passará a ser mais “notado” pelo Google.
2- Crie um site mobile
Sim, a gente sabe que criar um site mobile é uma ótima ideia para o seu negócio. Mas, você sabe qual é a verdadeira importância deste tipo de cuidado?
Pois bem, como mencionamos acima, o Google sempre prestará atenção a experiência que o usuário terá no seu site. Se for uma experiência ruim, ele tirará o tráfego do seu conteúdo. Se for uma experiência boa, ele te colocará no topo das pesquisas.
Portanto, é muito importante que você compreenda que, hoje em dia, grande parte das pessoas chegarão ao seu site imobiliário a partir de pesquisas feitas pelo celular. Ou seja, elas encontrarão informações sobre você enquanto estiverem navegando na internet com o uso do smartphone.
O que isso significa? Significa que você precisa de um site responsivo. Isto é, um site mobile. Um site que seja capaz de se adaptar a tela de um celular sem problema nenhum. Um site que entregue informação de qualidade para todos, até mesmo para aqueles que acessam-o com o aparelho celular.
Afinal, não há nada mais irritante ou até mesmo desgastante do que acessar um site pelo smartphone e se deparar com uma página nada otimizada, não é? Você até tenta ler o que está escrito, mas fica inviável rolar um texto para o lado, indo e voltando, apenas para conseguir entender o que está sendo dito ali. A consequência? A taxa de rejeição deste site aumenta, e ele passa a descer cada vez mais nas pesquisas do Google.
Portanto, regra número dois: Se você quer mesmo saber como fazer um site imobiliário se destacar no Google, lembre-se de que o seu template precisa, além de ser rápido, ser responsivo e se encaixar de modo otimizado na tela de um celular.
3- Faça a integração com as redes sociais
O Google gosta de destacar sites com credibilidade, de empresas e de instituições sérias e dedicadas. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele dará uma atenção especial para aqueles que utilizarem as mídias sociais como estratégia de propagação de links do seu site.
Desse modo, a integração com estas redes é basicamente uma regra de SEO bem sucedido. Quanto mais você interagir com o seu público, para além do site em si, maior será a sua visibilidade.
Além disso, quando os buscadores notam que você tem recebido visitas de outras plataformas, eles também notarão que o seu conteúdo pode ser bastante atrativo e interessante. Sendo assim, a partir da taxa de rejeição eles poderão trabalhar o posicionamento dos seus links.
Afinal de contas, se o seu conteúdo atrai tanto os usuários de plataformas como o Facebook, significa que você está entregando algo valioso para eles. Logo, o Google quererá que você também entregue esta “coisa valiosa” para os seus usuários, ou seja, para aqueles que pesquisam no google.com.
4- Tenha um sistema de chat imobiliário
De nada adianta você simplesmente querer saber como fazer o site imobiliário se destacar no Google se você não trabalha o relacionamento com quem chega até ele. Pois pare e reflita: até que ponto um site com um engajamento incrível, e mil e uma visitas por dia, é realmente interessante?
É claro que, quanto mais pessoas chegam até o seu site, maiores são as chances de venda. Mas, se o relacionamento não é qualificado, pode ser que você apenas esteja sendo visitado, mas não requisitado.
O que isso significa? Significa que você precisa sempre, sempre e sempre, apontar todos os meios de comunicação para que o seu cliente te contate assim que for preciso. Mas, além disso, lembre-se de incluir um sistema de chat imobiliário, que estará sempre online e pronto para responder as principais perguntas de seus clientes.
Assim ninguém precisa ficar esperando por aquele retorno importante e significativo. E, dessa forma, passará a enxergar o seu site como algo que realmente está preocupado em bem atendê-lo. E uma coisa é fato: quanto melhor atendido somos, maior é o vínculo que formamos com a loja/ vendedor/ imobiliária. Não é mesmo?
Pense em suas próprias experiências pessoais! Quando você é atendido de prontidão, e tem as suas dúvidas gerais sanadas o quanto antes, como você se sente? Bem, nós nos sentimos especiais.
E quando fazemos com que o nosso prospecto se sinta especial, ele automaticamente nos coloca em um novo patamar. E assim, saímos da zona “somos mais uma imobiliária” e passamos para “uma imobiliária ótima para se fechar um negócio”. Consequentemente, o cliente ou fechará um negócio com você, ou simplesmente poderá lhe indicar para outros prospectos, por exemplo.
5- Disponibilize informações completas
Outra forma de um site imobiliário se destacar no Google é oferecendo informações completas para todos aqueles que visitam a sua página. Ou seja, quanto mais detalhado você for na descrição dos imóveis, por exemplo, melhor será – novamente destacando aqui – a experiência do usuário.
A partir do momento que este usuário tem acesso ao que ele precisa, ele navegará mais tempo no seu site. Assim sendo, o Google, novamente, notará este comportamento do “visitante”. Consequentemente o seu site subirá rumo ao topo.
Mas, além de ter o cuidado de fazer descrições épicas ou páginas super completas, é crucial que você também trabalhe o SEO dentro de todas estas páginas. O que isso significa? Significa que você precisa, por exemplo, apostar em estratégias consolidadas, como o uso de palavras chaves.
Vale escrever textos otimizados e até mesmo criar um blog imobiliário. Assim você começa cercar os seus prospectos com informações e dicas que eles mesmos estão buscando, e não apenas com os imóveis em si. E desse modo, quanto mais informações completas você oferecer, maiores serão as suas chances de o seu site imobiliário se destacar no Google.
A gente sabe que já repetimos isso diversas vezes aqui no blog, mas é que você precisa entender que, todas as dicas que damos para melhorar o seu site, partem de um mesmo pressuposto: a experiência do usuário. Quanto maior e melhor for esta experiência, mais o seu site irá se destacar dos demais.
Por isso, sempre quando pensar em criar uma página, publicar um artigo ou anunciar um imóvel, ponha-se no lugar do seu público alvo e da sua persona. Quais informações eles querem? O que eles esperam deste texto? Como posso ser útil com este conteúdo?
Assim você seguirá um caminho sólido que será notado pelas ferramentas do Google. E, desse modo, quanto mais otimizado forem os conteúdos, mais você sobe nas buscas. E quanto mais sobe nas buscas, mais pessoas chegarão até você. E, dependendo da experiência delas, mais você sobe… Até virar um ciclo infinito de crescimento constante!
6- Cuide da aparência do seu site
Outro ponto muito importante que você precisa considerar quando quer fazer um site imobiliário se destacar no Google, é cuidar da aparência do mesmo. Ele precisa ser clean, organizado por categorias, filtros, cores, fotos bonitas, etc. As pessoas gostam de acessar conteúdos bem planejados e bem feitos. Quando é preparado de qualquer jeito, isso fica claro.
Portanto, cuide de todas as etapas de construção do seu negócio online. Não caia na tentação de apenas “encher espaço” com conteúdos superficiais e sem uma organização visual interessante.
Lembre-se de sempre levar em consideração as regras de legibilidade. Ou seja, construa os seus textos, as suas descrições, a disposição de fotos e vídeos, e tudo aquilo que você oferece no seu site, de uma maneira interessante e que gere uma navegabilidade leve e descontraída.
Porém, lembre-se também de ter um equilíbrio nisso tudo. Isto é, não adianta gastar “fortunas” investindo em fotos altamente profissionais, se você não cuida das cores do seu texto e escreve algo amarelo em um fundo preto, por exemplo. Totalmente ilegível!
Tente sempre criar uma harmonia naquilo que você publica. E isso vale para qualquer coisa que você expõe no seu site imobiliário!
É claro que você pode sim utilizar cores diferentes no template ou nas fotos, por exemplo. Mas o que estamos querendo dizer é que você precisa cuidar para não criar uma aparência agressiva aos olhos de quem vê, que torne a leitura difícil ou a navegação confusa. Além disso, a categorização do site é essencial para que os usuários naveguem de uma forma efetiva e realmente encontrem informações para o que procuram.
7- Utilize uma plataforma para imobiliárias
Por fim, para que tudo isso se desenvolva da melhor maneira, você pode investir em tecnologia e assim impulsionar a organização do seu site e de todo o seu negócio. Mas como? Simplesmente investindo em uma plataforma para imobiliárias.
Afinal, a partir de uma plataforma consistente e bem estruturada, você terá todos os benefícios e pré-requisitos que destacamos acima. Ou seja, você terá um site imobiliário bem feito, leve e rápido; poderá ter a versão mobile toda otimizada; poderá ter todas as informações organizadas de maneira sistemática e que priorize a experiência dos seus prospectos; poderá ter um sistema de chat; poderá trabalhar a integração com as redes sociais; poderá automatizar muitas coisas em seu site… Enfim! Poupará tempo e terá resultados ainda mais expressivos.
Mas, para ter tudo isso, é essencial que você contrate uma plataforma que seja completa e que realmente atenda a tudo que você necessita. Desse modo, nós lhe apresentamos a plataforma da Ville Imob! Através dela você poderá gerenciar o seu site imobiliário de uma maneira inteligente, avançada e tecnológica.
Além disso, poderá contar com a nosso equipe para sanar todas as suas dúvidas e para lhe ensinar tudo aquilo que você precisa saber para levar o seu site ao topo. Afinal, quando a base é sólida, o caminho que o seu site seguirá será o certo!
Portanto, clique aqui e acesse mais informações sobre esta plataforma completa! Faça o seu teste grátis e mensure os resultados que do seu site imobiliário depois de pôr em prática tudo aquilo que destacamos neste artigo.
Boa sorte e até a próxima!