A contabilidade imobiliária para gestores é essencial para garantir o desenvolvimento do seu negócio e da sua empresa. Afinal, é a partir de métricas consistentes que você poderá desvendar possíveis gaps que possam estar atrapalhando o crescimento da sua empresa.
Para te ajudar neste processo, elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade imobiliária para gestores. Acompanhe a seguir e saiba como mensurar os resultados do seu negócio.
Quais as principais métricas sobre contabilidade imobiliária para gestores
Com lápis e papel na mão, é hora de traçar possíveis caminhos que te levem rumo ao topo nas vendas imobiliárias. Vamos lá?
1- Prospecção e geração de leads
Primeiramente, é preciso mensurar a capacidade de prospecção e geração de leads que a sua empresa possui. Porém, é necessário ter certo cuidado com relação a isso. Sabe por quê? Porque muitas vezes as pessoas se deixam levar pela vaidade de que quanto mais “números” tiver, mais resultados terá. O que não é verdade.
Pois pare e pense na seguinte situação:
- O corretor A consegue prospectar 10 novos contatos para a sua empresa, todos os dias. Porém, a taxa de conversão é de apenas 1 cliente por semana.
- Enquanto isso, o corretor B consegue gerar cerca de 5 leads por semana para a imobiliária, mas, em compensação, converte cerca de 1 ou 2 clientes semanalmente.
O que isso quer dizer? Quer dizer que o corretor B, apesar de apresentar menos leads semanalmente, gera mais resultados no montante final. E, por essa razão, é preciso estudar onde está o gap do corretor A, a fim de alinhar os resultados com as necessidades da sua empresa.
2- Potenciais oportunidades
A partir do número de leads e prospectos, é hora de pensar em quais destes contatos são realmente leads quentes. Ou seja, quais demonstram ser uma verdadeira oportunidade para a sua empresa? E quais deles estão muito “distantes”? A partir dessa mensuração você poderá trabalhar o seu funil de vendas de um modo mais preciso.
3- Conversão em visitas
De todos os dados anteriores que você coletou, quais deles evoluíram para uma visita aos seus imóveis?
É preciso, neste caso, avaliar o desempenho de cada corretor. Afinal de contas, é a partir destas métricas que você sempre poderá avançar em treinamentos e estratégias para a sua equipe.
Além disso, é preciso sempre observar como estas visitas estão sendo feitas. Como elas estão sendo trabalhadas e quais são os resultados obtidos a partir disso. Falaremos mais sobre este ponto nos próximos tópicos.
4- Recebimento de propostas
Com toda a mensuração anterior feita, é hora de afunilar ainda mais os conhecimentos acerca do seu negócio. Afinal de contas, sabemos que a contabilidade imobiliária para gestores está diretamente atrelada com resultados positivos, certo?
Portanto, a partir de agora, comece a observar e a analisar o recebimento de propostas que a sua imobiliária possui. Qual a frequência? Estas propostas vêm a partir de quais visitas, e em quais tipos de imóveis? Como é a abordagem do corretor em cada um destes casos?
Desse modo, é possível compreender o ponto positivo de cada profissional, além de haver a chance de desenvolver aquele que apresente qualquer dificuldade no processo de venda.
5- Fechamento de contratos
Esta é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes em todo este trajeto: o fechamento de contratos. Com que frequência eles têm aparecido? A partir de quê? E de quem?
Apenas assim será possível compreender onde há falhas na gestão do seu negócio, para que as mesmas sejam corrigidas. Além disso, torna-se viável investir em caminhos que mais geram resultados, pois como sempre dizemos: enaltecer os pontos fortes é tão importante quanto enxergar os pontos fracos.
6- Rescisões de contrato
Por fim, mas não menos importante, as rescisões de contrato também precisam estar estruturadas na contabilidade imobiliária para gestores. Sem este acompanhamento, torna-se difícil compreender quais são as dificuldades e os impasses que fazem com que os seus clientes desistam de um contrato de aluguel, por exemplo.
Aqui você poderá reconhecer qual a taxa de “desistência” e quais motivos estão relacionados com estas quebras de contrato. Desse modo, poderá trabalhar as objeções dos seus clientes, ao auxiliar os seus corretores no processo de persuasão. Mas, lembre-se: persuadir não é o mesmo que insistir incansavelmente, ok?
Dicas sobre contabilidade imobiliária para gestores
Agora que você já sabe quais são todas as métricas importante para a contabilidade imobiliária para gestores, é hora de pensar em outros pontos que estão relacionados com estes resultados. Afinal, apenas assim poderemos ir adiante em nossas análises contábeis, com o intuito de sempre engrandecer o nosso negócio. Acompanhe:
- Trace um plano de negócio: Você teve acesso, até então, a muitos números e resultados diferentes do desenvolvimento da sua empresa. Mas, o que fazer agora? Bem, você pode – e deve – traçar um plano de negócio que viabilize o fechamento de “buracos” que estejam tornando o trabalho mais difícil e menos lucrativo. Além disso, poderá enxergar onde a sua empresa vai bem e investir ainda mais profundamente neste ponto.
- Acompanhe o desenvolvimento do negócio: A partir disso, é indispensável que você sempre acompanhe o desenvolvimento empresarial. Pois não basta simplesmente mensurar e “arrumar” o que há de errado, esperando o crescimento. Mas sim, precisa acompanhar de perto cada vitória e cada derrota da sua imobiliária. Sempre estudando e analisando os resultados, a fim de motivar a equipe e encontrar novos caminhos.
- Utilize a tecnologia ao seu favor: Por fim, lembre-se de sempre utilizar a tecnologia ao seu favor. Um exemplo clássico são os softwares de gestão imobiliária, que tem como intuito organizar todas as métricas anteriores, além de gerar outros benefícios. Clique aqui e conheça esta ferramenta que tem transformado o dia a dia de grandes, médias e pequenas imobiliárias, e comece a avançar rumo ao topo. Pois com tecnologia e organização, estamos sempre diante de um desenvolvimento conciso e recorrente. Pode acreditar!