Você sabe qual a melhor forma de utilizar o WhatsApp para corretor? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso guia completo de hoje. Pois nele lhe apresentaremos dicas certeiras de como acertar na forma de atender e de se comunicar com os seus clientes pelo WhatsApp.
Afinal de contas, sabemos o quanto esta ferramenta é muito útil no dia a dia de qualquer pessoa, uma vez que gera facilidades e agilidade nas mais diversas necessidades de comunicação.
WhatsApp para Corretor, qual a melhor forma de atender?
O WhatsApp para corretor é uma forma muito interessante de se aproximar dos prospectos e dos clientes fiéis. Porém, é essencial que esta proximidade seja trabalhada da melhor forma possível. Caso contrário, impasses podem aparecer durante uma conversa que impactarão diretamente na sua credibilidade.
1- Tenha o seu contato pessoal e profissional
Este é o primeiro passo para garantir que tudo sempre saia dentro dos conformes: garantir que haja um atendimento mais profissional a partir de uma conta específica para este fim. Pois deste modo você poderá ainda se sentir à vontade para publicar os seus status pessoais na sua conta comum, além de poder colocar a foto de perfil que quiser.
Ao contrário do que acontece em uma conta profissional. Ela precisa transparecer mais credibilidade e seriedade aos seus clientes. Além de que esta separação gera uma melhor organização no seu dia a dia, fazendo com que você responda os seus prospectos de uma maneira mais assertiva e interessante.
Afinal, se você utilizar uma mesma conta, pode ser que no fim de semana não queira responder os seus prospectos, o que é normal. Porém, se eles perceberem que você visualizou uma mensagem, ou que você está online sem respondê-los, eles podem se sentir um pouco “abandonados”. E assim, o seu atendimento pode ser classificado como ruim.
2- Questione o seu cliente sobre esta via de atendimento
Antes de simplesmente sair enviando mensagens para os seus clientes e prospectos sem critério algum, lembre-se de questioná-los sobre esta possibilidade. Afinal de contas, não são todas as pessoas que curtem receber informações e recados pelo app. Há, inclusive, quem se sinta invadido por conta disso.
Desse modo, é essencial que você questione o seu cliente, antes de tomar qualquer atitude. Pergunte, francamente, que forma ele gostaria de receber mais informações sobre promoções e novos empreendimentos, por exemplo. Você pode sugerir e-mail, messenger ou WhatsApp propriamente dito.
3- Determine um horário para responder os seus clientes
Outro ponto importante quando pensamos no WhatsApp para corretor, é com relação ao horário de atendimento. E esse atendimento engloba não somente as chamadas, mas sim, as respostas por escrito mesmo.
Assim o seus clientes saberão qual o melhor momento de lhe contatar, inibindo que o prospecto se sinta insatisfeito com a demora para uma resposta, por exemplo. Afinal de contas, ele saberá que se enviar uma mensagem depois do horário determinado, você apenas responderá no dia seguinte.
4- Responda o mais rápido possível
Seguindo o raciocínio do tópico anterior, não podemos deixar de mensurar o quanto a agilidade na resposta é crucial para um bom atendimento. Sempre considerando o horário que você estipulou anteriormente, é claro.
O atendimento rápido é muito importante para fazer com que o seu prospecto compreenda que você está verdadeiramente preocupado com ele.
Porém, sabemos que você não pode simplesmente “largar” tudo que está fazendo para responder uma mensagem no WhatsApp. Uma alternativa, portanto, é visualizar e responder apenas da seguinte forma: “Olá, fulano! Estou ocupado agora, mas te responderei o quanto antes, ok? Só preciso finalizar algo por aqui.”
Esta é apenas uma dica de resposta automática, mas é claro que você poderá personalizar de acordo com os seus clientes. Falaremos sobre este ponto no tópico a seguir.
5- Utilize a linguagem do seu cliente para conversar
Quanto você conversar com o seu cliente pelo WhatsApp, observe a forma que o mesmo se comunica. Ele abrevia as palavras? Ele utiliza emojis? Ou a conversa é mais formal?
Ao observar estes pontos você poderá tornar a troca de mensagens mais pessoal e próxima. Aumentando, dessa forma, o engajamento do cliente com você. Afinal de contas, ninguém gosta de uma conversa robotizada, não é mesmo?
Portanto, capriche na linguagem utilizada com cada pessoa, e tente fazer com que ela se sinta importante, acolhida e especial.
6- Nunca faça spam e envie sempre conteúdos relevantes
Acreditamos que você, como um bom corretor, jamais praticaria spam para com os seus clientes. Porém, não custa reforçarmos a importância deste cuidado, não é mesmo?
Portanto, crie um critério para entrar em contato com os seus prospectos. Não precisa mandar mensagem todos os dias, e tampouco precisa divulgar promoções de um modo cansativo. Mas sim, faça com cautela e intercale as divulgações com conversas mais leves.
Permita, inclusive, que o cliente entre em contato com você, e não o chame o tempo todo. Use a plataforma apenas para enviar conteúdos relevantes e promoções que sejam condizentes com o prospecto.
Não adianta enviar a promoção de um apartamento no centro para alguém que procura por um sítio no interior… Isso é spam!
Aposte na Integração com as Redes Sociais
Por fim, agora que você já pôde conhecer todas as nossas dicas e considerações sobre o WhatsApp para corretor, é hora de pensarmos em facilidades para o seu dia a dia. E para isso, uma boa opção é apostar na Integração das Redes Sociais. Afinal, assim você cria uma proximidade mais organizada com os seus prospectos, aumentando as suas vendas e os seus resultados.
Desse modo, te convidamos para conhecer a nossa plataforma de integração, que considera a importância do contato com o cliente pelo WhatsApp, a fim de melhorar o seu relacionamento com o mesmo, criando uma aproximação saudável e eficiente. Clique aqui para saber mais e faça o teste gratuito para conhecer todos os benefícios desta ferramenta.