A fotografia imobiliária é um item indispensável em toda descrição de imóvel na internet. Afinal, a grande maioria das pessoas nem param para ler as especificações dos imóveis, e assim, buscam imagens de qualidade que possam suprir as suas “curiosidades”.
Porém, sabemos que nem sempre temos em mente a melhor maneira de fotografar um imóvel. E, por essa questão, elaboramos um guia com as melhores dicas para te ajudar nesta tarefa! Acompanhe para saber mais.
A importância da fotografia imobiliária
Sabemos que muita gente negligencia a fotografia imobiliária. Sendo que esta atitude pode diminuir expressivamente os resultados deste tipo de negócio. Portanto, é essencial que você, corretor, compreenda a real importância destas imagens. Para que assim, compreenda que nunca, em hipótese alguma, é possível deixar este ponto de lado.
Afinal, como mencionamos, muitas pessoas nem se quer param para ler uma descrição completa de um imóvel. Mas, isso não significa que o texto deva ser vago, ok? Ainda existem aqueles que leem.
Mas, o que estamos querendo dizer é que muita gente procura informações sobre algo olhando as imagens disponíveis do produto. E, mesmo aquelas que leem a descrição, também terão interesse em saber mais, visualizando fotografias de qualidade.
Pois, muitas vezes, um pequeno fator como o detalhe na entrada, ou a claridade em um ambiente é a peça chave para a tomada de decisão do consumidor. E este toque sutil ele só poderá ver diretamente nas imagens.
Portanto, se você estava deixando de lado este detalhe importante, está mais do que na hora de investir em ótimas fotografias para os seus imóveis e empreendimentos, não acha? E nós estamos aqui para lhe ajudar! Vamos lá?
Fotografia imobiliária: Como fazer?
Você deve estar pensando: mas como fazer uma boa fotografia imobiliária? Como conquistar ótimos resultados, se não sou fotógrafo?! Fique tranquilo! Não necessariamente você precisa ser um fotógrafo profissional, e tampouco precisa investir em equipamentos caríssimos.
Mas sim, basta um pouquinho de dedicação e força de vontade para você já conquistar resultados interessantes.
Abaixo listamos 11 dicas incríveis de como fazer ótimas fotos de imóveis. Acompanhe e saiba por onde começar:
1- Atente-se para todos os ângulos possíveis
Este é um ponto importantíssimo da fotografia de imóveis: a possibilidade de fotografar de diversos ângulos. Afinal, quando o potencial cliente chega até o seu anúncio, é claro que ele quer ter uma visão mais completa de todas as possibilidades daquele empreendimento, não acha? E, às vezes, um único ângulo não é capaz de mostrar todas as vantagens e belezas de um imóvel.
E assim, o cliente pode deixar de adquirir aquela opção apenas por ter uma primeira impressão errada da estrutura do local. Acreditando que o mesmo apresenta X características, quando na verdade, não é bem assim… E, dessa maneira, acaba descartando a alternativa que poderia sim ser a perfeita para ele.
2- Cuidado com a luminosidade
Acreditamos que esta seja a técnica mais importante e que precisa ser considerada na hora de fotografar qualquer coisa. Afinal, apenas a luminosidade será capaz de promover detalhes que, em uma fotografia mais escura, nós não enxergaríamos.
Portanto, procure sempre tirar fotos a favor da luz, nunca contra. Assim você deixará o ambiente ainda mais bonito, interessante e atraente. Coisa que não aconteceria se você não tomasse este cuidado.
Porém, sabemos que nem sempre o imóvel apresentará a iluminação natural necessária para este acabamento perfeito, claro. Mas, o que fazer diante disso? Bem, você pode utilizar lâmpadas artificiais (com extensões mesmo!), apenas para aumentar a luz em determinado local.
Mas, tenha o cuidado de verificar se o equilíbrio realmente está interessante, ok? Caso contrário, pode ser que você “estoure” demais o brilho da foto, causando um efeito rebote. E o que era para ser bonito, na verdade, ficará ainda mais comprometido esteticamente.
3- Faça fotos criativas
Tente, na medida do possível, sempre apostar em fotos criativas para os seus anúncios. É claro que não estamos querendo dizer que você precisa incrementar o local com alguma decoração mirabolante, por exemplo. Porém, é essencial que você fuja da “mesmice” de vez em quando.
Para isso, pode apostar em fotografias mais alternativas, como um detalhe aproximado do piso, ou uma fotografia que retrate a vista da janela da frente. Lembre-se que a fotografia imobiliária é responsável por fazer com que o potencial cliente se sinta imergido no ambiente. E, quanto mais você o fizer se sentir assim, maiores são as aberturas para você colocar a sua persuasão em prática.
Pois, pare e pense: se você visualizar um produto, apenas de um ângulo, em diversos sites, qual seria o seu interesse nele? Porém, se você se deparasse com outra opção, do mesmo segmento, que não deixasse passar nenhum detalhe importante em branco? Qual dos dois você daria mais atenção na hora de compra? Bem, acreditamos que a segunda opção seja muito mais valiosa, obviamente.
4- Faça imagens na altura do espectador
Esta é uma dica muito importante que, por algum motivo, acaba sendo negligenciada por muita gente: a altura em que a foto é tirada.
É claro que você não pode deduzir a altura de todos os potenciais clientes que visitarão a página com as fotos… Mas, você pode tirar na altura dos seus olhos, a fim de que a pessoa se sinta realmente dentro do ambiente.
Pois um grande erro que muita gente comete, na hora de fotografar um ambiente, é tirar a foto ou de cima, ou de baixo. Nestes dois casos, a imagem pode ficar distorcida, transparecendo algo que não seja fidedigno com a realidade do ambiente em si.
E, novamente, destacamos a probabilidade de se perder uma venda qualificada por conta deste pequeno deslize. Portanto, sempre que for fotografar, tire a foto na altura dos seus olhos! Assim você valoriza ainda mais o seu imóvel.
5- Organize o ambiente
Esta técnica é essencial para quem quer apresentar valor a partir de uma fotografia. Afinal, não há nada mais estranho do que visualizarmos imagens que apresentam um ambiente bagunçado, ou sujo. Isso destrói a credibilidade de qualquer produto e/ ou serviço.
Portanto, antes de sair dando os seus cliques por todo o ambiente, procure sempre limpar e organizar o imóvel. E, se for possível, incremente com alguns itens que possam transparecer mais organização e uma cara de “casa”. Como por exemplo, acrescentar flores, luminárias, etc.
Porém, é claro que isso não significa que você deva mobiliar imóveis que estejam completamente vazios, é claro… Mas, criar pequenos cantinhos com alguns detalhes como estes, podem fazer a maior diferença no cliente final. Pois o mesmo poderá visualizar, em sua mente, como a sua nova casa poderia ser com a sua própria decoração.
6- Crie uma sequência lógica
Este cuidado é muito importante para transparecer todas as características do imóvel em questão: procure criar uma sequência lógica para as fotos. Isto é, quando você entra no mesmo, o que você vê primeiro? E depois? E em seguida? Enfim! Tente fotografar seguindo uma sequência lógica do ambiente.
A partir disso, o potencial cliente poderá, de fato, “entrar no ambiente” e sentir as sensações de descobertas que sentiria ao visitar o local pessoalmente. Melhorando ainda mais a qualidade da distribuição de imagens.
Uma vez que quando colocamos as imagens sem critério algum, as mesmas podem ficar muito “bagunçadas”. E esta bagunça pode causar certo tipo de resistência por parte dos prospectos. Pois é possível que ele não compreenda a dinâmica do imóvel, se deparando com imagens misturadas e repetidas de diversos ambientes. E assim, o mesmo poderá desistir de entrar em contato com você.
7- Preste atenção nas sombras
Como mencionamos anteriormente, a luminosidade é essencial para garantir uma ótima fotografia imobiliária. Mas, além de se atentar para o que se tem de luz, você precisa se atentar para a falta dela em ambientes e cantos específicos.
Isto é, tome cuidado com as sombras que são projetadas no ambiente! Procure sempre, na medida do possível, minimizá-las. Assim você poderá apresentar uma maior realidade do imóvel em questão.
Caso contrário, os cantos ou ambientes com algumas sombras poderão desvalorizar o empreendimento. Uma vez que o prospecto pode compreender que há pouca luz no local, deixando-o menos atrativo para o mesmo.
8- Não economize na quantidade de fotos!
Esta dica não é bem uma técnica, mas você pode usar como se fosse: não economize na quantidade de fotos.
Sabemos que a fotografia imobiliária pode requerer muita dedicação sua, a fim de promover resultados que realmente sejam positivos e criem um acabamento positivo. Porém, é importante que você não meça esforços para criar algo interessante para os seus prospectos.
Dessa forma, não economize na quantidade e procure tirar quantas fotos forem necessárias para transparecer tudo aquilo que o ambiente realmente representa. Pois, quanto mais informações visuais (desde que de qualidade) você apresentar para o seu cliente, maiores são as chances de o mesmo se interessar pela aquisição.
9- Faça quando estiver com tempo
Seguindo a linha de raciocínio do tópico acima, podemos compreender que é necessário certo tempo disponível para criar a fotografia imobiliária perfeita. Afinal, não dá para simplesmente querer fazer tudo em 30 minutos apenas, certo?
Mas sim, procure fazer quando tiver um tempo disponível para esta finalidade. Pois apenas assim você poderá se dedicar como este trabalho realmente demanda.
Portanto, fuja daquela ideia de fazer apenas “algumas fotinhas” e pronto. Mas sim, marque um dia específico para cada imóvel.
Acredite, no começo pode ser um pouco cansativo investir neste tempo para fotografar… Porém, os resultados que você poderá desfrutar deste cuidado podem ser extraordinários! Você não se arrependerá deste investimento.
10- Edite as suas fotos para valorizá-las
Com tudo pronto, é hora de editar as suas fotos para que as mesmas fiquem ainda mais bonitas e atraentes. Para isso, aposte em filtros ou presets prontos que você pode adquirir na internet. Assim você poderá potencializar detalhes a partir de uma boa saturação da imagem, bem como poderá aumentar ou diminuir o brilho, por exemplo.
É claro que você não irá alterar características específicas do imóvel, obviamente. Mas sim, apenas poderá destacar os pontos fortes dos mesmos. Gerando ainda mais engajamento para o empreendimento em questão.
11- Aposte em equipamentos de qualidade
Outro ponto importante é que você aposte em equipamentos de qualidade, sempre!
Assim você poderá tirar fotos mais atraentes e interessantes do imóvel em si. Porém, sabemos que este tipo de investimento pode custar um pouco caro, claro. E é por isso que você deve apostar em alternativas que se enquadrem nas suas necessidades, sem “pesar demais” depois.
Pois, como mencionamos no início de nosso artigo, você não precisa ser um fotógrafo profissional para conquistar ótimos resultados. Com uma boa câmera de celular, por exemplo, é possível captar pontos interessantes de cada um dos seus imóveis. Uma vez que a fotografia imobiliária está mais pautada em destacar fragmentos que valorizem o empreendimento por si só.
Dica bônus: Aposte na integração em portais imobiliários!
Agora que você já aprendeu tudo sobre a fotografia imobiliária, é hora de partir para outro processo: a divulgação deste rico material.
Mas, como fazer isso da melhor forma? Publicando em cada portal por vez? Pois é…
Sabemos que este tipo de publicação pode gerar muito trabalho para você, obviamente. E, portanto, é essencial que você aposte em ferramentas que tornem o seu trabalho mais fácil e otimizado.
E, no caso da divulgação dos seus imóveis, a plataforma de integração com portais imobiliários, você poderá fazer esta publicação de uma maneira mais simples e rápida. Abrangendo diversos portais diferentes em um mesmo momento.
Para saber mais sobre esta possibilidade, clique aqui e conheça a ferramenta que nós, da Ville Imob, disponibilizamos para você. E assim, abranja ainda mais clientes e gere ainda mais vendas e locações para a sua imobiliária.
Conte com a gente e boas vendas para você!