A popularidade das redes sociais no mundo atual é algo que deve ser sempre considerado por qualquer empresa que precisa divulgar seus produtos. Isto não é diferente no mercado imobiliário. O corretor precisa divulgar os imóveis captados e que estão disponíveis nas redes sociais para que o máximo de pessoas visualize os mesmos. No artigo de hoje veremos como usar o Instagram na divulgação e venda de imóveis.
Defina como você quer sua página
Se você deseja divulgar seu trabalho no Facebook então você terá que criar uma página e convencer as pessoas a curtirem a mesma. Isso é diferente da maneira que pessoas físicas interagem na mesma plataforma, onde as mesmas tem perfis. E, para interagir é necessário “se tornarem amigos”.
O motivo pelo qual estamos destacando isto é que no Instagram não existe tal diferenciação. O modo de interação entre perfis públicos e particulares é similar. Isso significa que se no Facebook você acaba tornando sua página mais impessoal, no Instagram você não precisa fazer o mesmo.
A consequência é que você pode escolher: você quer uma página mais impessoal, voltada para negócios e divulgação apenas de imóveis e assuntos relacionados ao mercado imobiliário? Ou você prefere uma página mais pessoal, onde você ainda, obviamente, agirá de maneira profissional. Mas, ainda assim, mostrará alguns pequenos detalhes da sua vida pessoal?
Não existe certo ou errado nesta decisão. Tudo depende do quanto você expõe da sua vida, o quão confortável você e seus familiares se sentem com isso. E o quão importante é isto para que seus clientes se identifiquem com você, vendo que você também é um ser humano comum, com família, amigos e relacionamentos.
E lembre-se que embora muita das pessoas que te seguem e interagem são amigos, esta é uma página profissional. Portanto, estabeleça limites quando à sua exposição pessoal. Lembre-se que várias pessoas não querem saber o que você comeu no café da manhã, todos os dias!
Faça o passo a passo básico
A próxima etapa para saber como vender imóveis no Instagram é simples: crie uma conta no aplicativo. O passo-a-passo é o simples e básico. Baixe o aplicativo, crie uma conta, preferencialmente com seu email, telefone e endereço profissionais.
Embora o processo seja simples, é importante considerar alguns detalhes. Primeiramente, você precisará criar um nome de usuário (username). E este será o nome que as pessoas irão ver nas suas fotos, imagens, quando você curtir algo, ou ao ser mencionado em comentários. Crie um nome de usuário que seja fácil de ser lembrado e que identifique você como um corretor de imóveis.
Preferencialmente, escolha um nome que não ligue você à uma imobiliária específica. O mundo dos negócios é dinâmico, e pode ser que em alguns anos você decida se mudar para outra imobiliária. Se seu username já possui o nome da imobiliária antiga, isso não será possível de ser alterado. A consequência é que você deverá começar outra conta do zero.
Em seguida você deverá escrever sua biografia. São apenas 150 caracteres disponíveis para este espaço. Tente definir um pouco do seu negócio e onde você atua. Sinta-se livre para adicionar outras redes sociais ou seu site imobiliário neste local. Mas utilize encurtadores de URL’s, visto que o espaço é limitado.
Por fim adicione sua imagem de perfil. Lembre-se que esta imagem deverá ser “quadrada”. No entanto ela será mostrada como uma imagem “redonda” às pessoas. Isso significa que você deve evitar elementos importantes que ficam nos cantos da imagem, pois estes poderão ser cortados.
Utilize imagens de alta qualidade
Seu objetivo ao criar um Instagram não é simplesmente divulgar os imóveis. Você deseja conquistar seus seguidores. Sempre destacamos como ter fotos de alta qualidade é essencial para venda de imóveis. No Instagram, uma rede social voltada à publicação de fotografias, ter fotos de qualidade é ainda mais importante.
Aqui vão algumas dicas:
- Publique fotos pensando na beleza da mesma. Existe algum elemento que se destaca?
- Edite as fotos antes de publicá-las. Uma simples alteração na saturação pode fazer até o mar mais verde-cinza parecer azul. Ou melhorar o verde da vegetação.
- Utilize o Stories para fotos publicadas com mais pressa. Na sua linha do tempo, publique fotos mais editadas e com mais detalhes.
Estas dicas são úteis porque é preciso se lembrar que o Instagram é um lugar onde você tem dois objetivos. O primeiro é divulgar seu trabalho e os imóveis que você quer vender. O segundo objetivo do Instagram é adquirir seguidores para aumentar sua popularidade. Fazer isso com fotos de alta qualidade é muito mais fácil do que utilizando fotos com problemas de iluminação, tremidas e com filtros inadequados.
Utilize todos os recursos da rede social
Se você nunca utilizou o Instagram, nem mesmo em contas pessoais, então entenda uma coisa: o começo será complexo. Você terá que aprender como postar stories, como postar na sua página normalmente, como utilizar fotos da galeria ao invés de fotos capturadas no momento.
Será importante aprender dezenas de recursos diferentes que são disponibilizados no aplicativo. Desde a simples adição de filtros até a utilização de perguntas e enquetes no stories. Isso sem contar os vídeos, as limitações do formato, IGTV, entre outros.
Mas, mesmo que aprender tudo isso seja difícil, nossa dica é: estude a plataforma e utilize todos os recursos disponíveis na mesma.
E não se esqueça de utilizar hashtags em todas as postagens, lembre-se que este recurso é uma das chaves para a seção de descoberta do Instagram. No ramo do mercado imobiliário, é possível que as pessoas utilizem esta seção com mais frequência que outras.
Aprenda qual é o momento que a maioria dos seus seguidores estão online e agende postagens para este momento. Esta é uma das maneiras mais simples de atingir o máximo de pessoas. E se você quer saber como usar o Instagram para vender imóveis (ou qualquer outro produto). A chave é sempre: descobrir como atingir o máximo de pessoas possível.
Para agendar postagens no Instagram você pode utilizar ferramentas como o ville Target. Agora para fazer ótimos anúncios dos seus imóveis e publicar em diversas outras redes sociais, como o Facebook, Twitter e LinkedIn, com um único clique, utilize o ville Imob. A plataforma também conta com outros recursos essenciais, com site imobiliário, ferramenta de gestão, e muito mais.
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