Para o corretor moderno, utilizar as redes sociais com maestria é essencial. São diversos os fatores que influenciam a popularidade de uma página e o sucesso da mesma. No artigo de hoje veremos um pouco de como você consegue vender imóveis pelo Facebook e, uma dica inicial é: o passo inicial não é divulgar o imóvel. Ficou curioso? Então siga lendo este artigo!
Crie sua página no Facebook
O primeiro passo para que você consiga vender imóveis pelo Facebook é criar uma página profissional no mesmo. Sempre recomendamos uma página ao invés de um perfil, uma vez que as páginas terão mais recursos voltados para empresas. Além disso é uma ótima maneira para que corretores autônomos dividam o trabalho da vida pessoal. Portanto, mesmo se você for um corretor independente, considere criar uma página para você.
Ao criar sua página no Facebook, comece também a trabalhar no seu marketing pessoal. Esta etapa será essencial para que você crie a sua imagem como um bom profissional. Lembre-se que isso será importantíssimo para que as pessoas confiem em você na hora de iniciar uma negociação online. Por isso deixe bem claro suas qualificações, tire uma foto bem profissional e demonstre ter conhecimento e domínio sobre o tema.
Por fim não se esqueça de divulgar sua página. Peça que seus amigos curtam e divulguem a sua página e tente colocar pelo menos um conteúdo de qualidade na sua página. Pode ser um vídeo, um artigo ou uma série de fotos com várias dicas. Seriam basicamente postagens que indicam que a página será útil para quem busca um imóvel.
E não se preocupe em “lotar” a página, como é algo novo as pessoas não esperam 50 postagens por dia. Tente postar pelo menos um artigo ou vídeo ou link relevante ou até mesmo um imóvel captado por dia. Isso será suficiente.
Misture anúncios e oportunidades com conteúdo
Note que recomendamos que você faça postagens mistas no começo da sua página. Incluindo tanto artigos, vídeos, ebooks e links relevantes quanto imóveis captados que estão à venda ou disponíveis para locação. No entanto você não deve misturar postagens e anúncios somente no começo, na verdade você deve sempre fazer postagens mistas. Isso impedirá que sua “linha do tempo” pareça uma página de classificados de jornal.
Quanto às dicas de postagens adicionais, além dos imóveis captados, sempre recomendamos que você produza conteúdos relevantes. Ou seja, você publique artigos originais no seu blog e divulgue o link no Facebook. Você pode ainda fazer um vídeo sobre uma dúvida recorrente dos seus seguidores. Tudo isso auxiliará a aumentar a confiança que seus seguidores tem em você e no seu trabalho.
Mas, se você não tem tempo ou recursos para fazer tais artigos ou vídeos. Então não se preocupe, procure por artigos, notícias ou imagens relevantes e compartilhe o mesmo. Sempre dando os créditos aos criadores, se necessário. Estimule temas que possam gerar dúvidas e esteja pronto para, pelo menos, responder às principais dúvidas.
Capriche nas imagens
Uma vez que sua página nas redes sociais está bem movimentada ficará mais fácil de começar a vender imóveis pelo Facebook. Mas lembre-se que o principal apelo para utilização de uma rede social são as imagens. As pessoas estão cada vez mais interessadas em imagens de qualidade. Logo tire imagens de alta qualidade e que são agradáveis.
Quanto às imagens, foque em utilizar imagens mais claras com uma melhor representação das cores e uma boa exposição. As cores são essenciais na hora de divulgar fotos nas redes sociais. Como todas as redes sociais comprimem as fotos para determinada resolução padrão, é natural que detalhes sejam perdidos. Por outro lado, as cores e a exposição não sofrem tanto com esta perda de qualidade da compressão.
É sempre bom relembrar que iluminação ainda é um fator chave na hora de tirar fotos de imóveis. Portanto opte por fotos diurnas e, preferencialmente, em dias com sol, fotos externas são mais atraentes com um céu azul. E, finalmente, não se esqueça de pedir ao cliente que organize a casa antes da seção de fotografias.
Parece uma repetição desnecessária, mas, no caso de redes sociais, as imagens serão o que mais destacará um imóvel. É uma boa foto que fará o usuário parar de “rolar para baixo” e ler o que está escrito sobre o imóvel. Por isso caprichar na fotografia é tão importante.
Lembre-se de ter uma boa descrição
As imagens são importantes como já comentamos. Elas fazem o usuário parar e ler a descrição! Ou seja, é essencial que seu imóvel tenha uma descrição bem interessante e adequada para redes sociais. Para vender imóveis no Facebook você pode, por exemplo, utilizar hashtags (#) nas descrições com termos relevantes. Mas não exagere, pelo menos não nesta plataforma.
Como as pessoas ainda não utilizam este recurso com frequência no Facebook, a utilização de muitas hashtags podem tornar a leitura bem complexa. Por fim, lembre-se: o Facebook não é o Twitter que tem um limite de tamanho por postagem. Logo capriche bem na descrição, evite abreviações e desperte o desejo do seu cliente com um ótimo texto. Se quiser mais dicas sobre descrições de imóveis, dê uma olhada neste artigo.
Interaja com seus seguidores
Este é quase o último passo do processo de venda de imóveis pelo Facebook. Uma vez que um imóvel despertou o interesse de alguns dos seus seguidores é natural que eles façam comentários, marquem pessoas ou façam perguntas. Sempre responda a todos os comentários, principalmente as perguntas feitas sobre o imóvel.
Muitos seguidores podem perguntar sobre um aspecto ou outro do imóvel que não foi mencionado na descrição. Você pode respondê-los e até mesmo entrar em contato, via inbox, e tentar captar este seguidor como um lead, caso você trabalhe com email marketing, captação e nutrição de leads.
Quando à softwares úteis e que podem, de fato, ajudar a vender imóveis pelo Facebook, recomendamos o ville Imob. A ferramenta de integração de redes sociais é simplesmente ótima para isso. Com ela fazer postagens em várias redes sociais, com todas as fotos capturadas não é mais um problema. Tudo é feito com poucos segundos! Faça um teste grátis hoje mesmo e veja tudo na prática. Boa sorte e bons negócios.