Você trabalha com o planejamento de marketing estratégico? O motivo pelo qual começamos o artigo de hoje com esta pergunta é simples. Você sabia que a falta de planejamento do marketing é um dos maiores erros de corretores e imobiliárias? Para ser sincero, este erro pode ser compartilhado com diversos outros setores da economia. Veremos no artigo de hoje como não cometer este erro.
Marketing Estratégico: não negligencie o planejamento
O marketing estratégico é composto de uma etapa de planejamento e outra de execução. Normalmente o que se observa em campanhas de marketing que falham é a falta de planejamento. Na verdade, o erro se reduz ao fato de que algumas empresas simplesmente não sabem o que é planejamento do marketing.
Planejamento não é apenas a definição das cores e design dos banners. Muito menos a simples definição de como será o vídeo de apresentação do novo empreendimento. O ato de planejar uma ação de marketing envolve detalhes muito mais profundos que estes. É necessário ter um objetivo claro, além disso, é essencial definir maneiras de mensurar se a campanha está atingindo o objetivo.
Outro ponto importante a ser definido no planejamento é o público alvo. Neste momento, é importante descobrir como você irá atingir este público. Seu foco é vender imóveis para recém-casados? Qual será o gatilho emocional utilizado? A vinda de um novo filho?
Também é durante o planejamento que se define o orçamento e o custo da campanha. Toda uma análise do ROI esperado é feita e utiliza-se dados de campanhas anteriores para garantir que erros anteriores não serão repetidos. Além disso, garante-se que o que deu certo anteriormente será repetido (se aplicável).
Esse é o básico do planejamento, mas o marketing estratégico não se resume ao planejamento. A execução correta também é indispensável, vamos entender isso com mais detalhes no próximo tópico.
As falhas do plano
Fica fácil colocar todas as falhas da execução no planejamento. Pense bem, sabe aquela cor que não saiu corretamente no banner? A culpa é do planejamento. E quando o resultado esperado não foi atingido, o plano foi muito ambicioso. Quando os custos foram muito maiores? Na hora de planejar deveríamos ter levado em conta estes custos adicionais.
E, de certa forma é justo. Se o planejamento levasse em consideração estas etapas, a execução poderia ser perfeita. Mas nem sempre será possível prever tudo que pode dar errado durante o planejamento. Talvez o orçamento foi realizado em uma empresa que veio a fechar, por isso os custos adicionais inesperados. Ou a impressão de teste foi realizado em uma impressora diferente da gráfica.
O fato é que, todo planejamento terá falhas, e é importante que a equipe de marketing tente corrigir os problemas durante a execução. Além disso, sempre colete informações e faça relatórios dos ajustes realizados. Toda essa informação será essencial para que o próximo planejamento seja melhor que o último.
A execução correta é essencial
O planejamento é sim o fator mais negligenciado durante campanhas de marketing. Mas nem sempre o que impede as campanhas de marketing de obter os resultados esperados é a falta de planejamento. Muitas das vezes o planejamento foi executado, mas a falha principal está na execução, ou na falta da execução adequada.
Sempre se atente na correta execução de tudo que foi planejado. Se o plano era divulgar diariamente nas redes sociais, faça a divulgação todo santo dia. Se o plano é colocar os imóveis em portais imobiliários, execute-o. A ideia é anunciar em um site de notícias local? Não se esqueça de entrar em contato com o administrador do mesmo.
Em várias situações diferentes o que se observa é a falha na execução correta de tudo que se foi proposto. Existem casos que o proposto era algo impossível, dado a quantidade de pessoas disponíveis para execução do plano. Mas, raramente este é o problema principal. E, mesmo que seja, é essencial que ajustes sejam feitos e que a ideia central do plano não seja deixada de lado.
Sempre faça a avaliação das campanhas
Marketing estratégico se resume à: planejamento inteligente, execução perfeita e avaliação dos resultados definindo áreas de possível melhora. Nunca deixe de avaliar se os resultados de uma campanha foram atingidos. Mesmo que não tenha sido possível realizar a campanha completamente, avalie sempre se os resultados foram obtidos.
Avalie também os principais erros de planejamento e execução. Junto com os principais acertos durante estas etapas. Compartilhe o resultado com toda equipe de marketing da imobiliária. Por fim, nunca esqueça de verificar os erros já cometidos antes de executar uma nova campanha. Lembre-se, seu objetivo é não repetir erros.
Exemplo: Campanha contínua para aumentar a presença da marca
Suponha que vocês definam uma campanha cujo objetivo é aumentar a exposição da marca nas redes sociais. Durante o planejamento vocês definiram que o público alvo são as pessoas entre 18 e 34 anos. Além disso definiu-se que a rede social mais utilizada será o Facebook. Por fim, o resultado será avaliado através do crescimento da página e do engajamento dos seguidores.
O plano será executado através de duas postagens diárias. Serão imagens feitas em softwares de edição adequados, com dicas do mercado imobiliário. A outra postagem será algum novo imóvel recentemente captado ou algum novo artigo no blog.
Alguém deverá sempre responder aos comentários o mais rápido possível para aumentar o engajamento. Por fim, o link da rede social deverá aparecer em todo material de marketing da empresa (cartões de visita, banners, outdoors, etc).
Possíveis problemas durante a execução
Durante a execução notou-se que não seria possível realizar a edição de várias imagens porque o tempo diário não é adequado. Este é um erro de planejamento, mas que pode ser adaptado durante a execução (ao invés de simplesmente não realizar as postagens). Como o objetivo central é manter a página movimentada, pode-se simplesmente utilizar templates simplificados com as postagens. Ao invés de fazer uma imagem incrível diariamente.
Outro problema é esquecer de adicionar o link da rede social nos novos cartões de visita. Este é um erro clássico de execução. O ideal é evitar que a próxima remessa de cartões tenha o mesmo problema.
Existem ferramentas que podem facilitar o marketing imobiliário?
Sim, existem várias ferramentas que podem auxiliar de maneira direta ou indireta. Começamos com o ville Target, que permite que você faça o agendamento de posts nas redes sociais. Assim você não precisa lembrar diariamente de realizar as postagens da campanha que simulamos acima.
Além disso o ville Target é uma ferramenta completa que auxilia na automação de marketing. Se você quer dar um bom upgrade nas suas ações de marketing, dê uma olhada nas diversas funções que ele oferece.
Já o ville Imob é o software padrão de todo corretor de imóveis ou imobiliária. Ele auxilia você no momento de compartilhar imóveis nas redes sociais e nos portais imobiliários. Mas também auxilia ao oferecer um site imobiliário completo, essencial para qualquer estratégia de marketing digital.
Claro, o ville Imob também possui outros recursos como CRM Imobiliário e software de gestão. Ambos ajudam no marketing de maneira indireta. Ao permitirem que você seja mais eficiente com as tarefas básicas de um corretor diariamente, é possível dedicar mais tempo ao planejamento e execução do marketing estratégico.
Gostou? Faça já um teste grátis do ville Imob e também leia mais sobre o ville Target e a automação de marketing.