Trabalhar com a geração e nutrição de leads é uma técnica importante no mercado atual. Nós temos, inclusive, um ebook para auxiliar corretores e donos de imobiliárias a captar leads. Mas, uma vez que você consegue gerar leads, será necessário trabalhar na nutrição desses leads. No artigo de hoje, veremos como realizar a nutrição com o auxílio de um site para corretor de imóveis.
O que é a nutrição de leads
Antes de ver em detalhes como funciona ter um site para corretor pode auxiliar na nutrição dos leads, precisamos entender o que é essa “nutrição”. Quando falamos em nutrir leads, nos referimos à aumentar o conhecimento dos leads com relação à determinado produto ou serviço.
No mercado imobiliário por exemplo, um lead terá dúvidas diversas antes de realizarem a compra de um imóvel. Alguns podem querer saber mais dos detalhes jurídicos. Outros podem ter curiosidade sobre detalhes financeiros. Ao adquirir conhecimentos sobre esses campos esses leads estarão sendo nutridos.
Um detalhe importante é que, como regra geral, os leads raramente farão uma decisão final de compra antes de sanarem suas dúvidas. E o processo de nutrição visa ajudar seu lead justamente a chegar no ponto em que ele está pronto para realizar uma aquisição.
Agora que entendemos a importância da nutrição de leads, precisamos entender como um site para corretor de imóveis pode auxiliar na nutrição dos leads.
1. Crie um blog
Se você busca nutrir seus leads através do seu próprio site para corretor você precisará criar um blog. Será lá que os artigos e textos serão publicados. A grande maioria dos sites imobiliários permitem a criação de um espaço deste tipo. Portanto faça uso deste espaço e divulgue-o para que seus leads saibam onde encontrar informações sobre o mercado imobiliário.
Mesmo que você decida utilizar uma outra estratégia de nutrição, que envolva vídeos no YouTube, minicursos e ebooks. Continuamos recomendando a criação de um blog. Nestes casos ele servirá como um agregador de todo o conteúdo produzido. Além de auxiliar no SEO do seu site imobiliário.
Quanto aos assuntos a serem abordados no seu site imobiliário. Vise sempre trabalhar com tópicos que são interesse do seu público-alvo. O mercado imobiliário está em constante mudança e é um setor que o público não costuma ter um conhecimento profundo. Logo, você não deverá ter grandes dificuldades em encontrar assuntos interessantes.
Se possível, publique novos artigos diariamente. Mas se isso não for possível, publique seus artigos em dias fixos pré-determinados. Assim seus leads saberão quando você estará publicando um novo conteúdo.
2. Utilize um software de automação de marketing
Captar leads pode até ser possível sem um software de automação. Embora o processo de captação não seja necessariamente eficiente, se executado desta maneira. Mas nutrir leads sem um software de automação de marketing é, simplesmente, impossível.
O software de automação será responsável por organizar seus leads em listas, uma vez que os mesmos forem captados. Suponha que você escreva um ebook sobre financiamento e seu lead demonstre interesse no mesmo. Um software de automação pode colocar esse lead em uma lista que receberá sugestões relacionadas à área financeira. O mesmo vale para qualquer outro assunto: imóveis na planta, dicas de construção (venda de lotes), e por aí vai.
Além disso um software de automação poderá rastrear as ações do seu lead no seu site para corretor. Assim você terá mais informações sobre os interesses dos seus leads e sobre quais artigos e materiais são mais efetivos.
A automação de marketing pode ajudar sua imobiliária, mas é impossível descrever todos os possíveis casos em um artigo. Se você quer saber mais sobre automação de marketing, viste o blog do ville Target, onde você encontrará diversas dicas sobre o assunto.
3. Envie emails sugerindo a leitura de determinados artigos e ebooks
A nutrição do lead, como já dissemos, consiste na “educação” do mesmo quanto à determinado tema. Se ele mostrou que tem dúvidas ou interesse sobre determinado assunto, então você deve garantir que ele receba sugestões de leituras relacionadas ao assunto.
Para conseguir realizar esta estratégia você terá que criar as listas que foram citadas no último tópico. Você deverá então, configurar o envio automático de emails para seus leads, de acordo com as ações que eles realizaram.
E sempre ofereça os materiais gratuitos criados que possam interessar seu lead nestes emails. É verdade que os materiais são criados para serem utilizados na geração de leads. No entanto, isto não significa que alguém que já se tornou seu lead por baixar o material A, não deva receber sugestões para receber o material B.
4. Divulgue vídeos explicativos no seu site
Criar vídeos explicativos e divulga-los no seu site para corretor é uma ótima ideia para nutrir leads. Artigos e ebooks são ótimos recursos, mas várias pessoas preferem assistir um vídeo ao invés de ler um artigo. Logo, se você quer atingir um público bem amplo, a criação de vídeos acaba sendo uma ótima opção.
Quanto aos assuntos abordados nos vídeos, tente sempre abordar tópicos que você nota que seus leads tem mais interesse. O vídeo em si pode ser baseado em um artigo, mas a dica que fica é: pense no roteiro do vídeo antes de gravá-lo e sempre verifique para ter certeza que nenhuma informação está incorreta.
Além de divulgar os vídeos no site, você pode também divulga-los no YouTube. Esses vídeos ajudarão muito você a criar a imagem de autoridade no assunto. Essa imagem é essencial para corretores de sucesso.
5. Atualize os artigos, ebooks e vídeos sempre que necessário
Sempre que possível, crie materiais atemporais, isto é, que não ficarão obsoletos com o passar do tempo. Mas isto nem sempre será possível, leis mudarão com o tempo, taxas e impostos também podem ser alterados.
Sempre que você notar que algum artigo pode estar obsoleto, atualize-o. Assim você evita que seus leads sejam mal informados com relação às informações que você disponibiliza aos mesmos. Uma dica é realizar uma espécie de auditoria no seu site a cada 6 meses ou anualmente. Verifique se os materiais divulgados ainda são válidos, e foque principalmente nos ebooks e outros materiais gratuitos utilizados para captação e nutrição de leads.
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