No último artigo nós destacamos a importância de avaliar seu site de imóveis. Naquele caso nós focamos nos motivos pelos quais a avaliação do SEO e da velocidade eram importantes. E, como prometemos, neste artigo vamos trabalhar nas ferramentas que te ajudam a avaliar seu site. Portanto, leia este artigo se você quer ter o melhor site de venda de imóveis.
1. SEOMaster
O SEOMaster é um site muito útil que permite que você avalie determinada página para garantir que a mesma é otimizada para SEO. Com essa ferramenta você consegue avaliar a pontuação do seu servidor. Analisando, por exemplo, qual o tempo de resposta do mesmo, e alguns outros detalhes de otimização do desempenho.
O título, imagens e heading também são analisados, por exemplo, você sabia que seu site deve ter apenas um h1 heading? A análise deste site ajuda na verificação se este e outros detalhes estão otimizados. O uso do atributo alt é outro ponto essencial na otimização para SEO, e com o SEOMaster você verifica este detalhe.
Mas vale lembrar que existem várias outras ferramentas que fazem este mesmo serviço, algumas são pagas outras gratuitas. Mas, definitivamente existem diversas opções no mercado.
2. Google Webmaster Tools
Outra ferramenta gratuita, o Google Webmaster Tools trata-se um conjunto de recursos que auxiliam o usuário na otimização do website. Uma das principais vantagens é que essas ferramentas são de simples utilização. Ou seja, foram feitas para quem está começando e não possui muitos conhecimentos técnicos.
Uma ferramenta que se destaca é a “Fetch as Google” que permite que você veja sua página como o Google a vê. Não se trata de uma visualização e mais um escaneamento, mas permite que você solucione diversos problemas de SEO.
No artigo anterior também comentamos da importância de garantir um bom desempenho do seu site. Como dissemos, quase metade das pessoas abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar.
Para ajudar a resolver este problema, o conjunto de ferramentas do Google Webmaster conta com o PageSpeed Insights. Com esta ferramenta você consegue ver como é o desempenho do seu site em computadores e dispositivos móveis.
A ferramenta retorna uma pontuação entre 0 e 100 e, se o valor for menor que 85, é hora de se preocupar. De qualquer forma, mesmo que você tenha um bom resultado, tente ver se consegue resolver os problemas apontados.
3. Yoast
Um dos plugins de SEO mais utilizados por vários motivos, tais como a simplicidade e facilidade de uso. Aliás, se há alguns anos SEO era algo que exigia um profissional especializado. Hoje em dia qualquer um com um pouco de dedicação consegue otimizar seu site para motores de busca. E, se você quer o melhor site de venda de imóveis, é essencial que você dedique alguns minutos diários para entender este conceito.
O Yoast é um plugin que possui uma versão paga e uma gratuita. A versão gratuita contem os elementos essenciais para otimização SEO e a versão paga possui alguns extras que, certamente vale o investimento.
Mas é importante citar que, sites de análise de SEO gratuita conseguem fazer a mesma coisa que o Yoast, em sua versão básica. Mas a grande vantagem do plugin é então, sua capacidade de permitir que você avalie seus posts antes mesmo de publicá-los. Você vai conseguir saber se existe algum problema com seus headings, atributos alt, entre outros.
4. Test my site
Outra ferramenta criada pelo Google que pode te ajudar a ter o melhor site de venda de imóveis. Caso você esteja se perguntando porque a Google entrega tantas ferramentas de maneira gratuita, a resposta é simples. O objetivo do Google é se manter relevante e vender anúncios, todas essas ferramentas a auxiliam de alguma forma.
Mas isso não significa que você não deve utilizar as ferramentas, pelo contrário. Mas, como funciona o “test my site”? O funcionamento é simples, uma vez que você insere a url do seu site imobiliário um teste será executado. A diferença entre esta ferramenta e as demais que vimos anteriormente é o que é analisado.
Se as outras avaliavam a otimização SEO, esta ferramenta foca na velocidade na qual seu site é carregado em conexões móveis (3G). Mas porque não avaliar o desempenho em redes mais rápidas? Simples, de acordo com uma pesquisa da Google, os americanos passam cerca de 6 horas conectados na internet, e as pessoas utilizam o celular mais da metade deste tempo.
Logo, otimizar seu site para um carregamento rápido em dispositivos móveis é essencial. E, embora o tamanho da página tenha uma grande influência, o tempo de resposta do servidor, elementos gráficos e detalhes de programação têm grande impacto no tempo de carregamento do seu site imobiliário e podem te impedir de conseguir ter o melhor site de venda de imóveis.
Ao fim do teste você terá um resumo dos resultados. Mas, se preferir, você pode requisitar um relatório completo que será entregue no seu email.
5. Plataforma integradora com site imobiliário integrado
Até agora nós citamos vários recursos extremamente úteis mas um tanto como genéricos. Ou seja, nenhuma destas ferramentas foram criadas com o mercado imobiliário em mente. Isso não quer dizer que elas não funcionem, mas sim que elas podem ser facilmente complementadas por outros serviços.
Uma plataforma como o ville Imob pode auxiliar você a conseguir ter o melhor site de venda de imóveis. Isso porque ao utilizar o ville Imob você poderá criar um site imobiliário baseado em um dos nossos diversos templates disponíveis. Estes sites são construídos de acordo com as melhores práticas do mercado para garantir que seus clientes tenham uma ótima experiência ao navegar pelos mesmos.
Um dos destaques do site imobiliário do ville Imob é a versão mobile que permitirá que seus clientes acessem o site em seus dispositivos móveis facilmente. Outro ponto importante é design responsivo que permitirá que seu site se adeque a qualquer tamanho de tela.
E para completar você leva um combo completo de ferramentas essenciais para imobiliárias. Incluindo CRM Imobiliário, software de gestão, ferramentas de integração, entre outros. Faça já um teste grátis e veja todas essas ferramentas na prática.