Existem duas maneiras básicas de trabalhar como corretor: de maneira autônoma ou associado à uma imobiliária. Existem diferenças fundamentais nos desafios que cada um desses profissionais enfrenta no dia a dia. Neste artigo veremos como deve ser o site de corretores de imóveis autônomos.
Destaque seus Imóveis
Um corretor autônomo em, geral, não conta com o mesmo número de imóveis que uma imobiliária. É natural que o portfólio de um único profissional seja reduzido e isso não é necessariamente ruim.
Isso porque é importante que o corretor consiga “cuidar” de cada um de seus imóveis, levando interessados em visitas, atendendo às ligações e respondendo à emails relacionados aos imóveis, entre outras atividades. Isso sem mencionar todos os detalhes jurídicos e administrativos que serão por conta do corretor.
Logo, ter um portfólio reduzido não é ruim, mas uma característica do modelo de negócio adotado pelo corretor autônomo e individual. Mas, o que o site imobiliário de um corretor tem a ver com tudo isso? Simples, se você possui poucos imóveis, então é ideal que você dê destaque aos mesmos.
Suporte à fotos e vídeos
Uma das maneiras mais práticas de destacar os seus imóveis é investir em um website imobiliário que tem suporte a fotos e vídeos no anúncio do imóvel. Claro, é importante que você produza fotos imobiliárias de qualidade e capriche nos vídeos, sempre que possível.
Formas diferenciadas de contato
Uma imobiliária possui, pelo menos, uma pessoa responsável por atender aos clientes, repassar ligações, anotar recados e tudo mais. Um corretor autônomo dificilmente terá este tipo de profissional ao seu dispor. Logo, é essencial que o site de corretores de imóveis autônomos seja feito pensando em entregar ao cliente formas variadas de contato.
Ou seja, garanta que seu email, número de telefone, celular e até mesmo WhatsApp estejam visíveis para o visitante do seu site. Uma dica é: coloque seu contato em todas as páginas, seja no cabeçalho ou no rodapé, além disso, coloque um telefone na descrição dos imóveis, assim você praticamente garante que seu cliente terá meios de entrar em contato.
Chat integrado ao site imobiliário
Muitas pessoas acreditam que um sistema de chat necessita de uma pessoa disponível o tempo inteiro para respondê-lo. Se fosse este o caso, isso seria totalmente inviável para corretores autônomos que passam parte do dia em tarefas que não permitem interrupções como: visitas em imóveis, atendimentos, entre outras.
Sistemas de chat modernos permitem que respostas automáticas sejam entregues ao cliente. Além de permitir que o corretor sempre defina seu status como online ou offline, todo cliente que deixar uma mensagem poderá ter um retorno assim que o corretor visualizar a mensagem, e tudo que você precisa é deixar uma mensagem automática explicando que você responderá à dúvida assim que possível.
De uma maneira bem simples, o corretor tratará este sistema de chat como um segundo email. No entanto, para o cliente este acaba sendo um método adicional de entrar em contato, o que nunca é uma opção ruim.
Blog integrado ao site
Uma imobiliária conta com uma receita para marketing muito maior que um único corretor. Isto é claro, se considerarmos o cenário de maneira ampla, ignorando alguns casos isolados em que essa regra não será necessariamente verdadeira. De qualquer forma, o corretor autônomo deverá optar por estratégias de marketing com alto retorno do investimento.
Uma das estratégias de marketing mais eficazes do momento é o marketing digital. Isso inclui estratégias de SEO, marketing de conteúdo, presença nas redes sociais e muito mais. Um site de corretores de imóveis autônomos precisa, portanto, de ter uma seção dedicada à postagem de artigos.
A ideia é que o corretor possa entregar conteúdo informativo aos seus clientes e leads. Além disso, os artigos do blog deverão ser otimizados para SEO para que o site do corretor consiga um bom ranqueamento no Google.
Uma taxa de dois ou três artigos por semana já é interessante para o corretor que não tem recursos para publicar artigos todos os dias. Quanto aos temas você pode optar por discutir notícias relacionadas ao mercado imobiliário, novos empreendimentos e dicas em geral.
Parcerias
Uma estratégia muito interessante para corretores autônomos é trabalhar com uma equipe de profissionais autônomos. Mas o sistema seria diferente de uma imobiliária: vocês seriam parceiros.
O modo de trabalho dependerá do que os corretores acharem mais conveniente. Mas ter parceiros é muito útil pois, como já dissemos no início do texto, é possível que um corretor de imóveis autônomo fique sobrecarregado.
Agora, suponha que um corretor esteja muito sobrecarregado e um cliente entre em contato sobre determinado imóvel. E, por ironia do destino, a sua agenda e a do cliente não permitem que uma data para visita seja marcada nas próximas semanas.
Ter parceiros, neste tipo de situação, permitirá que você entre em contato com um deles e informe a situação, possivelmente repassando o cliente para outro corretor. Claro, as comissões seriam divididas em caso de conclusão do negócio, mas você terá um cliente satisfeito, um negócio concluído e um determinado lucro associado à isso.
Este é apenas um exemplo, e existem várias situações em que trabalhar com parcerias no meio imobiliário pode ser muito interessante. Mas, voltando ao assunto deste artigo, qual a relação de parcerias e o site imobiliário?
Simples, você e seu parceiro podem indicar que são parceiros nos seus sites imobiliários. Não estamos falando de sistemas complexos, mas a simples adição de links onde vocês mostram quem são seus parceiros pode ajudar, e muito, a ambos.
Isso porque o algoritmo do Google, por exemplo, valoriza mais sites que possuem links externos redirecionando para o mesmo. Assim, cada parceiro representa uma chance maior de bom ranqueamento para seu site imobiliário.
Como um site de corretores de imóveis autônomos pode ser montado?
Se você acha que precisará de diversos conhecimentos de programação em HTML, CSS, Java, entre outros, está enganado. Existem diversas plataformas que permitem a montagem de um ótimo website sem estes conhecimentos.
O ville Imob, por exemplo, permite que você crie seu site imobiliário baseado em diversos templates com variadas cores. Como o site em si já está montado, o trabalho para o corretor autônomo se resume à adição dos detalhes próprios, imóveis, logomarca, entre outros.
Além disso a plataforma ville Imob conta com: CRM Imobiliário, ferramentas de integração social e com portais imobiliários, ferramentas de gestão e muito mais. Como estas ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar certas operações, o corretor autônomo poderá operar com uma eficiência muito maior. Faça já um teste grátis e veja você mesmo como tudo funciona!