No artigo publicado aqui no blog ontem, discutimos um pouco sobre a identificação do portal imobiliário perfeito. Hoje vamos ir ainda mais fundo e entender como funciona um site de busca de imóveis, o que pode ajudar a melhorar seu ranqueamento e, consequentemente permitir um maior retorno do investimento.
Mas, antes de começar o artigo, vamos definir o que seria um site de busca de imóveis para o propósito deste texto. Aqui, vamos entender estes sites de buscas como portais imobiliários, sites imobiliários e até mesmo sites de pesquisas orgânicas como o Google. Mas o foco central será o ranqueamento e o funcionamento de portais imobiliários.
Porque é importante entender como funciona um site de busca de imóveis?
Entender como um site de busca de imóveis funciona é interessante porque se você investe em um portal imobiliário o ideal é que você tenha um retorno interessante em termos de leads adquiridos e negócios concretizados.
O ranqueamento, por exemplo, é essencial que seu imóvel esteja bem ranqueado para que as pessoas o vejam ao realizarem uma busca nos portais imobiliários. Uma dica interessante é entrar nos portais como se fosse um consumidor para entender melhor como uma busca é realizada.
Como funciona o ranqueamento em um site de busca de imóveis?
O ranqueamento em portais imobiliários é dinâmico e varia de acordo com o portal. Para este artigo, por exemplo, vamos levar em consideração o sistema de ranqueamento do Zap e do VivaReal.
Uma coisa é certa: ambos portais incentivam o anunciante a utilização de um anúncio completo. Ou seja, dê ao consumidor o máximo de informações possíveis nos locais adequados.
Por exemplo, se você já especificou que o apartamento é na rua A, número 10, você não precisa repetir o endereço na descrição. Utilize a descrição para reforçar o melhor que o imóvel tem a oferecer de uma maneira quase poética.
Certo, agora que entendemos que precisamos colocar o maior número de informações nos locais corretos (mapas, filtros, títulos, etc). Vamos entender o que é importante para garantir que o imóvel tenha um bom ranqueamento e, mais importante, apareça para o cliente no momento correto.
Fotos do imóvel
Não é segredo para ninguém que a utilização de fotos de qualidade no mercado imobiliário é essencial. E, de acordo com o Zap e o VivaReal, uma das maneiras mais práticas de melhorar o ranqueamento do seu imóvel é utilizar várias imagens de alta qualidade.
Caso você esteja pensando que para conseguir tirar ótimas fotos será necessário investir em máquinas profissionais ou até mesmo fotógrafos, você está enganado. A verdade é a câmera de um smartphone moderno, um conhecimento básico de edição e um pouco de prática pode ser mais que o suficiente para produzir fotos de qualidade. Caso queira aprender mais, fique a vontade para ler este ebook sobre fotografia imobiliária.
E, não estamos dizendo que contratar fotógrafos ou investir em equipamentos profissionais é errado. Mas, se você está buscando maneiras de reduzir os custos da sua imobiliária sem impactar tanto a qualidade do serviço, aprender um pouco sobre fotografia pode ser uma ótima ideia.
Endereço completo
Muitas pessoas ainda insistem em não colocar o endereço completo de um imóvel. Isto é uma prática comumente utilizada para evitar que as pessoas não negociem com o corretor e negociem diretamente com o proprietário. Os portais imobiliários sempre dão prioridade para os imóveis que possuem endereço completo, assim, ocultar esta informação pode acarretar em uma penalidade no seu rank no portal.
Quanto aos “riscos” de colocar endereços completos, os corretores devem informar ao proprietário da importância de realizar os procedimentos de venda com um corretor para evitar problemas maiores no processo de venda.
Além disso, o consumidor quer saber onde fica o imóvel, até mesmo para ver a rua, a fachada, sem fazer algum tipo de compromisso. E, basta lembrar que empresas que fazem o que os clientes querem, mesmo que isso signifique “fugir do comum”, estão se destacando e crescendo é o caso do Uber, Nubank, Netflix entre outras.
Características específicas – filtros
É importante que você coloque todos os detalhes do imóvel, inclusive algumas características bem específicas como: elevadores, churrasqueiras, piscina, academia, área de lazer, porteiro, política de animais de estimação, entre outros fatores.
Se site de venda de imóveis possui filtros para estas informações, certifique-se que seu imóvel foi corretamente cadastrado. Ou seja, se o imóvel que você está anunciando possui elevadores e um cliente filtra os resultados para que apenas imóveis com elevadores apareçam, seu imóvel será visto.
Parece simples, mas se estes filtros não forem corretamente configurados para o seu imóvel, você pode perder muitas oportunidades.
Atualize seu anúncio sempre que necessário
Manter anúncios de imóveis desatualizados é um grande problema, já discutimos aqui neste blog a importância de deixar os anúncios de imóveis atualizados. E, no caso específico de portais imobiliários, é possível que deixar imóveis desatualizados prejudique o ranqueamento de novos imóveis anunciados.
Funciona assim: alguns sites de venda de imóveis tem um sistema de avaliação. Ou seja, o consumidor pode avaliar como foi a experiência ao entrar em contato com algum anunciante. Em caso de imóveis com preços errados, que não estejam mais disponíveis, ou estejam simplesmente desatualizados, o consumidor poderá denunciar esta situação.
Isto irá para o seu perfil e, o sistema de ranqueamento irá dar preferência aos anunciantes com menor taxa de reclamações. Mesmo para novos imóveis, logo manter todos os anúncios atualizados é essencial para evitar “penalizações” futuras.
Utilize um sistema de integração de portais
A ferramenta de integração de portais é muito útil para que você consiga montar anúncios completos em vários portais imobiliários. Isso porque, ao invés de configurar cada anúncio em cada portal de maneira individual, ou seja: upload de fotos, características dos imóveis, descrição, e muito mais. Um sistema de integração fará isso para vários portais em poucos cliques.
E esta é exatamente uma das ferramentas que a plataforma ville Imob oferece. Uma vez que você realiza o cadastro do imóvel no seu CRM Imobiliário, adiciona fotos, características e descrição, o processo de anúncio do imóvel é bem mais simples e prático.
Assim, a utilização da ferramenta de integração de portais em conjunto com as dicas deste artigo pode garantir a ótima utilização dos recursos investidos em sites de busca de imóveis. Faça já um teste grátis e veja como tudo isso funciona na prática.