Atualizado em 28 de Julho de 2021 por Camila Bonatti.
Escolher o melhor portal imobiliário não é uma tarefa tão simples. Afinal, todos eles têm benefícios, malefícios, vantagens e desvantagens.
Ou seja, é muito importante que você, corretor, escolha o portal de acordo com suas necessidades técnicas, e não somente pelas vantagens que o portal imobiliário oferece.
A utilização de portais imobiliários para divulgar os imóveis é uma prática essencial para os corretores e imobiliárias.
Isso porque portais imobiliários são o ponto de partida de muitos clientes no momento da compra.
No entanto, esses portais imobiliários representam, muitas vezes, um investimento. E determinar o melhor portal imobiliário pode ser importante para saber como utilizar melhor seu dinheiro.
Antes mesmo de começarmos o artigo vamos reforçar um ponto: não definiremos aqui qual o melhor portal imobiliário porque seu negócio prioritário (venda ou aluguel), localização e experiência pessoal podem ser fatores determinante na escolha.
No entanto, existe uma série de técnicas e dicas que podem ser úteis na escolha dos melhores portais.
Continue lendo para entender tudo sobre o assunto. Ou, caso prefira, poderá ver nosso vídeo sobre o assunto, clicando abaixo:
Como escolher o melhor portal imobiliário
É fundamental escolher o melhor portal imobiliário para utilizar no seu negócio, seja ele como autônomo ou através de uma imobiliária.
Afinal, o melhor portal imobiliário vai garantir um retorno acima da média no quesito clientes e prospectos.
Porém, claro, não é assim tão simples determinar qual é a melhor alternativa para o seu negócio. Afinal, existem portais imobiliários voltados para uma série de necessidades dos corretores.
E a escolha deve ser prioritariamente técnica.
Muito embora haja vantagens financeiras com relação a um ou outro, é muito importante observar o que, de fato, vai trazer clientes pra você.
Partindo deste princípio, você deve analisar:
- Quem mais acessa o portal;
- Público-alvo;
- Tipo de modelo de negócio;
- Concorrência que já anuncia lá;
- Compatibilidade do portal com o seu sistema imobiliário.
O sistema “tudo em um” da Ville Imob, garante que você exporte seus imóveis para os mais diferentes portais imobiliários. E tudo isso, de maneira automatizada e com poucos cliques.
Clique aqui para conhecer esse recurso do nosso sistema, faça um teste grátis e tire suas próprias conclusões.
Essas peças-chave vão garantir que o trabalho seja muito mais efetivo, pois você estará anunciando no lugar certo, para as pessoas certas.
Para te ajudar, preparamos um guia com algumas dicas de critérios que você pode considerar na hora de escolher o melhor portal imobiliário.
Continue lendo.
1. Entenda a possibilidade da diferença de acordo com a localização
É importante notar que existem diferenças regionais na experiência de utilização de diversos portais imobiliários.
Uma busca por imóveis à venda no google, por exemplo, em determinado local pode retornar um portal imobiliário local.
Mesmo que a pesquisa retorne um portal imobiliário de abrangência nacional, é possível que o portal em si varie.
Por exemplo, uma pesquisa com o seguinte termo “apartamento à venda no local X” retornou portais diferentes (1º lugar) para as cidades de Belo Horizonte (Pampulha), Brasília (Asa norte) e Rio de Janeiro (Copacabana).
Alguns pontos importantes:
- Estamos considerando o primeiro lugar logo após os anúncios pagos;
- Pesquisas com pequenas diferença no texto podem retornar resultados totalmente diferentes;
- Pesquisas realizadas em qualquer outra data podem retornar resultados diferentes também.
Mas ainda que estes pontos sejam levados em consideração, uma pesquisa rápida no Google pode ajudar a entender quais são os portais que as pessoas irão ter um maior contato na sua região.
Uma dica é utilizar uma aba anônima para evitar que o algoritmo do Google leve em consideração o seu perfil ao apresentar os resultados.
Vale lembrar que, de acordo com o HubSpot, cerca de 1 em cada 3 pessoas clicam no primeiro resultado que veem no Google.
Além disso, 75% das pessoas nunca clicam em resultados que não estão na primeira página.
Logo investir em um portal imobiliário que tem um bom ranqueamento é essencial.
2. Retorno do Investimento (ROI) no melhor portal imobiliário
É importante que o portal que você escolha tenha um bom retorno do investimento.
Existem alguns sites de venda de imóveis gratuitos, é o caso do Trovit, villeBusca, Mitula, entre outros.
Porém alguns portais de venda de imóveis são pagos, como o Zap, OLX e VivaReal.
Os portais pagos são os mais populares, logo é comum que você divulgue em pelo menos um destes portais.
Mas sempre se recomenda que você faça um cálculo do retorno do investimento, ou ROI.
Para isso, considere o valor investido no portal, o número de leads obtidos através do portal e o número de negócios finalizados graças à contatos e clientes oriundos deste portal.
A fórmula final para o cálculo dependerá de você e o ideal mesmo é uma comparação, ou seja, se possível realize teste com os principais portais imobiliários da sua região, e veja em qual você teve o maior retorno do investimento.
Tente realizar o teste no mesmo período e por um tempo relativamente extenso. Quanto maior o período de teste, mais certeza você terá dos resultados.
Lembre-se que muitas variáveis podem e devem ser consideradas na hora de procurar pelo melhor portal imobiliário através do ROI.
Afinal, aspectos como sazonalidade, mercado e economia atual, podem interferir diretamente nos resultados e na performance de um portal ou outro.
Muitas vezes, só porque determinado portal não demonstrou um resultado bom, não significa que ele é um portal ruim.
Mas sim, pode ser que as coisas não estavam totalmente alinhadas.
Porém, use a medição de ROI como guia, sem se “apaixonar” só por uma plataforma e esquecer das outras.
Lembre-se que um imóvel pode ter uma performance melhor em uma plataforma, e outro, em outra, por N motivos diferentes.
Mantenha todas as possibilidades sempre na mesa.
3. Considere as ferramentas oferecidas do melhor portal imobiliário
Alguns portais imobiliários, especialmente os pagos, oferecem ótimas estatísticas e ferramentas.
Fazer o uso delas pode ser essencial para que você aproveite o máximo do portal.
Logo entenda como utilizar os números, gráficos e informações disponibilizadas e faça uso dos mesmos.
É importante que você leve as ferramentas oferecidas em consideração, afinal de contas elas são essenciais para que você consiga ter mais eficácia nos anúncios divulgados no portal.
E aqui, você precisa tomar muito cuidado. Afinal, ler um número de maneira equivocada, pode significar uma mudança de estratégia que não necessariamente precisaria acontecer.
Ou seja, você precisa aprender a ler os números digitais de maneira coerente, sem se precipitar e sem achar que está tudo “ganho” ou tudo “perdido”.
As estatísticas dos portais imobiliários te ajudam a guiar o seu trabalho, de modo a ir para a direção certa.
Ou seja, se um imóvel recebe muitas visitas e não vende, não é porque ele não é um imóvel bom.
Mas sim, porque a descrição está chamando a atenção de alguma maneira que, talvez, não é a ideal para aquele público.
Muitas vezes, vale mais a pena aparecer para poucas pessoas e pessoas certeiras, do que aparecer para milhares de pessoas e não realizar a venda.
Pondere sempre esse tipo de situação, ok?
Com o sistema de gestão da Ville Imob, você poderá tomar melhores decisões, embasadas em dados precisos e sobre o seu negócio.
Clique aqui para conhecer todas as funcionalidades do sistema “tudo em um”, e como ele poderá ajudar na hora de tomar as melhores decisões com base em números dos portais imobiliários.
4. Considere a qualidade do suporte ao usuário do melhor portal imobiliário
O suporte ao usuário é outro fator essencial que você deve considerar ao escolher o “melhor” portal imobiliário.
Um suporte rápido e que resolve os problemas que surgem com a utilização de maneira prática é sempre o que você deve preferir.
Suporte lento ao usuário e que não são tão eficientes podem ser uma fonte adicional de estresse no dia a dia.
Portanto leve em consideração a experiência que você teve quando houve algum tipo de problema.
A lista de portais imobiliários que oferecem uma melhor ferramenta de suporte e atendimento, devem entrar na sua própria lista de melhores portais imobiliários.
Para isso, considere o tipo de organização que sua imobiliária tem, de forma que o suporte e o atendimento pelos portais possa ser facilmente encaixado no sistema de gestão.
Ou seja, se você tem que “abrir” um novo departamento ou criar tecnologias só para se adaptar ao portal imobiliário, deixe-o de lado e procure por outro.
O seu time de atendimento e venda, precisa estar plenamente integrado ao sistema de suporte do portal.
Além disso, o próprio suporte do portal precisa ser prático para a imobiliária ou para o corretor.
Ou seja, se você tiver algum problema por lá, precisará resolvê-lo sem muitas dores de cabeça. Faça testes e busque por estes portais.
5. Pode existir mais de um melhor portal imobiliário
Esse é um dos pontos chaves deste artigo.
Talvez não exista o melhor portal imobiliário, é possível que os principais portais do mercado supram suas necessidades de maneira satisfatória e que as diferenças observadas mesmo nos testes que citamos não sejam tão conclusivas.
Por esse motivo a definição do melhor portal imobiliário não é algo 100% conclusivo e dependerá de cada usuário e da experiência com o portal.
A utilização de múltiplos portais imobiliários é sempre uma ótima opção.
Naturalmente que isso dependerá da quantidade de recursos que sua imobiliária dispõe para divulgação.
É importante que, uma vez definido qual (ou quais) portal pago você deseja utilizar, nunca se feche totalmente às outras opções, é possível que elas melhorem significativamente com tempo.
Por fim sempre considere a publicação em portais gratuitos, isso porque os mesmos não representam um custo adicional e podem ser uma ótima fonte de leads.
Só pelo fato de o portal imobiliário ser gratuito, não significa que ele é uma alternativa ruim.
Pelo contrário! Existem ótimos portais imobiliários que são gratuitos.
Eles são boas portas de entrada para quem quer fazer testes e medir a qualidade dos prospectos que vem de lá.
Além disso, é uma boa maneira de testar sua equipe de vendas para que eles se adaptem ao uso de uma ferramenta de portal imobiliário.
Porém, conforme entendemos anteriormente, é muito importante que estes testes sejam feitos de maneira efetiva, antes de tirar uma conclusão definitiva.
Na verdade, com o avanço diário da tecnologia online, é muito difícil tirar uma conclusão “definitiva” sobre a qualidade de um portal imobiliário, seja ele pago ou gratuito.
Afinal, todos os dias novas atualizações são feitas e, o que é bom pra você hoje em um portal, pode facilmente estar disponível daqui a pouco em outro portal.
Esteja sempre atento as mudanças que o mercado faz, para que você possa acompanhar isso no mesmo ritmo.
Ou, pelo menos, em um ritmo parecido.
6. Como usar vários melhores portais imobiliários
Existem ferramentas extremamente úteis no mercado que permitem a publicação de anúncios em diversos portais imobiliários de maneira extremamente rápida e eficiente.
Na plataforma Ville Imob, por exemplo, nós temos a Ferramenta de Integração de Portais.
A utilização desta ferramenta é bem simples, e é possível graças à integração com o CRM Imobiliário.
Funciona assim: ao cadastrar um imóvel novo no sistema, você consegue adicionar todas as informações relevantes, uma descrição incrível, endereço, fotos e vídeos.
A partir daí o imóvel já está no sistema e publicá-lo em portais imobiliários fica muito simples, basta que você insira suas credenciais (informações de login) e você conseguirá publicar seus imóveis rapidamente em diversos portais imobiliários gratuitos e pagos.
Esta tarefa seria totalmente manual e repetitiva caso não fosse utilizada uma ferramenta de integração.
O que tornaria a utilização de múltiplos portais imobiliários algo quase impossível, devido ao tempo consumido.
E uma das vantagens do Ville Imob é que a divulgação do imóvel no Facebook, Twitter e no seu próprio site imobiliário também serão bem simples.
Isso porque a plataforma já conta com um site imobiliário incluso.
Além disso existe também a Ferramenta de Integração Social que permitirá a divulgação em várias redes sociais.
Além disso você pode fazer um teste grátis da plataforma e verificar como a mesma pode ser extremamente útil.
Conte com a Ville Imob e boas vendas – seja através de um portal imobiliário ou não!