A execução de um bom atendimento ao cliente é essencial para o corretor que quer ter sucesso na sua carreira. Embora muitos acreditem que essa é uma habilidade que é inata à pessoa, ou seja, ou você tem ou não tem, a verdade é que é sim possível melhorar o atendimento ao cliente. Nesse artigo veremos diversas dicas para melhorar o atendimento ao cliente, então caso você queira melhorar esse aspecto, basta seguir em frente na leitura do mesmo.
Seja cordial
Essa é a primeira dica e, embora seja simples, é talvez a mais importante. A ideia de cordialidade e educação são coisas básicas que não podem, em hipótese alguma, passar despercebidas.
Naturalmente, espera-se que você dê “bom dias” e “boa tardes” para todas as pessoas que entrem no seu escritório, ou que você entre em contato pela primeira vez. Mas a verdade é que, algumas pessoas esquecem desses detalhes, especialmente em encontros subsequentes, isto é, que ocorrem após a primeira vez.
Trate seus clientes pelo nome
Essa é outra dica bem importante para melhorar o atendimento ao cliente e que pode ser facilmente ignorada pelas pessoas. É importantíssimo que você tente se lembrar do nome das pessoas e sempre que se direcionar a elas, utilize o nome das mesmas.
Para algumas pessoas, isso é algo natural, para outras lembrar de nomes é uma das tarefas mais difíceis. A dica, nesses casos é treinar, sempre pergunte o nome das pessoas e repita-o várias vezes na sua mente, até que você não o esqueça mais.
Antes de qualquer compromisso, leia o nome do cliente e dos seus familiares no seu CRM Imobiliário. Isso permitirá que se lembre de todas as pessoas que podem ou não estar acompanhando o cliente.
Por fim, caso você se esqueça do nome do seu cliente, é melhor dizer que você esqueceu do que tratá-lo por termos genéricos. Pergunte o nome novamente de uma maneira bem-educada, e tente não esquecer mais.
Esteja (quase) sempre disponível
Para o corretor que quer se destacar no atendimento aos clientes, a disponibilidade é essencial. Seus clientes, em sua maioria, trabalham durante o dia e por isso vários compromissos e visitas serão marcadas fora do horário comercial. Logo, para não perder estes clientes você precisa mostrar a disponibilidade de atendê-los no momento em que melhor se adequa às agendas dos mesmos.
O termo “quase sempre disponível” está ali para deixar claro que você não deve tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo. Certas visitas podem durar um longo tempo e marcar um compromisso com outro cliente, apenas para mostrar “disponibilidade”, não é válido se você terá que apressar outros clientes.
Nesses casos, é melhor dizer que você possui sua agenda cheia naquele dia e horário e encontrar algum outro momento em que tanto você, quanto o cliente se encontrem disponíveis.
Utilize as redes sociais e apps de mensagem
Uma maneira simples de melhorar o atendimento ao cliente e relacionamento com o mesmo é a utilização de redes sociais. As redes sociais possuem ferramentas como comentários, onde você pode responder por dúvidas de clientes, isso sem contar com a possibilidade de falar diretamente com os mesmos, através de mensagens diretas e privadas.
Vários clientes vão te procurar através de aplicativos como o WhatsApp devido à popularidade e praticidade do mesmo. Uma maneira simples de aumentar sua disponibilidade, citada anteriormente, é estar disponível e responder ativamente a esses clientes.
Mas lembre-se de se dedicar totalmente ao cliente que você está atendendo no momento, ou seja, não responda mensagens se você está apresentando uma casa a outro cliente. Mostre ao seu cliente atual que você está ali para atendê-lo de maneira única e exclusiva. Uma vez finalizado esse atendimento, retorne o contato e explique a situação, seu cliente certamente irá entender.
Mantenha seu telefone por perto
Manter seu telefone por perto é uma maneira de garantir que você não perderá nenhuma ligação importante. É verdade que, atualmente, nossas vidas giram em torno de nossos celulares e smartphones, por isso a maioria das pessoas ficam com os mesmos próximos durante todo o dia.
Mas algumas ainda tem o hábito de sair e deixar o celular em uma mesa, distante do local onde a própria pessoa se encontra. Perder ligações por não ver o telefone tocando não é necessariamente um problema, é simplesmente um evento que pode vir a se tornar um problema caso tal situação se repita diversas vezes com o mesmo cliente.
Se lembre de datas especiais
Suponha a seguinte situação: você está pronto para uma visita em uma casa que é de interesse do seu cliente. Você utiliza seu CRM Imobiliário e verifica que o aniversário do cliente é, exatamente, naquele dia. Essa é uma ótima oportunidade de mostrar ao cliente que você é atento à detalhes e parabenizá-lo por mais um ano de vida.
Certos cuidados devem ser tomados:
- Vocês possuem uma relação profissional, logo demonstrações muito afetivas estão fora de cogitação.
- Dizer a idade para homens pode ser aceitável, mas é algo que deve ser sempre evitado para mulheres.
- Aniversários de familiares, como filhos, filhas e esposas, podem ser mencionados, mas cuidado com o tom. Especialmente caso os mesmos não estejam presentes, como a relação é profissional, você não quer parecer como alguém que está invadindo a privacidade.
Seu objetivo é simplesmente mostrar que você está atento à determinados detalhes. E, no geral, pode-se afirmar que esses pequenos detalhes podem te ajudar a melhorar o atendimento ao cliente.
Reserve um tempo para você
O corretor é um profissional que tem um foco em ter alta disponibilidade e ainda tem que atuar em horários, muita das vezes, incomuns. É possível que, se cuidados não forem tomados, a vida pessoal do mesmo sofra com as consequências dessas necessidades. E, se estamos sendo sinceros, um estresse acumulado pode fazer com que a qualidade do seu atendimento caia.
Reserve alguns momentos diários para fazer coisas que você gosta e aprecia, utilize esses momentos para recarregar as energias. Nós da ville Imob temos soluções que visam permitir que o corretor possa focar nas atividades mais importantes do negócio enquanto nosso software realizar tarefas que podem ser automatizadas.
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