Você, corretor de imóveis antenado, já deve ter lido algumas vezes pela internet sobre a importância de se ter uma presença digital profissional e sólida.
Isso inclui vários fatores: utilizar as redes sociais de maneira adequada, utilizar email profissional, e principalmente ter um site imobiliário. Afinal de contas, ele é sua vitrine de negócios na internet.
E nesse tempo de mudanças tecnológicas acontecendo de maneira cada vez mais rápida, todos estão conectados. E você também precisa estar.
Antes, para acessar a internet você precisava: de um computador (daqueles de mesa, lembra?), uma linha telefônica (desocupada!), além de tempo para aprender, pois era algo novo e não muito intuitivo.
Isso gerava uma barreira de entrada ao uso da web, que acabava deixando de fora pessoas mais velhas e com renda mais apertada. Hoje em dia, os smartphones são verdadeiros computadores de mão, sendo na verdade muito mais potentes do que as máquinas de mesa que utilizávamos anos atrás.
Não só isso, mas a quantidade de smartphones operando no Brasil, por exemplo, é mais do que 2 vezes o número de habitantes. Somente ano passado foram vendidos 47,7 milhões de aparelhos.
A questão então não é mais apenas sobre ter um site na internet para sua imobiliária. Você precisa ter certeza de que seus clientes, atuais e potenciais, possam acessar seu site a partir de seus dispositivos móveis. Afinal, é provável que eles acessem por este meio.
O que é um site responsivo
De forma resumida, sites responsivos são aqueles que adaptam o seu layout (adaptação ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets).
Assim, dependendo do tamanho da tela do aparelho que está sendo utilizado para navegar, o layout é disposto de maneira a melhorar a experiência do usuário.
Você já deve ter navegado por algum site no seu celular que parecia apenas a versão miniaturizada do que você veria no computador de mesa. Onde precisava ficar aumentando e diminuindo o zoom a todo momento para conseguir ler algo ou ver uma imagem.
Com tanto material de qualidade na internet, caso seu site imobiliário seja apresentado desta forma, ele tem grande chance de ser rejeitado. Pode até ser que suas ofertas sejam imperdíveis e suas condições de pagamento incríveis e diferenciadas.
Se seu site proporcionar uma experiência desagradável ao seu visitante, ele não vai ter nem tempo de descobrir isso.
Dispositivos móveis são prioridade
Essa mudança nos hábitos dos consumidores e crescente disponibilidade de aparelhos móveis no mercado levou a uma mudança de paradigma no desenvolvimento de Estratégias Digitais. E isso afeta diretamente você, corretor!
Hoje o design dos sites e aplicativos é guiado por uma filosofia conhecida como mobile first. Ou seja, primeiro a solução de ser pensada para dispositivos móveis e então adaptada às telas maiores.
Isso garante uma apresentação melhor nos celulares e tablets, sem que seja preciso recorrer a um design muito simples, ou desinteressante ao seu site. É muito mais fácil adaptar algo desenvolvido primariamente de uma tela menor para outra maior, do que o contrário.
Benefícios de um site responsivo
Como dissemos anteriormente, é tudo uma questão de experiência do usuário. O seu site imobiliário deve ter um layout agradável, ser fácil de navegar e ao mesmo tempo oferecer uma solução tão boa quanto a versão desktop.
Além disso, é possível integrar tecnologias desenvolvidas especificamente para mobile, como o Whatsapp por exemplo, e assim facilitar a vida do seu cliente para entrar em contato com você.
Ao invés de ter que procurar seu número, salvar seu contato, abrir o aplicativo e te enviar uma mensagem, ele pode simplesmente clicar somente em um botão na página de determinado imóvel, e ser encaminhado direto pro aplicativo.
São coisas que parecem simples, mas podem determinar um contato e consequentemente um venda ser feita ou não.
Quais as características de um site responsivo
- Seu desenvolvimento é guiado pelos conceitos de flexibilidade, adaptação, praticidade, facilidade.
- Os limites das larguras de telas são respeitados.
- Utilização de imagens adaptáveis, sempre ligado no desempenho da página.
- Conteúdo desnecessário é dispensado.
- É testado e funciona corretamente nos mais diversos aparelhos.
Deste modo sua imobiliária passa a imagem de um empreendimento que se preocupa com o consumidor e entende que deve oferecer soluções práticas a ele.
Como escolher a solução ideal
Com tantos fatores a considerar, é mais indicado que você procure uma solução profissional do que tentar desenvolver a sua própria.
Neste caso, o ideal seria contratar uma plataforma que lhe oferecesse uma solução otimizada, barata e que ainda pudesse ser personalizável com sua marca.
E é exatamente isso que a plataforma ville Imob oferece. Lá, além de layouts responsivos, há também versões exclusivas para aparelhos mobile.
E tudo isso por um custo imbatível. Tem dúvidas? Acesse ville Imob e solicite já seu teste grátis, válido por 15 dias e sem compromisso.