Para ter sucesso no mercado imobiliário, você não precisa ter reconhecimento nacional. Ser um corretor de imóveis referência no bairro onde atua já é o suficiente para ter destaque no mercado.
Quando o seu trabalho se torna reconhecido na região, você elimina algumas etapas no processo de vendas de imóveis. Não é mais necessário investir tanto tempo para conquistar potenciais clientes. Eles já sabem quem você é e como você trabalha.
Nesse sentido, proprietários buscam o seu trabalho quando pretendem vender ou alugar seus imóveis. Ou seja, você também ganha tempo na hora de captar imóveis para a sua carteira.
Passos para virar um corretor de imóveis referência no bairro
Muitas vantagens, hein? Mas você não se torna um corretor de imóveis referência no bairro do dia para a noite. Trata-se de um processo demorado e gradual, que exige muita dedicação do profissional. Veja o que você deve fazer.
1. Entenda o perfil do público da região
O primeiro passo está em entender o perfil do público onde você atua. Por exemplo, ruas próximas a universidades atraem pessoas mais jovens. Normalmente, por um tempo determinado.
Ao mesmo tempo, é provável que famílias com filhos pequenos e pessoas mais idosas evitem essa região por conta do barulho. Nesse sentido, vale a pena concentrar seus esforços em locação para estudantes.
Você ainda pode acessar dados do IBGE e da Prefeitura para descobrir informações gerais sobre o público do seu bairro. Nessa pesquisa, é possível descobrir até a renda per capita da região. Ter esses dados em mãos ajuda a definir qual é a persona da sua imobiliária e, por consequência, a realizar uma abordagem mais assertiva.
2. Circule pelas ruas e converse com as pessoas
O bom corretor de imóveis não fica preso dentro do escritório. Ele está em constante movimento. Afinal de contas, a melhor maneira de conhecer o público que mora no seu bairro de atuação é caminhar pelas ruas.
Aqui, lembre-se de andar com seu cartão de visita de corretor de imóveis e distribuir para as pessoas que conversar. É fundamental fazer networking na sua região. Na prática, isso significa criar laços de amizade com síndicos, porteiros e proprietários. Dessa forma, você fica sabendo em primeira mão quando alguém decide vender ou alugar um imóvel na região.
Nas suas idas e vindas, aproveite para conhecer cada canto do bairro: quais são os serviços e comércios da região, por exemplo. Dar essas informações durante a negociação pode ser um grande diferencial.
3. Marque presença com placas
Colocar placas pela região em que atua tem muitas vantagens. Além de impactar pessoas que circulam pelas ruas, as placas imobiliárias reforçam a presença da sua imobiliária na região. Ou seja, as pessoas passam a entender que você é o corretor de imóveis referência no bairro.
Aqui, é interessante você investir em tecnologia nas placas imobiliárias. Basta inserir um QR Code nelas. Esse código de barras bidimensional pode ser escaneado pelos smartphones. Assim, as pessoas que fizerem isso conseguem acessar o seu site imobiliário e ter mais informações sobre o imóvel em questão.
4. Tenha um grande banco de dados
Em meio a essas tarefas, você vai acumulando uma série de informações de qualidade. Não confie apenas na sua memória e nas anotações de seu caderninho (você pode perdê-lo).
Então, à medida que consegue dados de imóveis e potenciais clientes, registre-os em seu CRM Imobiliário. Além de concentrar informações sensíveis em um lugar seguro na nuvem, essa poderosa ferramenta realiza um cruzamento de dados inteligente: ela consegue mostrar quais são os imóveis mais compatíveis com o perfil de cada cliente.
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