O telefone não toca mais como antes. Em contrapartida, há mais emails na caixa de entrada e, principalmente, mais mensagens chegando ao seu WhatsApp. Em plena era digital, exige-se que o corretor saiba fazer o atendimento online no mercado imobiliário de maneira efetiva.
Não é porque as pessoas da nova geração não têm o costume de fazer ligações que elas não querem um retorno imediato. Muito pelo contrário. Se você demorar muito para visualizar e responder uma mensagem, o potencial cliente vai procurar outro profissional ou imobiliária para tirar suas dúvidas.
Afinal de contas, não faltam ferramentas de atendimento no mercado imobiliário. Basta um clique para o usuário encontrar um novo anúncio. Isso sem falar que ele consegue enviar, simultaneamente, mensagens para diversos profissionais. Por isso, é bom responder o quanto antes para não chegar atrasado, hein!
Como prestar um bom atendimento online no mercado imobiliário
Não queremos que você perca nenhuma oportunidade de negócios. Pensando nisso, vamos trazer algumas dicas importantes de como prestar um bom atendimento online no mercado imobiliário. Fique atento e coloque essas dicas em prática.
Prontidão na resposta
Não deixe o seu cliente esperando. Essa tarefa pode parecer difícil de cumprir. Você logo se imagina no meio de uma visita imobiliária tendo que interromper seu atendimento para responder alguém no celular.
Mas nada que uma boa organização não ajude para que se cumpra essa função. Para garantir e até aumentar suas chances de conversão, mantenha um rodízio entre os integrantes da imobiliária para que todos tenham seu período dedicado a responder os clientes via internet de forma ágil e eficiente.
Uma linguagem adequada
A aquisição de um imóvel é um processo delicado e requer muita clareza e cuidado. Por essa razão, o cliente não pode ter dúvidas. Para evitar isso, você precisa zelar pela objetividade da linguagem adotada e pela clareza das palavras.
Isso precisa ser mantido independente se o contato é feito por email, WhatsApp ou qualquer outro canal online. Não precisa ser o mais formal possível, mas também não seja muito despojado. Fique no meio termo. Além disso, dispense gírias, abreviações e termos técnicos do mercado imobiliário, que são desconhecidos para a maior parte de seus clientes. Esses detalhes contam muito.
Script de perguntas mais frequentes
Elaborar um script para responder às perguntas mais frequentes é um jeito muito interessante de agilizar todo o contato. Isso também contribui para que você tenha acesso rápido a informações precisas sobre uma compra, locação ou empreendimento à disposição.
Tente tornar as respostas personalizáveis para que o cliente não ache que está falando com um robô. Essa dica também vale para atualizar a resposta com dados específicos de cada imóvel, como medidas dos cômodos, tipologia, localização e itens do memorial descritivo.
Cuidado com mensagens longas
Para ser o mais preciso possível, o corretor pode incorrer no erro de enviar mensagens muito longas. Porém, cuidado! Quem recorre aos canais digitais, como as redes sociais, para otimizar o atendimento online no mercado imobiliário busca se esclarecer com agilidade e de forma prática.
E ao enviar mensagens longas, você não vai garantir praticidade na conversa. É importante que você seja prático nas explicações e deixe o aprofundamento da parte burocrática para um bate-papo pessoal.
No mercado imobiliário, você precisa saber aliar atenção e personalização com clareza e sinceridade. Afinal, estamos falando de uma transação comercial. Qualquer informação omitida pode ser fatal.
Alerta de notificações ativado
O bom corretor de imóveis está disponível nos mais variados canais de comunicação. Para não perder nenhuma mensagem de cliente, é importante que o alerta de notificação esteja ativado em todos os aplicativos e ferramentas que você utiliza.
Chat online integrado ao seu site imobiliário
Sabendo que a maioria das pessoas inicia a busca de imóveis pela internet, é muito importante que você esteja sempre online e disponível nos mais variados canais. Além das redes sociais, WhatsApp e email, é muito importante que você tenha, também, integrado um chat online em seu site imobiliário.
Imagine que, no meio de uma pesquisa, o usuário acesse a sua página na internet e goste de um imóvel. Se você tiver um chat online ali, você poupa um ótimo tempo do usuário. Isso porque ele não precisa procurar por seus contatos para enviar uma mensagem em outro canal. Ele resolve seus problemas de imediato.
E o chat online do ville Imob oferece uma série de funcionalidades para facilitar a vida do corretor e, por consequência, de seus clientes. Com mensagens pré-prontas, você automatiza alguns processos e aumenta seu rendimento.
Quando algum visitante do seu site envia mensagens, você recebe um alerta sonoro e visual. Assim, você não corre o risco de ignorar seu potencial cliente. Isso sem falar que é possível consultar todo o histórico da conversa que você manteve com seus clientes. Ao recuperar informações que ele passou no primeiro contato via chat online, você tem mais condições de oferecer o imóvel certo para seu cliente.
Todas essas dicas de atendimento online no mercado imobiliário não servem de nada, se a sua imobiliária não conta com uma rede de internet de qualidade. É preciso evitar, a todo custo, ficar incomunicável ou sem conexão.
Hoje, todo o poder de persuasão e argumentação dos corretores precisa estar adaptado aos canais da web. Evite surpresas que possam interferir nos negócios e aproveite para demonstrar o quão atualizado você é.
Boas vendas!