Ter um blog imobiliário de sucesso passa a impressão para o mercado que você é um corretor de imóveis qualificado. Você se posiciona como uma autoridade em sua área de atuação, o que te coloca à frente da concorrência.
E sabemos que ninguém negocia um bem tão valorizado, como um imóvel, com a primeira pessoa que aparece pela frente. Os clientes costumam fazer uma análise profunda do profissional que vai conduzir toda a negociação. E nunca foi tão fácil ter acesso às informações de qualquer profissional.
Hoje em dia, as pessoas buscam referências na internet. Elas acessam os perfis sociais dos corretores de imóveis para avaliar a satisfação dos clientes que já negociaram com o profissional, por exemplo. Não só isso.
Além de se posicionar como uma autoridade no mercado, manter um blog ativo pode render um ótimo posicionamento nos mecanismos de busca. Em especial, quando você utiliza palavras-chave no mercado imobiliário de forma estratégica.
Não é por menos que investir em um blog pode aumentar a audência do seu site em até 3,7 vezes, segundo a pesquisa Content Trends. Portanto, ao aparecer nos primeiros resultados do Google, você consegue levar mais leads quentes para a sua imobiliária.
Mas criar um blog imobiliário de sucesso não é tão simples quanto parece. Confira, nesse texto, o que você pode e o que não pode fazer.
O que fazer para ter um blog imobiliário de sucesso
1. Definição do público-alvo
Para quem você vai escrever? Essa deve ser a primeira pergunta que você deve se fazer quando for criar um blog imobiliário. Se não tiver muito bem claro de quem vai ser o público-alvo que vai consumir seus conteúdos, você apenas estará perdendo tempo em manter seu blog.
E essa definição do público-alvo tem muito a ver com o seu objetivo. Se você for dono de uma imobiliária e pretende acertar na contratação de corretores de imóveis, vale a pena focar em conteúdos sobre carreira.
Agora, se você quer trazer mais clientes em potencial para a sua carteira, procure dar dicas para proprietários, compradores e quem pretende alugar um imóvel em breve. Aqui, é muito importante você conhecer a persona da sua imobiliária para acertar na abordagem. Por exemplo, se você só atende pessoas de baixa renda, não faz sentido escrever sobre varanda gourmet, por exemplo.
2. Calendário editorial
Sabemos que a rotina do corretor de imóveis é muito corrida. Ao mesmo tempo, sabemos que ficar muito tempo sem publicar um post inédito no seu blog, dificilmente ele terá sucesso. Nesse sentido, é muito importante criar um calendário editorial para você não se perder em meio às publicações.
Aqui, defina quantas atualizações serão feitas por semana. Caso você decida atualizar duas vezes por semana, vale a pena escolher temas para cada dia.
Por exemplo, às quartas-feiras você sobe um post de dicas para financiamento imobiliário e economias para quem quer comprar um imóvel em breve. Por sua vez, às sextas-feiras você publica conteúdos para proprietários valorizarem seus imóveis, como dicas de decoração e reforma.
Ao fazer isso, você não só facilita a sua vida como a de seus leitores. Isso conta muito também.
3. Divulgação de posts
Por mais que você tenha uma audiência fixa, nunca é demais trazer mais leitores para o seu blog. Uma estratégia para isso está em divulgar seus posts em diversos canais online, principalmente nas redes sociais.
Mais uma vez, você não pode perder tempo nessa tarefa. Por isso, recomenda-se utilizar uma plataforma de automação de marketing, como o ville Target. Além de disparar campanhas de email marketing para sua base de contatos, ela permite realizar o agendamento de posts nas redes sociais.
O que não fazer para ter um blog imobiliário de sucesso
1. Copiar e Colar
Quando decide criar um blog imobiliário, você precisa reservar um tempo para dedicar exclusivamente à produção de conteúdo. Afinal de contas, um blog imobiliário de sucesso é feito apenas por conteúdos originais e relevantes.
Na prática, isso significa que você, em hipótese alguma, pode copiar e colar conteúdos alheios. Em primeiro lugar, isso pega muito mal para seus leitores e coloca a sua credibilidade em cheque. Isso sem falar que os robozinhos do Google conseguem identificar se um conteúdo é cópia, o que implica punição nos resultados de busca.
2. Não monitorar concorrência
Outro erro está em não monitorar a concorrência. Aqui, não é copiar o que ela está fazendo, mas sim se inspirar nas boas práticas que elas adotam e identificar gaps que você pode suprir.
Talvez, você descobre que seus concorrentes já estão colocando as tendências de marketing imobiliário em prática e você está ficando para trás. Por isso, não deixe de monitorar, hein!
Além de um blog imobiliário de sucesso
Em qualquer negócio, captar leads qualificados é apenas o primeiro passo do processo de venda. No mercado imobiliário, essa máxima é ainda mais verdadeira, uma vez que vender imóveis demanda muito tempo. Em média, de 6 meses a 18 meses.
Portanto, ter um blog imobiliário de sucesso não é o suficiente para você vender imóveis todos os meses. Longe disso. Como adiantamos acima, o blog serve para captar leads qualificados e conquistar a confiança deles rapidamente. Mas para estreitar o relacionamento com o cliente, você precisa investir em outras práticas de marketing.
Procure manter os clientes sempre por perto com o envio periódico de campanhas de email marketing imobiliário. Entre uma dica e outra, você pode enviar uma oferta de um imóvel. Também deixe todos os seus canais de atendimento aberto para tirar as dúvidas de seus clientes.
Aqui, é fundamental captar o máximo de informações possível em cada conversa e registrá-las em seu CRM Imobiliário. Assim, você faz um cruzamento de dados inteligentes, entre as informações dos clientes e as dos imóveis. Ao identificar a necessidade e preferência de cada cliente, você consegue oferecer o imóvel certo.
Enfim, para se tornar um corretor de imóveis de sucesso, você deve ser um profissional multidisciplinar. Além de manter um blog atualizado, é preciso captar imóveis e manter um relacionamento próximo com os clientes. Por isso, contar com a ajuda de tecnologia é indispensável, como a de uma plataforma imobiliária e a da um software de automação de marketing.
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Boas vendas!