Quem disso que não dá para usar o LinkedIn no mercado imobiliário? Todo mundo sabe que se trata de uma ótima ferramenta para fazer networking, mas também pode ser uma oportunidade de negócio.
Em primeiro lugar, vamos aos números. O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo na internet, com mais de 546 milhões de membros de mais de 200 países. No Brasil, são 32 milhões de usuários dentro da plataforma.
Não custa nada lembrar que investir no marketing de relacionamento com seus clientes é um dos segredos para se ter sucesso nesse setor. Isso faz com que você seja lembrado quando precisarem de um imóvel. E você pode utilizar o LinkedIn no mercado imobiliário com esse propósito. Veja como:
O perfil é um cartão de visitas
O cadastro do perfil é muito importante. Sendo assim, é preciso investir em uma foto profissional e de boa qualidade. Tenha um título que diga quem você é, mas tente se diferenciar. O ideal é que você preencha todos os campos para mostrar sua trajetória profissional, desde a formação até os últimos projetos em que participou.
Seus clientes e corretores de imóveis parceiros podem ajudar a deixar seu perfil ainda mais completo. Peça que eles façam recomendações sobre você, contando experiências que compartilharam.
Por fim, não deixe de divulgar o seu site imobiliário, além de outros contatos como telefone e email corporativo.
Faça publicações sobre o mercado
É claro que as publicações no LinkedIn devem ser diferentes das que você posta na página imobiliária no Facebook. Afinal, são plataformas com propósitos e usuários diferentes.
Aqui, ao invés de publicar dicas de financiamento imobiliário e de decoração a clientes, procure compartilhar artigos e notícias sobre o mercado imobiliário em si. Esse tipo de conteúdo faz com que você se torne uma referência na plataforma.
Qualifique suas conexões
Pense muito bem no público que quer atingir e estar relacionado. Procure nas buscas avançadas por pessoas que você faria um contato por email ou por telefone.
Personalize seu convite e diga o que o motivou a entrar em contato. Caso a pessoa aceite, agradeça e, claro, não seja um corretor de imóveis chato a ponto de oferecer algo nesse momento. Aos poucos, construa um relacionamento com essa pessoa.
Participe de grupos
Esqueça a ideia de grupos que você tem. No LinkedIn, eles são uma oportunidade de interagir e conhecer pessoas que atuam na sua área. Se falar outra língua, ainda pode acompanhar o que acontece fora do Brasil e até buscar inspiração para sua atuação aqui.
Seja sutil na hora de vender
Utilizar o LinkedIn no mercado imobiliário exige muita cautela para não transformar o seu perfil em um outdoor online. Como falamos acima, o ideal é que 90% do conteúdo que você publica e interage comentando e curtindo seja de notícias sobre o mercado.
Eventualmente e quando for pertinente, você pode publicar um anúncio de imóveis. Talvez, o ideal seja um lançamento de um empreendimento, uma vez que ele atrai bastante investidores. E eles também estão no LinkedIn.
Nesse momento, você pode recorrer à ferramenta de integração social do ville Imob que, em poucos cliques, espalham o anúncio cadastrado na plataforma em diversos canais, como Facebook, Twitter, WhatsApp e, claro,o LinkedIn.
Boa sorte!