Nos últimos quatro anos, o número de corretores de imóveis aumentou 23% no Brasil, indo de 284 mil para 350 mil profissionais registrados. Por mais que a carreira atraia tantas pessoas, não vamos mentir: os primeiros passos no mercado imobiliário exigem muita dedicação.
É comum, no início da carreira, o corretor se desesperar e ficar ansioso para realizar a primeira venda. Há até quem pensa em desistir de tudo. Isso acontece porque o profissional ainda não está acostumado com uma transação imobiliária que, de fato, costuma levar alguns meses. No entanto, quando consegue concretizar uma venda, percebe que todo esforço valeu a pena.
Está pensando em dar os primeiros passos no mercado imobiliário? Então, veja o passo a passo de como virar um corretor (de sucesso):
Tenha uma formação
No mercado imobiliário, encontra-se de tudo: médicos, jornalistas, advogados e outros profissionais que decidiram largar a carreira para virar corretores. Mas não se engane. Um corretor de imóveis também precisa de um diploma para trabalhar.
Aqui, há três possibilidades: os cursos de Tecnológicos de Ciências Imobiliárias e de Gestão Imobiliária costumam ter dois anos de duração, enquanto o Técnico em Transações Imobiliárias demora de quatro a 18 meses.
Pesquise, esteja por dentro da grade curricular de cada curso e veja o melhor para o seu perfil. Cumpra o estágio e ganhe experiência. A própria instituição de ensino pode te indicar para estágio. E mais, não pare de estudar e evoluir profissionalmente.
Registre-se no CRECI do seu Estado
Depois de concluir o curso, é preciso se registrar no Conselho Regional de Corretores (CRECI). Não tem jeito, sem a carteirinha do CRECI, é impossível atuar como corretor de imóveis de forma legal. É ela quem te dará a possibilidade de trabalhar em uma imobiliária ou como autônomo, exercer a profissão, avaliar um imóvel e ainda captar imóveis no mercado.
Escolha bem sua imobiliária
Estar aliado a uma empresa reconhecida no mercado abre várias portas na sua carreira. Quando distribui um cartão de visita de corretor de imóveis com o logotipo de uma imobiliária forte no mercado, você já transmite muito mais credibilidade.
Não que, no futuro, você não possa ter sua própria imobiliária. Mas no início é importante se apoiar em alguém. Uma boa imobiliária te dará o suporte e as ferramentas necessárias para alcançar grandes resultados.
A experiência ensina
Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda. Peça conselhos aos mais experientes e abuse do que eles já sabem. A chance de você errar, seguindo as dicas deles, é muito menor do que se fizer tudo agindo pela intuição.
Cola nos “velhos de casa” e aproveita o que eles têm para oferecer. Aliás, uma dica para quem está dando os primeiros passos no mercado imobiliário é trabalhar em conjunto. Corretores de imóveis parceiros podem ser uma ótima saída!
Segure a ansiedade
Comprar a casa própria é o sonho de 42% dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae. Por isso, contenha sua ansiedade. Não pressione o cliente para que ele realize a compra rápido. Por ser um sonho, ele vai pensar muito antes de tomar uma decisão.
Tem que ser perfeito, entende? Então, segure a ansiedade, visite o imóvel antes do potencial cliente e observe cada detalhe. Conheça bem o seu público e se familiarize com os desejos e anseios deles, só assim pode oferecer o imóvel certo a ponto de convencê-los da compra.
Além dos primeiros passos no mercado imobiliário
Mais desafiador que virar corretor de imóveis é se manter firme na carreira. Além da concorrência acirrada, já existem aplicativos que prometem realizar a venda de imóveis sem o corretor. No entanto, a maioria dos clientes ainda prefere contar com a presença de um profissional capacitado para ajudar com a decisão de compra e a documentação da transação imobiliária.
Na prática, isso quer dizer que o profissional não deve se dedicar apenas quando estiver dando os primeiros passos no mercado imobiliário. Pelo contrário. Como se trata de um mercado muito dinâmico, é importante se atualizar e ficar atento às novidades. Isso inclui saber (e aplicar) as tendências do marketing imobiliário e utilizar as principais tecnologias disponíveis.
Nesse sentido, que tal contar com o ville Imob? Trata-se de uma plataforma imobiliária “tudo em um”. Nela, você consegue construir um site imobiliário otimizado para buscas rapidamente, ter acesso a um CRM Imobiliário inteligente que faz cruzamento de dados, administrar as contas da sua imobiliária e por aí vai.
Faça um teste grátis e conheça todos os recursos da plataforma!