Dá até para entender a pressa do locatário em pegar as chaves do novo imóvel e correr para a mudança. Mas aquela máxima de que a pressa é inimiga da perfeição é muito pertinente nessa situação. É fundamental realizar a vistoria de imóveis antes de fechar locações.
Afinal, trata-se de um documento que atesta as condições do imóvel entregue. Aliás, para os locadores, a vistoria de imóveis é ainda mais importante, uma vez que eles pretendem receber o imóvel da mesma maneira que foi entregue, né?
A importância da vistoria de imóveis
Perceber defeitos das instalações, rachaduras e vazamentos depois de pegar as chaves pode ser tarde demais. Esses problemas devem ser apontado e revistos ao longo do processo de negociação do aluguel. Entra em cena a vistoria de imóveis.
No caso, um vistoriador analisa se um imóvel pode ser habitado. Ele verifica as condições da fiação elétrica, do encanamento e dos detalhes estruturais. Por isso, além de garantir a segurança dos próximos moradores e evitar dores de cabeça, a vistoria de imóveis evita conflitos entre as partes envolvidas no contrato de locação.
Profissionalize a inspeção
É possível que o locatário esteja presente na vistoria, mas o vistoriador pode apresentar o laudo depois de fazer o levantamento sozinho. Aliás, o ideal é que um profissional capacitado realize esse procedimento. Aqui, estamos falando de engenheiros, arquitetos ou mesmo eletricistas.
O que deve ser olhado?
A vistoria de imóveis deve ser feita antes da assinatura do contrato de locação, uma vez que ela é uma ferramenta jurídica que protege as duas partes da negociação: inquilino e proprietário do imóvel.
Mas quando realizar a visita imobiliária, já fique de olho em alguns itens. Olhe de fora para dentro, analise a fachada e como está a entrada do imóvel. Verifique as portas e janelas, se abre e fecha corretamente e se a maçaneta tranca bem.
Há frestas que podem passar luz ou corrente de ar? E quanto à aparência das paredes, pisos e vidros? E a pintura? Tem manchas ou bolhas nas paredes? Verifique as torneiras também e não deixe de conferir os ralos: será que não estão entupidos? Dê uma boa olhada no quadro de energia. Não esqueça de testar a campainha!
Sol é fundamental para boas fotos da vistoria de imóveis
Para visualizar bem a estrutura do imóvel, faça a vistoria em um dia ensolarado. A luz natural dá melhor noção das condições do imóvel. Além disso, não basta descrever como o imóvel se encontra. É preciso documentar com fotos e incluí-las no anexo do laudo.
E sabemos que você lida com diversas negociações ao mesmo tempo. Para não perder nenhum documento, recorra a um CRM Imobiliário. Nele, você registra todos os documentos dos imóveis que estão em negociação, além de armazenar as informações de seus clientes – que são fundamentais para você prestar um ótimo atendimento!
Nova vistoria na devolução do imóvel
Terminado o contrato de aluguel, é necessária uma nova vistoria. Isso acontece para verificar se o imóvel está nas mesmas condições de quando foi alugado. Se algo for encontrado, o inquilino deve resolver.
Ao prestar um ótimo serviço na vistoria de imóveis, você deixa todas as partes da locação satisfeitas. Quem sabe não consegue mais indicações? Bons negócios!