Segundo a McKinsey & Company, o email marketing tem eficácia 40 vezes maior que todas as outras redes sociais juntas. Isso não significa, é claro, que você deva abandonar a atualização de um site imobiliário nem deixar de divulgar seus imóveis nas redes sociais. Mas criar e disparar email marketing imobiliário são um complemento indispensável para a sua estratégia de estreitar o relacionamento com o cliente.
Afinal, quando se pede uma opção de contato, não informamos apenas números de telefone fixo e celular, mas também o email. Então, porque não utilizar esse meio para divulgar suas ofertas de imóveis para venda ou locação? Agora, é importante não utilizar o email marketing imobiliário de qualquer forma, né?
Para ajudar você a tornar o seu email marketing imobiliário mais eficiente ainda e ultrapassar algumas barreiras que separam você de uma venda, vamos dar algumas dicas de como deve ser suas campanhas. Aproveite, você só tem a ganhar.
Conteúdo criativo é fundamental
Antes de qualquer coisa, é fundamental zelar pela qualidade do conteúdo de seu email marketing imobiliário. Ao divulgar as unidades que fazem parte de seu catálogo de imóveis, seja breve e objetivo nas descrições. Informe número de dormitórios, a localização e o valor: são dúvidas que o cliente quer esclarecer de imediato.
Utilize, também, imagens que valorizem e mostrem com fidelidade todos os cômodos. Mas cuidado para que a imagem não seja muito pesada. Se isso acontecer, seu email acaba ficando difícil de carregar. No fim, coloe que o endereço de seu site. Tal gesto é um convite para que o possível cliente se interesse a procurar tudo que você tem para oferecer.
Identifique seu email marketing imobiliário com logo e endereço
A identificação no email marketing imobiliário é um detalhe tão importante que merece destaque por si só, por mais simples que pareça. A marca de sua imobiliária, assim como seu endereço e número de contato, precisam estar ali.
Além de transmitir credibilidade à mensagem, elas garantem seu espaço na mente do cliente. Ele pode não responder o email, mas pode acabar dando uma passada na imobiliária para conversar pessoalmente. E o corretor não pode deixar essa oportunidade passar.
Envie emails personalizados
O corretor deve lembrar, também, que seu email marketing precisa ser enviado de acordo com a situação e o interesse do cliente. Por exemplo, o cliente que quer alugar uma casa não pode receber email com a divulgação do lançamento de um novo empreendimento com apartamentos à venda. É preciso manter o foco no que ele está interessado.
Para manter essa premissa, organize a sua lista de contatos de acordo com o perfil e desejo do cliente. Classifique-os por bairro de interesse, valor que estão dispostos a pagar, entre outros critérios. Cada detalhe conta e esse processo ajuda o corretor a personalizar seu email marketing. Para facilitar, utilize um CRM Imobiliário exporte essas informações para o corpo do email.
Não abuse da frequência dos envios
Enviar email marketing imobiliário é importante, mas sem abusar, hein! Assim que o cliente informa o seu contato, vale a pena estabelecer o primeiro contato para recepcioná-lo e saber se ele deseja receber novas ofertas e informações. E, assim por diante, mantenha contato para criar a oportunidade perfeita de venda.
No entanto, o corretor não pode correr o risco de se tornar um chato por enviar email a todo momento. Mantenha uma periodicidade saudável de envios.
Para te ajudar, utilize um software de automação de marketing. Aliás, o ville Target disponibiliza esse serviço para que você organize suas atividades. Dessa forma, fica fácil programar o envio de email marketing imobiliário para o grupo certo de clientes e acompanhar os demais para saber a melhor hora de enviar uma nova campanha.
Peças em HTML para não virar spam
Com todas essas dicas, ainda existe o risco de seu email marketing imobiliário acabar na terrível caixa de spam. Para evitar isso, crie uma versão da peça de seu email no formato HTML.
Se você usar a ferramenta do ville Target para disparar suas campanhas, também deve conseguir importar o template do email marketing em HTML sem problema nenhum. Diante do baixo custo de investimento e pelo tamanho da eficiência do email marketing, não vale a pena deixar que um detalhe impacte negativamente nos seus resultados.
Enfim, o corretor de imóveis tem várias ferramentas à disposição para garantir sucesso na divulgação de sua campanha. Então, aproveite cada uma ao máximo: o sucesso de seus negócios depende disso!