O fim de ano já está aí e muitas pessoas estão se preparando para as compras de Natal e para as férias de verão. Trata-se de uma ótima oportunidade para o corretor alugar imóveis na alta temporada. Afinal, quem não curte – nem que seja só no fim de semana – passar o verão na praia?
Com a alta temporada, casas e apartamentos no litoral são os destinos mais procurados por famílias ou grupos de amigos para passar o réveillon e curtir as férias de janeiro. Por isso, esse período que inclui a estação mais quente do ano e as férias escolares, além das festas de fim de ano, é uma boa oportunidade para os corretores e as imobiliárias garantirem uma boa renda para começar (muito bem!) o ano novo.
E para se preparar para mais esse evento importante do calendário imobiliário, que tem tudo para ser beneficiado pelo reaquecimento da economia, é necessário tomar alguns cuidados. Se você deseja saber quais são eles, acompanhe este texto até o fim.
Quanto mais informação, mais confiança
O número de pessoas querendo alugar imóveis na alta temporada é tão grande quanto o número de unidades disponíveis. Muitas pessoas até oferecem suas residências para conseguir uma grana extra no fim do ano. Para superar essa concorrência, o corretor pode oferecer o máximo de informações possíveis sobre o imóvel e sobre si mesmo.
Dessa forma, a conquista de um cliente pode ser decidida no critério da confiança. Afinal, muitas pessoas podem se sentir inseguras em alugar imóveis na alta temporada, quando ocorre muitos golpes. Especialmente em outros municípios com desconhecidos.
Porém, fechar negócio com um profissional especializado e qualificado pode fazer toda diferença. E nesse ponto que você deve investir. Um bom caminho é construir e divulgar o seu site imobiliário. Nele, além de anunciar os imóveis disponíveis, destaque a experiência de outros clientes sobre o seu atendimento. A propaganda faz milagres!
Localização do imóvel
Ainda no seu site profissional, procure informar a localização do imóvel com exatidão nos anúncios. Isso torna a sua opção mais interessante. Por exemplo, se você está oferecendo uma casa no litoral, com certeza as pessoas vão querer visitar a praia com frequência.
Por isso, deixe um consultor do Google Maps ou ferramenta semelhante à disposição para que ele possa saber qual a distância do imóvel até a praia. Informe também principais locais de vendas, restaurantes, vias de acesso e etc.
Condições do imóvel
Quando você pretende alugar imóveis na alta temporada, outro cuidado precisa ser tomado. E é sobre as condições do imóvel. Se ele for alugado para um grupo muito grande de jovens, existe a necessidade de garantir que eles não se excedam nas comemorações e acabem danificando alguma coisa.
Por precaução, deixe registrado por escrito o que já havia na casa e qual o estado de conservação. Faça o mesmo com relação aos cômodos. Aproveite para colocar essas informações no contrato de locação que deve ser feito com detalhes sobre a data de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, o preço e a forma de pagamento, além do local de retirada das chaves.
Se o imóvel alugado for um apartamento, é bom deixar algumas orientações de comportamento para não incomodar os outros moradores. Isso evita muita dor de cabeça.
Garantir o cumprimento da oferta
Não é só uma questão de garantir o bom estado do imóvel após a locação. Fazer o registro do que há na casa também garante que você sabe o que está oferecendo ao locatário. O artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor diz que quem aluga tem o direito de exigir o valor pago de volta, se desistir de ficar no imóvel, caso as condições da casa ou apartamento sejam diferentes do que foi oferecido.
Em último caso, a permanência do cliente pode ser negociada com um abatimento no valor. O corretor precisa fazer o possível para que a situação não acabe no Procon ou Juizado Especial Cível (JEC).
Para alugar imóveis na alta temporada, faça muita divulgação
Final de ano também é sinônimo de 13º. Na prática, as pessoas estão com mais dinheiro no bolso e dispostas a pagar por serviços de qualidade. Então, não perca essa ótima oportunidade para começar a se preparar e divulgar seu catálogo de imóveis disponíveis para locação por temporada.
Quanto mais cedo o cliente fechar um negócio, melhores são os preços encontrados. É bom utilizar esse argumento para chamar atenção e agilizar a conclusão de uma negociação. Para ganhar tempo, utilize as ferramentas de integração social e de integração de portais. Em poucos cliques, os seus anúncios imobiliários aparecem nas principais redes sociais e nos maiores portais especializados.
A concorrência de sites, como AirBnB, é crescente, tornando qualquer oportunidade em uma chance valiosa. Esteja presente nas redes sociais, elabore boas estratégias de marketing e mantenha elas engatilhadas para encerrar o ano com muitas negociações feitas.