Quando você ouve falar em Black Friday, logo pensa em descontos agressivos em produtos de lojas físicas e online, né? Tanto é assim que, de acordo com pesquisa do Google, 68% dos consumidores pretendem comprar algo na “sexta-feira negra”. Mas quem disse que não dá para aproveitar a Black Friday no mercado imobiliário?
Isso não significa, é claro, dar 60% de desconto em um imóvel. Até mesmo porque proprietários e construtoras são loucos de aceitar isso. Mas oferecer uma flexibilidade no pagamento aqui e uns brindes acolá pode ser uma alternativa para você aproveitar a Black Friday no mercado imobiliário. Aliás, já muitas imobiliárias já fazem ações nessa data.
Para que você saiba como aproveitar essa oportunidade, vamos dar algumas dicas e razões para que você se inspira a criar ações específicas para este momento. Confira.
Momento econômico mais favorável
Em primeiro lugar, é importante destacar o atual cenário de recuperação econômica do Brasil. Ele deve ser levado em consideração na Black Friday de 2017.
No primeiro semestre, o PIB do país cresceu 2,5%, enquanto a taxa básica de juros chegou ao patamar histórico de 7,5%. Por sua vez, o IPCA, que mede a inflação, está entre os menores índices desde o 2º semestre de 2014.
Com indicadores favoráveis, o cliente pode se sentir mais seguro e propenso a investir em um imóvel novo. Vale a pena, inclusive, consultar seu CRM imobiliário para identificar aqueles clientes que estão há muito tempo procurando um imóvel para comprar. Converse com eles e diga que esse é o momento certo!
Quando começou a Black Friday no mercado imobiliário
A Black Friday é uma data comercial que nasceu no EUA. Trata-se da sexta-feira posterior ao Dia de Ação de Graças, quando as lojas concedem grandes descontos para que as pessoas comprem os presentes de natal.
A Black Friday desembarcou no Brasil em 2010. Dois anos depois, foi possível ver a Black Friday no mercado imobiliário, quando grandes construtoras aproveitaram para participar do evento. Uma boa oportunidade para organizar promoções de 13º, por exemplo. Para ampliar o tempo de oferta, houve até a criação de algumas “Black Weeks”.
Black Friday no mercado imobiliário: vá além da sexta-feira
É preciso considerar, ainda, uma particularidade da Black Friday no mercado imobiliário. Nenhum cliente adquire um imóvel em apenas um dia. Aqui, não existe compras por impulso. Há a necessidade de visitar a propriedade (até mais de uma vez!), negociar as condições de pagamento, viabilizar um financiamento, se for o caso e por aí vai.
Por isso, as empresas do segmento imobiliário que aderirem a esse evento precisam ir além da sexta-feira. É preciso dar mais tempo aos compradores pensarem e se decidirem. Muitas imobiliárias estabelecem todo o mês de novembro para colocar suas ações em prática.
Um valor de desconto que seja viável
Ao oferecer descontos, é muito importante estabelecer suas margens de negociação com todos os interessados. Os corretores, a imobiliárias e o proprietário precisam estar alinhados quanto ao preço. Só assim, o valor ofertado pode se tornar viável, diminuindo qualquer chance de decepcionar o cliente após o início das negociações. O importante é não enganar o cliente.
Caso não seja possível aplicar um desconto no valor do imóvel, você pode seguir outros caminhos. Que tal dar de brinde utensílios de cozinha? Além de simpático, é útil no dia a dia. Ou mesmo oferecer mais flexibilidade na hora do pagamento. Essas estratégias estimulam o comprador a fechar o negócio.
Foco na divulgação
Uma data especial como a Black Friday exige, naturalmente, uma divulgação especial. O foco no fechamento de negócios precisa ser diferenciado, afinal os descontos oferecidos têm esse objetivo: concluir a venda em um prazo menor.
Aqui, você pode criar um hotsite específico para as ofertas, reforçar sua promoção nas redes sociais e, por fim, enviar lembretes por email para sua base de contatos. Para realizar tantas tarefas, você pode recorrer à ferramenta ville Target.
Ela disponibiliza um construtor intuitivo de hotsite, agenda seus posts nas redes sociais e realiza disparos de email marketing. Enfim, você só precisa se preocupar com o atendimento ao cliente.
Com criatividade e incentivo, imobiliárias e corretores vão conseguindo adequar esse evento tipicamente norte-americano ao perfil dos brasileiros e do mercado imobiliário. Por isso, você só tem a ganhar investindo nessa data que já tem tudo para permanecer no nosso calendário.
Boas vendas!