Manter os leads atualizados sobre os empreendimentos que estão sendo lançados e os imóveis que estão à disposição é uma função do email marketing para corretor de imóveis. A ferramenta também serve para fazer seu trabalho de pós-venda. Mas não basta aplicar a estratégia, é preciso medir as métricas de email marketing imobiliário para saber se ela dá resultado ou não.
Aliás, talvez uma campanha já deve ter lhe rendido uma ou outra conversão. Mas não dá para levar em consideração apenas alguns casos isolados. Por isso, monitorar alguns indicadores específicos é de extrema importância para medir a eficiência de suas ações. Quem sabe você não consiga otimizá-las?
Para ajudá-lo você, vamos trazer cinco métricas de email marketing imobiliário que todo corretor deve monitorar. Fique ligado!
Cliques e abertura dos e-mails marketing
A princípio, as taxas de abertura e de cliques são um ótimo termômetro para entender o alcance de seu email marketing. De forma geral, a taxa de abertura indica se o seu título desperta interesse na sua base de contatos a ponto de eles abrirem sua peça. Por sua vez, a taxa de clique mostra se os links estão bem distribuídos dentro da mensagem, bem como a relevância do conteúdo dela.
No caso da taxa de abertura, é importante frisar que pode haver uma margem de erro de 5%. Algumas caixas de entrada permitem visualizar parte do email sem ele ser aberto e isso faz a diferença.
Taxa de respostas
No início do texto, já dissemos que o fato de você ter um ou outro retorno por conta do email marketing não significa que a campanha foi um sucesso. Contudo, traduzir essas respostas em números pode significar muito mais, especialmente se os resultados forem lidos junto às demais métricas de email marketing imobiliário.
De forma bem simples, a taxa de resposta diz respeito ao número de pessoas que deram retorno, dividido pelo número de peças enviadas. Então, se você enviou a campanha para 100 pessoas e 5 retornaram, sua taxa de resposta é de 5%.
O resultado pode ser afetado por diversas variáveis, como época do ano e situação do mercado, além da própria campanha, é claro.
Taxa de conversão
Vale a pena você medir também quantos leads atingidos pelo seu email marketing fecharam negócio. Aqui, estamos falando da taxa de conversão, que é o que realmente lhe interessa, né?
Quanto mais conversões forem realizadas, melhor é o retorno de seu investimento. Por isso, essa é uma métrica chave. Além do email marketing imobiliário, suas conversões também podem ser aprimoradas com melhores abordagem aos clientes, boas ofertas de imóveis e conhecimento quanto às oportunidades que o cliente tem para conquistar o sonho da casa própria.
Enfim, informações importantes que ajudam você no fechamento do negócio, depois que seu e-mail conseguir despertar o interesse do lead.
Relação custo por lead
Você também pode (e deve) tentar identificar o custo de cada lead conquistado. Saber disso vai dar uma visão melhor sobre o custo benefícios de suas campanhas e qual o método foi o mais rentável para dedicar suas energias a ele.
Afinal, nenhum corretor quer gastar tempo em uma campanha que custa muito e não rende na mesma proporção. Para saber isso, faça o seguinte cálculo: divida o custo da campanha pelo número de leads.
ROI – Retorno sobre Investimento
Monitorar a taxa de retorno sobre investimento é de suma importância para qualquer estratégia de marketing imobiliário que você for utilizar. E com o email marketing a história não é diferente.
Você precisa ter certeza de que suas campanhas de divulgação de imóveis estão tendo um retorno compatível com o valor investido. Para fazer isso, realize o seguinte cálculo: subtraia da receita da campanha o valor investido. Depois, faça uma divisão desse resultado com o valor do investimento e multiplique por 100.
Impulsione suas métricas de email marketing imobiliário com automação
O segredo para melhorar as métricas de email marketing imobiliário está em disparar a mensagem certa para o público-alvo adequado. Vamos combinar, não adianta enviar uma oferta de apartamentos compactos de um dormitório para quem tem uma família com três filhos. Sem chances de conversão.
Em primeiro lugar, portanto, você deve segmentar a sua base de contatos para oferecer o imóvel certo para o seu cliente. Nesse sentido, recomenda-se o uso de um CRM Imobiliário. Nele, você concentra todas as informações de seus clientes e ainda faz um cruzamento de dados com os imóveis captados.
Por fim, você pode ganhar tempo utilizando uma plataforma de automação de marketing. Uma sugestão é o ville Target que dispara suas campanhas para os contatos segmentados. De quebra, a ferramenta fornece todas as métricas de email marketing imobiliário que você precisa monitorar.
Boas vendas!