Volta e meia, é preciso avaliar as ações que deram certo e as que fracassaram para projetar sua próxima estratégia. Dentro desse contexto, procure identificar (e eliminar) os grandes erros de marketing imobiliário que você anda cometendo.
Aliás, se você não investe em marketing, já começou errado. Está na hora de mudar sua postura agora mesmo. No mercado imobiliário, o corretor precisa conquistar a confiança dos clientes para dar sequência às negociações. Para tanto, é preciso evidenciar suas qualidades e manter-se presente em diversos momentos da negociação. Entra em cena o poder do marketing!
No entanto, a estratégia pode ser um tiro no pé se você não prestar atenção em alguns detalhes. Para ajudá-lo, listamos 5 grandes erros de marketing imobiliário que você não pode mais cometer. Confira:
1) Não priorizar os meios digitais
Já se foi o tempo em anunciar imóveis em jornais e distribuir panfletos sobre o lançamento de novos empreendimentos surtiam bastante efeito. É claro que essas estratégias ainda funcionam, mas você pode ter muito mais sucesso ao priorizar os meios digitais. Pense bem: se os meios digitais não funcionassem, grandes empresas jamais investiriam tanto dinheiro neles.
Para se ter ideia, de acordo com levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI-SP), 90% das compras imobiliárias iniciam na internet. Isso significa que você deve marcar presença nos grandes portais imobiliários, além de divulgar sua carteira nas redes sociais.
2) Fotos de péssima qualidade
Divulgar, na internet, seus anúncios imobiliários com fotos de péssima qualidade é um verdadeiro tiro no pé. No lugar de atrair os clientes, você os afasta. E quando falamos de qualidade, não nos referimos apenas à resolução da imagem, mas também à iluminação e à organização dos cômodos.
Não se esqueça, também, de criar vídeos de qualidade para deixar seu anúncio ainda mais atrativo. Lembre-se que vídeos são a grande tendência do mercado imobiliário para o próximo ano.
3) Não conhecer bem seus clientes
Mais um dos grandes erros de marketing imobiliário está em não conhecer bem seus clientes. Por exemplo, não faz sentido nenhum enviar imóveis de três dormitórios e com área de lazer para crianças para um homem solteiro de 35 anos. Vamos combinar, né? Certamente, ele irá ignorar sua oferta.
Então, antes de criar e disparar campanhas de marketing para seus clientes, procure identificar suas necessidades e desejos. Assim, você consegue personalizar ao máximo suas campanhas. Para ajudá-lo nessa tarefa, nada melhor do que contar com um CRM Imobiliário. Nele, todas as informações de seus clientes estão registradas, apontando quais são suas necessidades e desejos.
4) Ter uma comunicação de mão única
Em plena era da internet, a comunicação de mão única acabou! Diferente de um anúncio no jornal, quando você só sabia a reação dos clientes após os telefonemas, você tem um feedback instantâneo na internet.
Agora, os clientes também têm voz e você precisa ouvi-la. Por exemplo, procure ler (e responder) os comentários dos seus seguidores nas redes sociais o mais rápido possível. Dessa forma, você mostra para todos que está preocupado em realizar um ótimo atendimento.
5) Ter poucos canais de atendimento
Embora quase todo mundo esteja nas redes sociais, atender a solicitações de seus clientes somente nelas é muito pouco. Até mesmo porque muitas pessoas entendem que as redes sociais são plataformas de cunho pessoal.
O ideal é estar à disposição em inúmeras ferramentas de atendimento, desde WhatsApp e redes sociais até chat online, email e telefone comercial.
Pronto! Agora que você já sabe quais são os grandes erros de marketing imobiliário, tem tudo para arrasar nas vendas. Sucesso!