Além de manter um site imobiliário, quem trabalha no mercado imobiliário tem muito a ganhar com a utilização de um blog imobiliário. Com um diário virtual, você pode fornecer ao seu público-alvo conteúdo diferenciado, informação especializada e manter uma relação mais sólida com seu cliente.
Dessa forma, o blog traz autoridade ao corretor ou imobiliária. E se tornar uma referência no assunto dentro de um mercado cada vez mais competitivo é uma qualidade e tanto para se destacar e se diferenciar da concorrência.
Só que criar um blog imobiliário exige certa organização. Não dá para sair fazendo de qualquer jeito. A produção do conteúdo, assim como a criação do design do blog, precisa ser bem pensada para garantir sua eficiência. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas incríveis para impulsionar o seu blog imobiliário.
Aproveite para se planejar, se é que você ainda não criou o seu.
Qual deve ser seu investimento?
Para começar um blog é necessário ter tempo. Afinal, um blog que não tem posts frequentes não alavanca. Por isso, se o corretor não tiver tempo para dedicar, a opção é terceirizar o serviço para um profissional. O valor de investimento pode ficar entre R$ 30,00 e R$ 50,00 por postagem.
Outra possibilidade é contratar um profissional “full time”. Pense bem no que se encaixa melhor para você, porque o convencional é ter postagens diárias (1 por dia, 5 dias por semana). O custo não vai muito além do que deve ser investido com o profissional. Para empregar o seu blog imobiliário gratuitamente, você tem a disposição muitas plataformas com credibilidade.
Há também opções com valores acessíveis, como o WordPress. Em último caso, você pode precisar de uma ajuda pontual de alguém que entenda de design.
Imagens e design bem elaboradas
O design e também a imagem, contribuem muito para o sucesso do seu blog imobiliário. Eles que devem dar ao visitante a primeira impressão e impacto para convencê-lo a continuar na página.
Se o template escolhido para o seu blog imobiliário, por exemplo, oferecer ferramentas para customizá-lo, melhor. Dá uma impressão de personalidade única. É preciso pensar ainda em uma aparência que torne seu blog responsivo – possível de ser lido em smartphones e tablets, além do computador convencional.
O blog precisa ter um visual limpo, para que as informações sejam achadas rapidamente, as cores precisam facilitar a leitura e atender às cores da empresa ao mesmo tempo. No que diz respeito às imagens (fotos e vídeos), é bom prezar pela boa qualidade e alta resolução. Aqui, uma dica é recorrer aos bancos de imagens gratuitos.
Invista no SEO
Quanto ao conteúdo, aqui vai uma dica muito importante. O seu blog imobiliário precisa investir em técnicas de SEO. O Search Engine Optimization traz um conjunto de boas práticas que ajudam sua página a ser melhor posicionada nos sites de busca da internet. Entre elas está o uso de palavras-chave familiares ao seu público-alvo.
Aliás, esses termos precisam estar nos títulos mais importantes também. Um design responsivo e uma URL amigável também contribuem para isso. Quem tiver um profissional para ajudar a criar o blog não precisa se preocupar muito com isso. Mesmo assim, é bom garantir que você seja encontrado primeiro que a concorrência nos resultados de busca do Google.
Utilize marketing de conteúdo
A escolha do conteúdo de seu blog exige um cuidado particular. Não basta falar de apartamentos, casas, informações para vendas e locação. Para se conectar com o público-alvo, é importante ir além, pensar que há pessoas com um imóvel recém adquirido ou outros corretores que também devem ler o que você está postando.
Por isso, aborde temas relacionados à decoração, dicas para o dia a dia, a evolução do mercado imobiliário e até o depoimento de clientes satisfeitos. Seja uma fonte de informação especializada no assunto. Na dúvida, procure saber o que seus clientes gostariam que você postasse.
Promova o seu blog imobiliário
Apesar de aplicar todas as técnicas para alavancar seu blog imobiliário, ele precisa ser divulgado. Nessa horas, as redes sociais são uma opção obrigatória. A cada post novo, você deve promover nos seus perfis sociais.
Mas você também pode (deve) utilizar outras estratégias, como o envio semanal de email marketing. Aqui, é interessante selecionar três conteúdos inéditos do seu blog e convidar sua base de contatos a visitarem o seu blog imobiliário.
Para não perder tempo disparando sua campanha de email marketing um a um, recorra a uma ferramenta de disparo, como o ville Target. Além de programar o disparo de emails, a plataforma oferece uma série de recursos importantes: agendamento de posts nas redes sociais, segmentação da sua base de contatos e criação de landing pages.
Apesar de tantos detalhes, criar um blog imobiliário não é difícil. Seu domínio no assunto deve ajudar bastante nessa hora. Dedique-se bastante, porque essa estratégia de marketing digital vale muito a pena.