Graças a uma comunicação mais rápida, é possível utilizar o WhatsApp para vender imóveis. Ou, pelo menos, para estreitar o relacionamento com os clientes e passar mais informações a eles por meio de textos, vídeos, imagens e áudio.
Aliás, corretor de imóveis, você já parou para pensar quantos clientes em potencial utilizam o aplicativo de troca de mensagens? Abre-se, então, um excelente canal para que você inicie o processo de uma venda, não é mesmo?
Para se ter uma ideia, somente no Brasil, o WhatsApp já conta com 120 milhões de usuários ativos, de acordo com dados da própria empresa. Isso representa 10% do total de usuários do aplicativo no mundo. Definitivamente, muita gente!
Agora, uma boa dose de cuidado nunca é demais. Não adianta sair mandando mensagens para todos os contatos de clientes salvos em seu celular. Por mais que muitos possam gostar de desfrutar dessa facilidade durante a compra de um imóvel, é importante você conhecer algumas dicas boas para não abusar da sorte e acabar ficando com a fama de corretor chato e invasivo.
1. Avise o cliente antes de utilizar o WhatsApp para vender imóveis
A dica número um é perguntar se o cliente deseja ser contatado por você por meio do Whatsapp. Peça permissão para mandar mensagens e entre em contato apenas em horário comercial ou quando o cliente preferir. A surpresa de uma mensagem repentina ou em horário inapropriado pode deixar uma péssima impressão.
2. Esteja à disposição
É verdade que você não pode abordar o cliente pelo WhatsApp para vender imóveis na hora errada. Por outro lado, é necessário estar à disposição quando ele entrar em contato com você.
Respondê-lo rapidamente passa uma boa impressão. Aliás, vale a pena até deixar o “visto por último” e o identificador de visualização. Assim, o próprio cliente sabe o melhor momento para entrar em contato com você e, o principal, quando você visualizou a mensagem dele. Não omitir sua presença no WhatsApp deixa o relacionamento mais transparente.
Utilizar o Whatsapp para vender imóveis exige uma postura profissional. Isso inclui, por exemplo, usar uma foto com roupa de trabalho, sem poses e gestos descolados. Evite, também, publicar fotos e vídeos pessoais no status do aplicativo. Essa ferramenta deve ser bem mais rentável se utilizada para divulgar anúncios de lançamentos.
Por fim, utilize o áudio apenas quando não for possível digitar. Um grande número de áudios ou áudios muitos extensos – acima de um minuto – podem atrapalhar e ocupar muito espaço no celular do cliente.
3. Utilize a versão web do WhatApp para vender imóveis
Desde 2015, o aplicativo também pode ser acessado pelo computador. Trata-se de um ótimo recurso para utilizar quando você está no computador do escritório. Isso sem falar que é uma excelente saída para economizar seu pacote de dados de internet do smartphone.
4. Se quer utilizar o WhatsApp para vender imóveis, tenha uma postura profissional
Utilizar o Whatsapp para vender imóveis exige uma postura profissional. Isso inclui, por exemplo, usar uma foto com roupa de trabalho, sem poses e gestos descolados. Evite, também, publicar fotos e vídeos pessoais no status do aplicativo. Essa ferramenta deve ser bem mais rentável se utilizada para divulgar anúncios de lançamentos.
Por fim, utilize o áudio apenas quando não for possível digitar. Um grande número de áudios ou áudios muitos extensos – acima de um minuto – podem atrapalhar e ocupar muito espaço no celular do cliente.
5. Produza vídeos compactos
Uma boa maneira de estreitar seu relacionamento com o cliente é se passando a informação por vídeos, bem como apresentar um imóvel. Mas tome cuidado para que o vídeo não fique muito extenso, isso faz com que as pessoas deixem de assistir.
E para que os vídeos cheguem rápido aos clientes, é importante comprimi-los para diminuir seu tamanho. Aqui, vai uma dica: instale o aplicativo Compacta Vídeo
Dica bônus: envie conteúdos variados
Informações, preços, condições de pagamento, benefícios e outros detalhes de negociação podem ser enviados por texto ou imagens. Tenha tudo sempre à mão.
Aqui, há uma facilidade para quem é cliente ville Imob: com a integração social, é possível compartilhar os imóveis cadastrados na plataforma pelo WhatsApp. Para agilizar sua divulgação, conte também com a integração de portais imobiliários.
Aliás, criar uma lista de transmissão é mais vantajoso que se comunicar por meio de um grupo. Isso porque a lista de transmissão permite que você envie a mesma mensagem para muitas pessoas de uma só vez de forma individual. Aí, as pessoas se sentem mais à vontade para respondê-lo.
Porém, o WhatsApp não precisa ser apenas uma ferramenta para venda. Longe disso. Você também pode fortalecer o relacionamento com seu cliente enviando, quando for autorizado, dicas e novidades interessantes sobre o mercado imobiliário. Além disso, acompanhe seu cliente após a negociação ter sido concluída, verifique sua satisfação e agradeça.
Enfim, assim como o e-mail e as redes sociais, o WhatsApp é mais um (ótimo) canal de comunicação que você não pode deixar de usar no seu dia a dia. Boas vendas!