Vender mais imóveis pela internet é o sonho de muitos corretores e imobiliárias. A verdade é que esta é uma realidade alcançável. Porém, muito trabalho é preciso. Mas de nada adianta um trabalho sem foco e sem embasamento técnico.
Você precisa trabalhar da forma certa e caminhar para a direção certa. Por isso, acompanhe o texto e veja algumas formas de alcançar o sucesso também no ambiente online.
Vender mais imóveis pela internet
Para que você possa vender mais imóveis pela internet, antes de mais nada, é preciso entender que nenhum passo será do dia para a noite.
Ou seja, da mais simples ação até a mais complexa, tudo estará dentro de uma cadeia de acontecimentos. E tudo precisará estar devidamente alinhado e construído para que tudo dê certo.
Além disso, é preciso saber exatamente quais serão os seus objetivos na internet. O que você espera deste mercado? Tudo isto precisa estar devidamente descrito. Caso contrário, dificilmente alcançará as metas propostas.
Desta forma, é preciso dar um passo atrás para entender o que de fato motiva esta atitude de estar na internet.
Por exemplo, se você desenvolver um site para a sua imobiliária, o ponto mais importante que você deve focar não é qual o melhor código para usar na programação. Mas sim, em como este site irá ajudar nas vendas e qual o papel dele dentro do plano de negócios.
Ou seja, a internet é uma ferramenta. E não a “receita do sucesso”.
Entendido isto, confira as nossas dicas para que você coloque em prática e consiga atrair mais clientes e fazer a sua imobiliária faturar ainda mais.
Como a revolução digital pode fazer parte do seu plano de negócios
Há algo que não temos como fugir e precisamos aceitar: a revolução digital é uma realidade.
E não só é uma realidade, como faz parte das nossas vidas cada vez mais sem que nem mesmo percebamos. E isto se dá por uma série de motivos.
O principal deles, é a conectividade e a disponibilidade de internet em praticamente qualquer lugar que estamos.
Há quem critique. Há quem defenda. Quando na verdade, esta é uma discussão ultrapassada.
O que precisa ser entendido a partir de agora, é que o mundo mudou. As pessoas tem mais voz e as empresas podem se comunicar de forma mais constante.
E isto reflete exatamente no que vamos estudar a partir de agora. Como você poderá encaixar a revolução digital no seu plano de negócios e vender mais imóveis pela internet?
Não há um passo a passo que irá lhe dizer o que é melhor para o seu negócio. Mas há uma série de formas de testar e buscar as melhores alternativas para isso.
Afinal, uma das poucas formas de conseguir acertar em um empreendimento, é testando.
Por mais que você queira seguir uma receita (que eventualmente pode até funcionar), no longo prazo, não dará resultados. Por um simples motivo: seu negócio é único. Sua imobiliária é única. E é exatamente por estes motivos que você se diferencia da maioria das pessoas e empresas.
Não há a menor possibilidade de se destacar em alguma atividade se, de alguma forma, não houver o seu trabalho envolvido. Mesmo seguindo uma “receita”, é difícil acertar em algo que está fora do seu controle.
E o mercado é exatamente assim: fora do nosso controle. Isto soa negativo a primeira impressão, mas na verdade, não é.
Pois um mercado fora do nosso controle nos permite inúmeras possibilidades. Inclusive de superar a concorrência que, consequentemente, também não tem o controle.
Sendo assim, separamos 10 alternativas para que você comece a colocar em prática dentro do seu projeto e use os melhores benefícios da internet para construir uma imobiliária sólida, eficiente e, acima de tudo, profissional. Acompanhe.
10 formas de posicionar sua imobiliária digitalmente
Para que possamos praticar e tornar as ações válidas, precisamos posicionar a nossa imobiliária estrategicamente na internet. E o que isso significa? Significa que antes de montar qualquer campanha ou colocar qualquer site no ar, precisamos entender qual será nossa missão no ambiente online.
Para exemplificar, podemos entender que o ambiente online é semelhante ao ambiente offline. Pois o local é cercado de pessoas e é de pessoas que precisamos.
Assim sendo, você precisa entender que há uma real necessidade de buscar estas pessoas no ambiente digital com um posicionamento que seja válido para isso.
Há quem acredite que simplesmente criar uma página imobiliária no Facebook ou ter um número de WhatsApp é o suficiente. Quando na verdade, o projeto precisa ser muito mais profundo e estruturado.
Por isso, siga a nossa lista dos pontos mais importantes para conseguir vender mais imóveis pela internet.
1- Ter um site é o ponto de partida
Hoje em dia, ter um site é fundamental. Na verdade, esta já não é mais uma necessidade. É uma obrigação. Qualquer projeto online precisa se iniciar a partir de um site.
É claro que esta não é uma regra geral. Pois há diversas formas de se chegar ao mesmo objetivo. Mas, não há atalhos. E acreditamos que quanto mais estruturada for uma ideia, melhor.
Um site é o ponto inicial para centralizar qualquer ação. Com um bom site imobiliário, você não só irá ter uma referência para que suas ações tenham uma base, como também poderá criar uma série recursos que deixarão você a frente da concorrência.
No entanto, este site não pode ser feito de qualquer forma. Ele precisa ser feito de forma pensada na conversão dos usuários que chegarem até ele. Ou seja, ele precisa ser muito mais do que uma vitrine passiva.
Com o seu site, você poderá captar ativos (leads) que, com o passar do tempo, se transformarão em clientes da sua imobiliária.
E este é apenas um dos exemplos do que um bom site imobiliário pode oferecer. Captar pessoas que no futuro se transformarão em clientes é uma das alternativas mais viáveis para qualquer negócio.
Afinal, se há alguém no seu site é sinal de que há interesse. E se tem interesse, tem potenciais vendas. Pense nisso!
Para vender mais imóveis na internet, você precisa transparecer profissionalismo e demonstrar domínio do que está fazendo.
Isto quer dizer que, se a pessoa acessar o seu site (ponto de partida) e notar uma alta taxa de carregamento, travamentos, falhas ou qualquer incoerência neste sentido, certamente ela não voltará. A experiência positiva do usuário é circunstancialmente importante.
2- Produza conteúdo de forma inteligente e criativa
O segundo ponto para que você consiga vender mais imóveis pela internet, é criar conteúdo de uma forma inteligente e criativa. O primeiro passo, foi ter um site. Logo, o segundo será alimentar este site com informações úteis e que ajudem o usuário.
Hoje em dia, é muito comum que as relações entre pessoas e empresas funcionem de forma mais fluída quando há uma troca justa.
Por exemplo, antes mesmo de você pedir algo para o usuário do seu site, você precisa dar a ele algo de valor. E o conteúdo produzido tem este poder.
Toda vez que você produzir conteúdo no seu site/blog, estará ajudando uma pessoa com algum assunto. E sempre que alguém sente-se ajudado com algo, há um sentimento de gratidão envolvido.
E isto significa que é um ótimo momento para você atuar e, de alguma forma, converter esta pessoa para sua lista de potenciais clientes.
Utilize seu site para criar uma aba em que você possa publicar conteúdo relevante e de qualidade. Isto levará o seu projeto para outro patamar, com certeza.
3- Trabalhe o e-mail marketing de forma profissional
Certamente, você já ouviu falar do e-mail marketing. Mas, será que você ouviu falar bem ou mal dele? É muito provável que mal. O que não deixa de ser um fato, é que esta é uma ferramenta incrível de trabalho.
Desde que bem utilizada, obviamente. O e-mail marketing se tornou cada vez mais spam na caixa de entrada das pessoas, pois elas muitas vezes não querem receber nem ver aquele tipo de conteúdo.
E é justamente por este motivo que temos a oportunidade de usar da forma certa e conseguir a atenção das pessoas. Mas, como fazer isso? Simples: conversando.
As pessoas dificilmente se conectam com marcas ou objetos abstratos. Elas se conectam com pessoas. E nada melhor do que o bom e velho e-mail para manter este relacionamento ativo.
Elabore uma estratégia que viabilize a entrega de e-mails rotineiros de forma não invasiva.
Ou seja, utilize os contatos que você captar no seu site ou blog e crie um relacionamento. Este será um processo de vendas natural e, no longo prazo, renderá muitos frutos.
4- Faça campanhas de publicidade online
Outro ponto fundamental para vender mais imóveis pela internet é, sem dúvida nenhuma, as campanhas de publicidade online.
Talvez você já tenha ouvido falar de Facebook Ads ou Google Ads. São duas ótimas plataformas para atingir as pessoas que você mais julga importantes para receber seus anúncios.
A segmentação que você pode aplicar nestas duas plataformas é enorme. No Facebook Ads, por exemplo, você poderá direcionar um determinado anúncio somente para pessoas de determinada idade, determinado bairro, determinada cidade, etc.
Já no Google Ads, você poderá comprar as melhores palavras-chave para aparecer no topo do Google.
Por exemplo, se alguém pesquisar por “comprar imóvel na Avenida Paulista” e você tiver imóveis na Avenida Paulista para vender, poderá aparecer para estas pessoas comprando esta palavra-chave específica.
5- Esteja nas redes sociais de forma profissional
Conforme mencionamos anteriormente, estar nas redes sociais não é tudo. Mas é fundamental. Porém, você deve fazer isto de forma profissional. Posicione a sua imobiliária nas redes como Facebook e Instagram para conversar com as pessoas.
E aqui um ponto importante: lembre-se sempre de que ninguém está na rede social para receber postagens de empresas. As pessoas estão lá para ver pessoas. Por isso, crie uma persona para sua imobiliária para atingir as pessoas de uma forma que haja mais conexão vital e menos frieza.
6- Tenha um plano de negócios que contemple ações online
Ignorar o plano de negócios é uma das ações mais comuns entre pequenas e médias empresas. Mas saiba que este é um erro que pode ser fatal. E o mesmo vale para a internet. Tenha um plano que seja adequado para a realidade atual.
Contemplar ações online e pensar a empresa de forma digital é mais do que necessário.
7- Estude o comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor é um dos pontos mais críticos para realização ou não de uma conversão.
Vender mais imóveis pela internet também passa muito por este ponto: entender para quem você está falando.
E, acima de tudo, entender quem de fato é o seu público-alvo. Há imóveis para diversos públicos e você precisará segmentar de uma forma que converse igualmente com cada um.
8- Foque no atendimento de seus potenciais clientes
Não podemos esquecer de uma questão muito importante: o atendimento. Por mais que você esteja no ambiente online, é preciso criar interação e engajamento social.
E uma das melhores formas de se conectar com pessoas é tendo atitudes humanas.
Por isso, disponibilize sempre um corretor online no seu site ou blog para que, desta forma, haja um ambiente mais propício para novos negócios.
9- Tenha uma equipe profissional que possa cuidar de cada área
Delegar é uma das funções mais importantes de qualquer empresa. E na área imobiliária não é diferente.
Por isso, monte uma equipe especializada em áreas que você não possui conhecimento.
E quando falamos da área digital, há diversos setores que precisam ser atendidos de forma profissional.
Por isso, não hesite em ter os melhores no seu time.
10- Use a tecnologia a seu favor sempre
E para finalizar, use sempre a tecnologia a seu favor. Para vender mais imóveis na internet você precisa dominar esta área. Muitas vezes há situações que só existem na esfera digital e que, felizmente, já possuem soluções integradas.
A Ville Imob pode lhe ajudar em diversas áreas. Desde a criação do seu site imobiliário até mesmo na implantação de um sistema imobiliário para otimizar a sua gestão no dia a dia e, assim, conseguir trazer mais resultados.