Marketing imobiliário nas redes sociais é algo muito importante e que todo mundo deveria fazer. Entretanto, nem sempre ele é feito da forma correta. Isto pode ocorrer por diversos motivos e, um deles, é o simples fato de não ter o conhecimento necessário sobre o assunto.
Desta forma, separamos 10 dicas para ajudar você a construir mais valor nas redes sociais, baseado em estratégias que funcionam. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto.
Marketing imobiliário nas redes sociais
O marketing imobiliário nas redes sociais pode ser considerado uma das formas mais atrativas para pequenas e médias empresas conversarem com o público. Com o crescimento exponencial da rede de usuários nestas plataformas, há diversas oportunidades de negócios esperando para serem abraçadas.
Entretanto, a pergunta que fica é: será que você está preparada ou preparado para atuar de forma regular nas redes sociais? Esta é uma pergunta que precisa sim ser levada em consideração, visto que para manter um trabalho consistente é preciso investir tempo ou dinheiro. Seja para escrever postagens, desenvolver artes ou gerenciar anúncios. Fato é que caso isto não fique claro, os resultados podem não aparecer e você acabar se frustrando. Assim sendo, podemos continuar. Acompanhe.
O que é marketing?
Antes de irmos diretamente para as 10 dicas sobre marketing imobiliário nas redes sociais, é importante ficar claro este conceito. Afinal, você sabe o que é marketing? Atualmente, o termo “marketing digital” tem surgido com força na internet. Entretanto, é preciso dar alguns passos atrás e entender o que de fato é esta área.
O marketing nada mais é do que uma ferramenta poderosa para gerar mais vendas e conquistar mais espaço no seu marcado de atuação. No caso das imobiliárias, o marketing deve ser efetivo em uma série de questões. Seja para alugar um apartamento ou vender um sítio, você precisará comunicar e criar ações voltadas a conversão. Afinal, o que de fato importa para uma empresa, é vender. Sem vendas, não há processo.
Para esclarecer de forma mais objetiva este conceito, podemos separar o marketing em 4 grandes divisões: Produto, preço, praça, promoção. Sim, o marketing está envolvido em todas estas etapas. Por isso é tão importante entende-lo de forma ampla. Afinal, muita gente ainda confunde marketing com a “criação de artes” ou a “promoção” de algum produto. O que é um equívoco. Continue lendo.
Preço
O preço é basicamente o alicerce entre a qualidade e o benefício do produto. Definir o preço é uma estratégia que deve ser baseada no seu público alvo e nos imóveis que você tiver em carteira. Este é um critério importante, porém, não é o fator mais decisivo para a decisão de compra.
Praça
A praça é o local em que seu produto será distribuído. No caso de um imóvel, o local que ele se encontra é um ponto fundamental para definir quem poderá ou não comprá-lo. Você poderá traçar perfis estratégicos com base nesta informação e, posteriormente, dar continuidade ao seu marketing.
Produto
Este é o fator mais decisivo: o produto. Peça chave para qualquer imobiliária, é ter produtos de qualidade e que façam sentido para o consumidor. Ou seja, o imóvel precisa ser muito mais do que simplesmente bonito. Precisa ser funcional e útil. Afinal, o critério base de um produto é sempre resolver um problema de alguém. Que problema o seu imóvel poderá resolver para o seu cliente?
Promoção
Esta é fase em que o marketing muitas vezes é resumido de forma errada. A promoção é uma das últimas etapas do desenvolvimento de um bom marketing. Geralmente nesta fase, a imobiliária poderá contar com a ajuda de uma agência de publicidade. Afinal, é aqui que as ações mais fortes serão construídas, com base em todas as outras etapas.
Por que o marketing é importante para sua imobiliária?
O marketing não é somente importante para sua imobiliária, como é importante também para o cliente. Afinal, como ele chegará até você? Através de uma série de ações que podem ser iniciadas a partir de um plano de marketing bem construído. Neste caso, você precisará desenvolver estratégias que façam sentido para você e para o seu público, focando em vender.
Entretanto, antes mesmo de vender de forma direta, você precisa entender os problemas do seu prospecto e localizar o momento exato de oferecer algo. É desta forma que você poderá tirar proveito de uma das melhores ferramentas corporativas: o marketing.
Quando você deixa de investir no marketing da sua imobiliária, você está dizendo para o seu concorrente que você está desistindo do jogo. E isto é extremamente negativo, pois uma série de oportunidades serão deixadas para trás. Assim sendo, coloque o marketing como um dos pilares da estrutura da sua imobiliária. Afinal, fazendo do forma certa, os resultados serão colhidos com o tempo.
A vertente do marketing digital
O que explicamos até aqui, é a base fundamental para um bom marketing de forma geral. Entretanto, com o desenvolvimento da internet, o marketing digital é mais um braço que pode ser usado a seu favor. É bom entender que no digital, muita coisa mantêm-se igual. Afinal, o conceito é o mesmo e é com pessoas que você vai conversar. Entretanto, existem formas peculiares de elaborar um bom plano online.
Assim sendo, acompanhe as nossas dicas para começar a planejar o marketing imobiliário nas redes sociais de uma forma clara, objetiva e com propósito. Continue lendo.
1. Criação de conteúdo relevante e criativo
O marketing digital é fantástico quando feito da forma certa. E um dos princípios de trabalhar nas redes sociais de forma efetiva, é criar conteúdo que seja relevante e criativo para quem está recebendo. Afinal, precisamos partir do princípio que a rede social foi criada justamente para socializar. E não para prestar atenção em marcas. Por isso, a única forma de se diferenciar na linha do tempo das pessoas, é gerando valor para elas.
E isto pode ser feito de diversas formas. Afinal, cada rede social é única e possui uma forma de trabalhar. Algumas você pode publicar links com artigos do seu blog, outras você deve publicar somente fotos bonitas, etc. Tudo dependerá de onde estiver o seu público. Por isso, separamos um rápido passo a passo do que fazer nas duas principais redes sociais. Acompanhe.
O Facebook é uma rede extremamente efetiva. Nela, você poderá criar a página da sua imobiliária e transformá-la em um portal de conteúdo de valor. Você poderá desenvolver postagens em forma de foto e artes. Sempre acompanhadas de uma legenda que faça sentido e que não cause desconforto nas pessoas. Lembre-se que esta é uma rede social, não um comercial de TV.
Outra possibilidade, é criar vídeos. Tudo que você precisa fazer, é encontrar um formato que atenda as expectativas da sua audiência e pensar em uma linha de conteúdo que agregue valor no formato audiovisual. Tome cuidado para não deixar o vídeo institucional demais. Ou seja, foque menos na sua imobiliária e mais no seu público. Gere empatia.
O Instagram é uma rede visual. Ou seja, aqui você vai poder publicar fotos e fazer com que as pessoas apaixonem-se pela sua imobiliária desta forma. Não é recomendado o uso de textos e artes nesta rede, pois as pessoas não estão lá para ver isto. Estão para ver fotos, pois esta é a base da ferramenta. E, a partir do momento que elas receberem um conteúdo irrelevante, seu engajamento cairá e não fará sentido continuar nesta linha editorial.
Aposte em fotos de situações e cenas humanas, que possa gerar empatia e fazer as pessoas sentirem-se bem. Você pode criar fotos exclusivas dos seus imóveis e vendê-los de forma pacífica, vendendo sonhos.
Há também os stories, que você pode usar de forma criativa para promover conteúdo de qualidade e que engaje sua audiência. Evite postar somente artes frias e que queiram vender algo a todo instante. Se possível, converse com seu público. Grave você falando, dando dicas e curiosidades. Pessoas se conectam com pessoas.
2. Gerar valor é fundamental
O marketing imobiliário nas redes sociais só faz sentido se você gerar valor para o seu prospecto e para sua audiência. Antes mesmo de pedir algo para eles (vender), dê algo de graça. E isto resume-se em conteúdo que ajude-os de alguma forma. Use as dicas anteriores do que fazer em cada rede social para criar mensagens criativas e que engajem a audiência.
Você poderá, por exemplo, fazer postagens com os melhores bairros de uma determinada cidade. Ou então, mostrar os pontos positivos de morar em um condomínio fechado. Enfim, as ideias são inúmeras. Estes são apenas exemplos que podem ser usados. A ideia é sempre conseguir conectar o conteúdo ao seu produto. Mas lembre-se de ser sutil.
3. Campanhas de anúncios podem ajudar
Estar nas redes sociais proporciona uma série de vantagens para sua imobiliária. É um canal extremamente efetivo quando trabalhado da forma certa. E algo que pode ser usado para potencializar ainda mais o seu marketing neste sentido, são as campanhas de anúncios.
Tanto no Instagram como no Facebook, você poderá fazer anúncios para engajar um público ainda mais compatível com seus imóveis. Afinal, você poderá direcionar as postagens para quem quiser, criando um público exclusivo. Por exemplo, você poderá entregar anúncios para determinadas faixas-etárias, grau de formação, localização, etc. O que é ótimo para segmentar potenciais clientes.
4. Cative sua audiência e deixe o tempo agir a seu favor
Nada é da noite para o dia. Principalmente no ambiente online. Por isso, você precisa cativar a sua audiência de forma criativa. E uma das formas de fazer isso, é com as nossas dicas anteriores. Crie conteúdo relevante, inteligente e que gere valor. Assim, aos poucos, você se tornará especialista no assunto para o seu público. E a consequência disso, é eles acreditarem em você e darem credibilidade ao seus futuros produtos.
O tempo é o seu maior amigo quando a base for construída de forma sólida. Por isso, no começo foque em conteúdo e em ajudar. Depois, você poderá aplicar outras estratégias que vamos ensinar a seguir.
5. Não foque sua atenção nos números
Número de likes ou compartilhamentos não pagam as contas. Por isso, não foque nestas informações. Muitas vezes elas servem apenas para nortear o seu planejamento para o lado errado. Afinal, é muito mais válido ter uma publicação que alcance dez pessoas extremamente segmentadas ao seu produto e, destas dez, uma fechar negócio, do que alcançar cem mil pessoas e nenhuma sequer demonstrar interesse.
Por isso, o importante é gerar engajamento que faça sentido para sua imobiliária. Foque no público alvo certo e deixe as demais pessoas de lado. Afinal, quantidade nunca é qualidade.
6. Use os canais sociais para manter um diálogo com seu público
Conversa é sempre a melhor forma de usar as redes sociais. Sempre que fizer uma postagem, utilize chamadas para ação para conversar com seu público. Fazer perguntas nas postagens é uma ótima forma de criar interação e gerar mais engajamento. Explore esta alternativa de forma moderada para não confundir o usuário. Ou seja, não exagere. Uma pergunta por postagem é mais que o suficiente. Caso contrário, as chances de ninguém interagir são maiores.
7. Não venda seu peixe de forma forçada
Busque sempre inserir seu produto no seu conteúdo de forma sutil. Como falamos anteriormente, crie estratégias que privilegiem o conteúdo de forma voltada a sua imobiliária. Assim você cativará o público certo e, com o tempo, desenvolverá uma linguagem que eles entendem.
8. Crie uma persona e seja humano
A criação de uma persona é fundamental nas redes sociais. Como dito antes, este é um local de pessoas. E as marcas precisam entender isso. Desta forma, busque tornar a comunicação da sua marca o mais humana possível. Se for viável para o seu público, use gírias ou termos da localidade. Isto ajuda a criar empatia.
9. Regularidade nas postagens é fundamental
A TV possui grande audiência pela sua grade de programação estratégia. Ou seja, programas a todo momento e todos os dias. E você precisará fazer isto também nas suas redes sociais. Crie uma regularidade que ajude a manter sua marca sempre na linha do tempo das pessoas. Entretanto, moderação também é necessário. Caso contrário, a regularidade pode se tornar facilmente invasiva, virando spam e afastando os prospectos.
10. Capte prospectos de forma inteligente
Sempre que você gerar conteúdo de forma criativa e relevante, as chances de surgirem prospectos para seu negócio são enormes. Por isso, busque alternativas de captar o contato de pessoas interessadas no seu conteúdo para, futuramente, se converterem em clientes.
O uso de uma plataforma de CRM imobiliário, por exemplo, pode ser de grande valia. Visto que você concentrará as ações de comunicação pós-redes sociais em um local ideal. Afinal, você precisa aproveitar seu marketing imobiliário nas redes sociais da melhor forma possível.