Superar qualquer crise imobiliária: como você pode fazer isso com criatividade? Este é um assunto muito discutido por profissionais do mercado. Afinal, sabemos que uma crise sempre vai chegar. Cedo ou tarde, em algum momento o mercado não vai estar muito bem. E, em outros, estará ótimo. Faz parte!
Mas, como conseguir sobreviver a estas situações? Muitas vezes precisamos usar a criatividade para isso. O que é extremamente benéfico, pois a rotina muitas vezes nos afasta das ideias e isto não deveria acontecer. Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto.
Superar qualquer crise imobiliária
Para superar qualquer crise imobiliária, antes de mais nada, precisamos ter em mente uma situação: ela vai acontecer. Não há estabilidade em mercado nenhum no mundo! Por mais que isto soe assustador, é importante entender que isto também é motivo para comemorar. Ou seja, quem consegue aproveitar a crise para ter ideias, inovar e empreender ainda mais, certamente sai na frente da concorrência.
Mas, como fazer isso? Não existe receita. Mas existem algumas ideias que você pode colocar em prática. Por isso, acompanhe o texto de hoje para entender como se preparar para estes momentos mais complicados e que você terá de atravessar. Quanto antes você conseguir se preparar e entender este ciclo mercadológico, mais benéfica uma crise pode ser (por mais estranho que possa parecer!). Acompanhe.
A criatividade é fundamental para tudo
No início deste texto, falamos da criatividade para superar uma crise. E o principal: superar qualquer crise imobiliária. Sim, a criatividade está em tudo. Ela muitas vezes é enxergada como pejorativa, visto que no ramo corporativo, métodos, técnicas e burocracias são vistas como importantes para manter um sistema funcionando. No entanto, na grande maioria das vezes, esquece-se de algo muito importante: a criatividade!
Sim, esquecemos que a criatividade foi responsável por uma série de avanços na sociedade. Seja de um programador que pensou em criar uma rede social (Facebook), ou de alguém que pensou uma esfera ajudaria na locomoção de veículos (a roda!). A criatividade é fundamental e ela deve ser explorada ao máximo em situações como em uma crise. No entanto, é importante darmos um passo atrás para que aflore ainda mais este método de resolução de problemas.
Imagine que o mercado está ótimo. Tudo fluindo. Casas vendendo. Apartamentos se valorizando. Agora, pense que daqui alguns anos, uma crise vai ocorrer. Não seria muito mais interessante se você já contasse com este problema e usasse a criatividade para se preparar para isso? Como você ainda não está enfrentando um problema de fato, você tem mais tempo para pensar, inovar, desenvolver seu negócio, expandir e crescer.
Entretanto, é importante entendermos também que a criatividade também pode aflorar em momentos de aperto. Ou seja, quanto há um problema, sinapses no cérebro podem ajudar você a resolver por uma única razão: você precisa resolver! E este é um motivador importante. Porém, precisamos tomar cuidado com ele para que ele não seja o real causador de dores de cabeça. Para isso, veja 7 ideias simples para aplicar antes, durante e depois de uma crise.
1- Crie um plano de marketing inteligente
Uma empresa com um plano de negócios que seja profissional e bem desenvolvido, precisa contar com um plano de marketing inteligente. Se você ainda não tem o seu, faça o mais rápido possível. Há quem ainda pense que marketing é apenas criar uma conta em uma rede social, fazer artes e postar. Ou então, desenvolver um flyer e pagar alguém para distribuí-lo na rua. Não, marketing não é isso! E definitivamente está muito longe disso. Estas são pequenas ações que devem ser motivadas por um plano de marketing.
Para superar qualquer crise imobiliária, você precisa ter um plano. Precisa saber o que fazer. De que ponto sair e até que ponto ir. E um plano de marketing inteligente pode ajudar a elucidar este caminho tão incerto. Para isso, busque concentrar toda a sua imobiliária e definir um objetivo amplo: onde a empresa deve estar daqui há alguns anos? E a partir deste norte, você poderá desenvolver um plano que contemple este objetivo.
Em um bom plano de marketing, você precisa ter uma verba definida que seja investida todos os anos. Esta verba deve ser destinada para campanhas publicitárias, de varejo, de branding, presença em mídias digitais, eventos, conversas com o público alvo, enfim. E para fazer isso, muitas ações são necessárias.
E o principal: isto precisa ser feito antes de qualquer problema fora do seu alcance, e não somente na hora do aperto! Pois acredite, muita gente ainda acha que desenvolver um folheto quando nada está indo bem, vai resolver o problema. Às vezes vai pois este era o problema. Mas acredite, na maioria das vezes o problema é muito complexo.
2- Utilize a análise SWOT para se realocar
Você já ouviu falar da análise SWOT? Basicamente, ela pode ser inserida dentro de uma construção de um bom plano de marketing. Esta técnica vai te ajudar a entender as suas forças, fraquezas e comparar com as análises e oportunidades do mercado. Ou seja, uma visão micro e macro do que está acontecendo ao seu redor. Funciona da seguinte forma, acompanhe.
Para que uma análise SWOT possa ser aproveitada para superar qualquer crise imobiliária, é importante que haja sinceridade em todos os tópicos. Pois acredite: pode haver muita auto-sabotagem neste processo, uma vez que precisaremos descrever nossas principais fraquezas e qualidades! E isto é muito importante que seja feita da forma racional, pois o mercado não entenderá como você. Então, papel e caneta na mão e comece a listar o seguinte:
De dentro pra fora, quais são suas principais fraquezas? E quais são suas principais forças? Estas situações estão somente relacionadas a sua empresa. Ou seja, o que acontece que está 100% no seu controle! Não há como dar exemplos, pois cada situação é única. O que pode ser uma força para alguém, pode não ser para outro. E o que pode ser uma fraqueza, também pode não ser para outra corporação. Por isso, muita calma e paciência para entender o que é bom e o que precisa melhorar!
Agora, de fora para dentro, quais são as principais ameaças do mercado? E quais são as principais oportunidades? Neste caso, você terá de fazer uma análise em contexto macro. Ou seja, voltada para o mercado e o que ele está fazendo no momento. Estas situações não estão ligadas a você ou sua empresa. Ou seja, você precisará levar em consideração que não há controle sobre estes aspectos. Logo, precisa ser feito de forma coerente e racional. Esta é uma ótima forma de encontrar oportunidades em meio e a uma crise e usar a criatividade para colocar em prática!
3- Explore os pontos fracos do seu concorrente
Se você tiver feito o dever de casa e tiver um bom plano de negócios com uma pesquisa de mercado atualizada, saberá que os pontos fracos da concorrência podem ser explorados. Em uma crise, qualquer fatia é importante e deve ser considerada. Visto que não há liquidez que façam as coisas melhorarem, você precisa usar a criatividade para inovar e até mesmo criar novos produtos. Por isso, vale acompanhar o que a sua concorrência está fazendo, uma vez que eles possuem um público-alvo semelhante ao seu.
Desta forma, você poderá usar os pontos fracos que encontrar no “vizinho” e melhorar ou oferecer um produto melhor na sua empresa. É claro que esta técnica é clichê, pois sempre precisaremos ter um diferencial e buscar ser o melhor no que fazemos. No entanto, em uma crise é ainda mais importante. Observe que os clientes não estão comprando nem colocando dinheiro no mercado. Porém, eles continuam lá esperando que alguém resolva algum problema deles. Mas, que problema é este? Busque descobrir e aperfeiçoar, conforme vamos ver no tópico 6.
4- Explore os seus pontos fortes
É claro que explorar os pontos fracos da concorrência para oferecer um produto melhor é importante. Mas, é também importante olhar para dentro da casinha. No que você é bom? Ou, no que sua empresa é boa? O que ela já faz de melhor do que a grande maioria das empresas? Ou, o que ela faz de diferente que pode ajudar as pessoas em um mercado em crise? Use estas situações para que a sua imobiliária possa crescer o mínimo que for em um crise.
Isto não é nada criativo, mas também, não é nada colocado em prática. A primeira coisa que precisamos saber quando começamos um novo negócio, obviamente, é usar nossas diferenças para crescer. Em uma crise, mais ainda. Use a criatividade para explorar aquilo em que você já é bom, pautado no que o mercado está necessitando neste momento. Estude a crise, veja as motivações dela e entenda esta retenção de capital. Certamente você terá bons insights para seguir em frente.
5- Converse com seu público de forma menos invasiva
Uma crise é provocada por algum fenômeno que faz as pessoas ficarem com menos dinheiro. Logo, com menos vontade de gastar. E se você utilizar técnicas invasivas para vender e empurrar produtos que as pessoas não querem comprar, além de não vender, você cultivará inimigos ou, pelo menos, afastará potenciais clientes. Por isso, nunca hesite em utilizar técnicas que conversem com o seu público antes mesmo de querer vender alguma coisa.
Um princípio importante de marketing é, antes de vender, peça permissão. Ou seja, pedir permissão para conversar com o seu público é uma das técnicas mais criativas para superar qualquer crise imobiliária. Desta forma, você não dará a entender que quer simplesmente vender um produto. Pelo contrário, você quer conversar. E entende que o seu potencial cliente possa estar sem dinheiro hoje. Mas num futuro próximo (a crise pode ir embora logo), esta pessoa pode se tornar cliente por esta prospecção menos invasiva. Aposte nisso!
6- Foque em resolver problemas e não em vender produtos
No tópico 3, recomendamos que você explore os pontos fracos de seu concorrente. E mencionamos a técnica de não vender. Mas sim, resolver um problema. É claro que um produto nada mais é do que a resolução de algum problema de alguma pessoa. Por mais que este problema nem exista, o marketing permite criá-lo! E você pode se aproveitar disso para gerar negócios ou, pelo menos, prospectar clientes para um futuro próximo.
Não foque na venda! Foque na resolução do problema. Qual é o problema? Depende! Uma série de problemas podem estar ocorrendo na vida de alguém relacionados a questões imobiliárias. Aluguel alto, moradia insegura, casa pequena, nascimento de um filho e necessidade de um espaço mais amplo, enfim. Há centenas de problemas para resolver, na crise ou fora dela! Use a sua criatividade para buscar estes elementos e vender de uma forma inteligente e que ajude de fato o seu cliente.
7- Explore o máximo que conseguir das tecnologias do mercado
Por fim, explore as tecnologias. Entender como elas podem ajudar a superar qualquer crise imobiliária é muito importante. É claro que elas por si só não vão te ajudar. Você precisa explorar a criatividade e utilizar as ferramentas e facilidades para colocar ideias em prática. Isso sim é importante ser feito! Mas como fazer isso?
Por exemplo, as redes sociais estão aqui para ajudar. Você pode montar campanhas que reforcem a sua marca, que busque resolver o problema de alguém, que ofereça bons produtos, etc. Além disso, poderá usar ferramentas como plataformas de CRM imobiliário para conversar com o seu potencial cliente, conforme o item 5 descrito acima. Gere relacionamentos que em um futuro próximo possam gerar resultados financeiros. Plante para colher no futuro e, usando uma boa plataforma de CRM, você poderá manter um diálogo amigável e colocar muitas pessoas no seu funil de vendas.
O mais importante é não se desesperar. Uma crise vem e vai. Mas é importante sabermos que ela pode existir e estarmos preparados para enfrentá-la. Por isso, busque inovações, implante sistemas flexíveis e não engessados, entenda que o perfil do seu cliente pode mudar e as necessidades também, acompanhe os ciclos e busque sempre estar a frente de seus concorrentes. Conte com os sistemas imobiliários da Ville Imob para ajudar com a superação destes problemas e boa sorte!